Educação Socioemocional no Ensino Fundamental I Pós Pandemia
Autor
Vanessa Guilhoto Salazar
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Tem sido muito comum escutar dos professores que as crianças não sabem mais interagir, não sabem brincar, não conseguem resolver pequenos conflitos, brigam entre si o tempo todo. Persistem em dizer que determinada criança não socializa com ninguém, que a turma é hostil e quando percebem que uma ação incomoda o outro passam a repetir tal comportamento com frequência. Dizem que as crianças não prestam atenção nas aulas, estão desmotivadas, perdem o foco com muita facilidade, só querem bagunçar, estão agitadas. Diante desses apontamentos faço alguns questionamentos: Por que os alunos estão agindo assim? O que podemos fazer para mudar isso? O que já foi feito e deu certo e o que não deu? O que poderia melhorar com relação ao que já foi feito? Quais estratégias devemos usar?
FRIEDMANN, A. Escuta e observação de crianças: processos inspiradores para educadores. Entrevista Território do Brincar. LINK. 2018.
Estadão
BNCC - MEC
Imaginie Educação
Instituto Vila Educação