Experiências sensíveis : processo de formação e criação de repertório de uma contadora de histórias
Autor
Heloisa Chagas Loschi Tokunaga
Descrição
Considera-se atentar neste relato de experiência aos aspectos formativos que realizei durante de seis anos, os processos de escolha de repertório e como as histórias escolhidas acolhem as experiências do sentir na busca da oralidade fluída.
Apresento inicialmente dois contos literários: “a zeropéia” e “uma ideia toda azul”. Estas histórias partem de autores literários e contemporâneos para trazer o início das minhas escolhas a partir do que já conhecia. A seguir me encaminho para dois contos de tradição oral: “ A velha encantada” que apresenta o meu interesse pelos contos de fadas e outro que apenas escutei de outra narradora,“ Os três gigantes” que nos mostra o lado aventureiro da criança em nós. Durante a realização da Pós trouxe mais um conto de tradição oral: “ As vozes dos Pássaros” para analisar as nuances de nossa realidade contemporânea e a minha voz narradora como também, um conto autoral realizado a partir de aulas que versavam as Histórias de Vida. O conto se chama “ O baile do berro do momo”, um delicioso conto carnavalesco de uma agradável lembrança da minha juventude. Ainda nessa linha de trazer aspectos que traduzem os modos de viver e agir, apresento o conto de tradição oral “ O
coração do Baobá” permeado de sentimentos inerentes do humano e que remete ao meu poder narrativo. E para finalizar essa trajetória de escolhas trago um conto também autoral chamado “A lata de açúcar” que une a linha sutil do imaginário infantil com as realidades e sutilezas do cotidiano das minhas memórias afetivas.
Neste conto final trago na escrita a poética do meu eu narradora para fechar o ciclo de contos a partir de formações que realizei, mas que abro futuramente, outras janelas de criação autoral.