É PRECISO TODA UMA CRIANÇA PARA SE CRIAR UMAALDEIA: PASSAGENS PARA UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL.
Autor
Flavia Altenfelder Santos
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Atirada ao mar, em águas profundas. Escrevo com o que me resta de ar, imersa no aprendizado totalitário que é maternar. Em francês, mãe e mar se pronunciam exatamente da mesma maneira: mér. Não à toa. Descreveria hoje a maternidade como o estado mais bruto de presença que já experienciei. Um mergulho em outra dimensão de ser, até então nunca vivenciada. Estado de natureza, estado de (a)mar, de animal, estado de instinto. Estado que tem me trazido reflexões preciosas, gestadas como as pérolas: respostas aos incômodos e irritações, dentro de uma ostra.
n.d. Global Footprint Network: Home. Accessed Março, 2022. https://www.footprintnetwork.org/.
Abram, David. 2005. The Encyclopedia of Religion and Nature, Taylor and Kaplan. N.p.:Continuum.
Bilibio, Marco A. 2013. “Ecopsicologia e Sustentabilidade.” Universidade de Brasília - Centro de Desenvolvimento Sustentável, (setembro).
Brandão, Luciana. 2021. “Para falar do anterior à ancestralidade e da Origem da Arte.” issuu - exposição arte na maternidade. https://issuu.com/iacizinha/docs/catalogo_pro_issuuu.
Brandão, Luciana. 2021. “Sem acesso à memória, o que nos resta é a ficção.” issu - exposição arte na maternidade. https://issuu.com/iacizinha/docs/catalogo_pro_issuuu.
dos Santos, Antonio B. 2020. Confluências o modo quilombola de vida, e a sociedade do século XXI Antonio Bispo. https://www.youtube.com/watch?time_continue=1126&v=Zc0NUNdnQhE&feature=emb_title.
dos Santos, Antonios B. 2015. Colonização, Quilombos, Modos e Significados. Brasília: INCTI, Unb.
Federicci, Silvia. 2019. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Editora Elefante. http://coletivosycorax.org/wp content/uploads/2019/09/Opontozerodarevolucao_WEB.pdf.
Krenak, Ailton. 2020. O amanhã não está à venda. N.p.: Companhia das Letras.
Maturana, Humberto R. 2004. Amar é brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. Translated by Humberto Mariotti and Lia Diskin. N.p.: Palas Athena.
McMurtry, John. 2012. The Cancer Stage of Capitalism: From Crisis to Cure. N.p.: Pluto.
Munduruku, Daniel. 2018. “Tecendo a Memória.” Itaú Cultural. https://www.itaucultural.org.br/tecendo-a-memoria.
Shiva, Vandana. 2020. “Bill Gates' Global Agenda and How We Can Resist His War on Life.” Independent Science News. https://www.independentsciencenews.org/biotechnology/bill-gates-global-agenda-and-how-we-can-resist-his-war-on-life/.