-
Da Janela da Cozinha Um olhar sobre o brincar pelos caminhos da Arte Natural
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Da Janela da Cozinha Um olhar sobre o brincar pelos caminhos da Arte Natural
Autor
Giovanna Gomes Puerto Carlin
Descrição
O presente trabalho mergulha no ambiente da cozinha como espaço onde transcorrem a arte, os brincares e os afetos, a partir das vivências de investigações
das materialidades derivadas dos alimentos, elaboradas por processos culinários que resultam em viagens fantásticas, pelos caminhos das alquimias, da arte de processo e das linguagens expressivas.
Data
2021
Bibliografia
ADAM, Maya. Food, Love, Family: A Practical Guide to Child Nutrition. San Diego: Cognella Academic Publishing, 2015.
AIRES, Jouberth Gandhy Maranhão Piorski. O brinquedo e a imaginação da terra: Um
estudo das brincadeiras do chão e suas interaçnoes com o elemento fogo. 2013. 138f.
Tese (Mestrado em Ciências das Religiões) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4231/1/arquivototal.pdf
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
BARBIERI, Stela. Interações: Onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.
BARBIERI, Stela. Espaço, tempo e materialidade. Colecionável Lugar de Viver – Livreto 01. São Paulo, 2020.
CABANELLAS, Maria Isabel; ESLAVA, Clara; ESLAVA, Juan José; POLONIO, Raquel. Ritmos infantis: tecidos de uma paisagem interior. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
CALAZANS, Diogo de Lima e. Alquimia, Sonhos e Imaginação: Uma análise sobre a
repercussão das ideias de Jung no campo da História da Ciência. 2012. 85f. Tese (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, São Paulo. Disponível em:
https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/13266/1/Diogo%20de%20Lima%20e%20Calazans.pdf.
CAVALLINI, Ilaria; TEDESCHI, Maddalena. As linguagens da comida: receitas,
experiências, pensamentos. São Paulo: Phorte, 2015.
CINTRA, Raissa; OLIVEIRA, Rayssa. Ateliê no cotidiano: convite, convívio, continuidade. São Paulo: 2020.
DIETZE, Beverlie; KASHIN, Diane. Outdoor and Nature Play in Early Childhood Education. Pearson Canada, 2018.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. The hundred languages of
children: The Reggio Emilia Experience in transformation. Paeger, 2011.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
GANDINI, Lella; HILL, Lynn; CADWELL, Louse; SCHWALL, Charles. O papel do ateliê na
educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. Porto Alegre: Penso, 2019.
GREEN, André. Brincar e Reflexão na obra de Winnicott. São Paulo: Zagodoni, 2013. HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JUNG, C.G. Estudos Alquímicos. Petrópolis: Vozes, 2016. E-book Kindle.
JUNG, C.G. Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes, 2016. E-book Kindle.
LOUV, Richard. A última criança na natureza: Resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza. São Paulo: Aquariana, 2016.
MEIRELLES, Renata. Cozinhando no quintal. São Paulo: Terceiro nome, 2014.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PELO, Ann. Language of Art: Inquiry-Based Studio Practices in Early Childhood
PERIM, Rita Prado. No coração...a cozinha: onde tudo começou. São Paulo: Antroposófica,
2013.
PIORSKI, GANDHY. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
TUBENCHALK, Diana. Arte com bebês. São Paulo: Panda Books, 2020.
VECCHI, Vea. Arte e Criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte Editora, 2017. Convite ao experimento com tintas naturais: Pesquisa das alunas da Pós - Graduação em Artes da Faculdade Rudolf Steiner – 1o Semestre de 2020.