CONSTRUINDO NARRATIVAS SOBRE AUTOFORMAR-SE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor
Gisele dos Santos Gomes da Silva
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
O objetivo deste trabalho é construir narrativas a partir de relatos de experiências que estão sendo constituídos na ação coordenadora e que venho descobrindo na pausa, no silêncio e no distanciamento a potência da autoformação e do autogovernar-se do Coordenador Pedagógico. Nesta transição de função venho me provocando com algumas questões: Dormi professora, acordei coordenadora, e agora? Como redirecionar o olhar, a escuta, a fala e encaminhamentos em função da formação de professores? Cartografo esse processo? Como? Quais instrumentos utilizo? E quais pistas me fornecem? É nessa busca de olhares e escuta pensantes que investigarei em meus registros, vivências e memórias.
DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro; organizadoras Sonia Lúcia de Carvalho, Deise Aparecida Luppi. - 2. ed - São Paulo: Cortez, 2008.
PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a abordagem de Reggio Emíllia e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. 1. ed, - São Paulo: Panda Educação, 2018.
PROENÇA, Maria Alice. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal... o possível. 1. ed, - São Paulo: Panda Educação, 2021.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. 7a ed. - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Porto Alegre: AMGH, 2015.