-
CRIANÇA E POESIA: UMA CIRANDA DE MIUDEZAS
- Voltar
Documento
Anexos
Metadados
Título
CRIANÇA E POESIA: UMA CIRANDA DE MIUDEZAS
Autor
Telma Almeida de Oliveira Braga
Descrição
Este trabalho é uma reflexão acerca da leitura poética na infância e do papel do corpo
nesse processo, apoiando-se, principalmente, no conceito de leitura como performance de
Paul Zumthor, em um relato de experiência como mediadora em oficinas de poesia para
crianças e nos depoimentos dos alunos participantes das oficinas, hoje adultos, sobre o
vivido, o sentido e o reverberado em suas vidas. Para melhor entender as miudezas desse
percurso - palavras, vozes, imagens, objetos pelo caminho - trago também muitas
memórias de vida e aportes teóricos-poéticos sobre filosofia, literatura e poesia para
crianças nas vozes e mãos estendidas de Pedro Lyra, María Teresa Andruetto, Georges
Jean, André Gravatá, Adélia Prado, Manoel de Barros, Maria Zambrano, Sophie Oluwole,
Amadou Hampaté Bâ e Renato Noguera, entre tantos outros autores
Assunto
Data
2023
Idioma
Bibliografia
ALEIXO, Ricardo. Convivo muito bem com os cães de rua. Editores Ana Elisa Ribeiro
e Bruno Brum, 2014. (Coleção leve um livro). Disponível em:
https://faziapoesia.com.br/acervo-online-completo-colecao-leve-um-livro-em-pdf19a1618cb8a1. Acesso em: 27 fev. 2023.
ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião. v. 1. Rio de Janeiro: José Olympio,
1983.
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmem
Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BÂ, Amadou Hampaté. A tradição viva. In: História geral da África, I: Metodologia e
pré-história da África / KI-ZERBO, Joseph (editor) 2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000042769_por Acesso em
07/01/2023.
BACHELARD, Gaston. La poétique de l’espace. Version numérique réalisée par Daniel
Boulagnon. Saguenay: 2012. Disponível em
http://classiques.uqac.ca/classiques/bachelard_gaston/poetique_de_espace_3e_edition/poeti
que_de_espace.html . Acesso em 20/02/2023.
BARROS, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. Martha Barros (org.). Rio
de Janeiro: Objetiva, 2015.
______. Livro sobre nada.10ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
______. Gramática expositiva do chão: poesia quase toda. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1990.
BENJAMIM, Walter. O Narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In:
Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras
escolhidas, volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 3ª. Edição. São Paulo: Editora
Brasiliense, 1987.
BILAC, Olavo. Poesias. Rio de Janeiro: H. Garnier, 1902. Disponível em
https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3912. Acesso em 26/02/2023.
BORDINI, M. da G. Poesia e consciência lingüística na infância. In: SMOLKA, A. L. B.
et all. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989,
p. 53-68.
BRAGA, Tadeu. 10 livros para idiotas. Revista Bula, 21/08/2013. Disponível em:
https://www.revistabula.com/803-10-livros-para-idiotas/ . Acesso em 18/01/2023
CÂNDIDO, Antônio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas Publicações
/ FFL/USP, 1996.
82
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito/Joseph Campbell com Bill Moyers; Beth Sue
Flowers (org.). Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athenas, 1990.
CHACAL. É proibido pisar na grama. Belo Horizonte: Editores Ana Elisa Ribeiro e
Bruno Brum, 2014. (Coleção leve um livro). Disponível em:
https://faziapoesia.com.br/acervo-online-completo-colecao-leve-um-livro-em-pdf19a1618cb8a1. Acesso em: 26 fev. 2023.
COSTA, Solange Aparecida de Campos. O tempo do entremeio: a potência criadora da
palavra poética em María Zambrano. Synesis, v. 12, n. 2, 2020. ISSN 1984-6754.
Disponível em: http://seer.ucp.br/seer/index.php/synesis/article/view/2025
CRISTOV, Luiza Helena da Silva. Caminhos, cuidados e perguntas de uma perspectiva
plural para a palavra infância. In Simpósio internacional: formação de educadores em
arte e pedagogia / Universidade Presbiteriana Mackenzie, 15 a 17 de outubro de 2015,
São Paulo: Terracota Editora, 2015.
CUNHA, Leo. Viva voz! Curitiba: Cia Brasileira de Educação e Sistemas de Ensino,
2020.
DIAZ, Patrícia. Mediação para além das primeiras camadas da leitura – Parte 3. In:
Revista Emília, setembro de 2018. Disponível em: https://emilia.org.br/mediacao-paraalem-das-primeiras-camadas-da-leitura-parte-3/ . Acesso em 16/02/2023
FISCHER-LICHTE, Erika. A cultura como performance: Desenvolver um conceito.
Sinais de Cena, Lisboa, n. 4, 2005, p. 73-80.
JEAN, Georges. Los senderos de la imaginación infantil: los cuentos, los poemas, la
realidad. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1990. (1ª ed. em espanhol).
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre, L&PM, 2000.
GEBARA, Ana Elvira Luciano. A poesia na escola: leitura e análise de poesia para
crianças. São Paulo: Cortez, 2002.
GENS, Armando. Literatura e ensino: “quem sabe ler enxerga melhor...”. Pontos de
Interrogação - Revista de Crítica Cultural, v. 6, n. 2, p. 161-178, 2016
GRAVATÁ, André. Inadiável. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GULLAR, Ferreira. Na vertigem do dia. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2004.
LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. 1a
. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995
LEWIS, C. S. Três maneiras de escrever para crianças in As Crônicas de Nárnia. São
Paulo: Wmf Martins Fontes, 2009.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP, 2018.
83
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. In: Felicidade Clandestina. Rio de
Janeiro: Rocco, 1998a.
LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro:
Rocco, 1998b.
LYRA, Pedro. Conceito de poesia. São Paulo: Editora Ática, 1986.
LORDE, Audre. A poesia não é um luxo. Revista Cult. 2019. Disponível em
https://revistacult.uol.com.br/home/audre-lorde-a-poesia-nao-e-um-luxo/
Acesso em 11/02/2023
MEIRELES, Cecília. Cecília Meireles/obra poética. Rio de Janeiro: Editora Nova
Aguilar, 1987.
______. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Summus, 1979.
MURRAY, Roseana. Conversa. Blog da Roseana, 07/10/2015. Disponnível em
http://blogdaroseana.blogspot.com/2015/10/conversa.html . Acesso:16/04/2023.
______. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997.
NAKAGOME, Patrícia Trindade. Mário de Andrade, Eça de Queiroz, J. K. Rowling: qual
a ligação entre esses autores? Opiniães, [S. l.], v.3, n.4-5, p.70-80, 2016. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/opiniaes/article/view/114875 . Acesso em: 18/01/ 2023.
NEVES, María João. Sendas de Encontro: María Zambrano, Ortega y Gasset, Miguel de
Unamuno e Xavier Zubiri. Aurora. Papeles del Seminario María Zambrano, [S. l.], n.
15, 2021. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/aurora/article/view/29618
Acesso em: 07/01/ 2023.
NOGUERA, Renato, & BARRETO, Marcos. Infancialização, ubuntu e teko porã:
elementos gerais para educação e ética afroperspectivistas. Childhood &
Philosophy, Rio de Janeiro, v.14, n.31, p.625-644, set. 2018. Disponível em
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/36200. Acesso em
09/02/2023. DOI https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.36200
OLIVEIRA, João Antônio de. História completa da Cruz da Ana, desde o crime aos
milagres da cruz. Duque de Caxias: edição do autor, 1953.
PAES, José Paulo. Infância e poesia. Folha de São Paulo, 09/08/1998. Disponível em
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs09089806.htm . Acesso em 07/04/2023
PAULA, Naiara; WER, Cláudia. Filosofia Africana: um estudo sobre a conexão entre
ética e estética. Voluntas: Revista Internacional de Filosofia, [S. l.], v. 10, p. 128–138,
2019. DOI:10.5902/2179378639890. Disponível em:
https://periodicos.ufsm.br/voluntas/article/view/39890 Acesso em: 19/12/2022.
PAZ, Octávio. O arco e a lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
PAZ, Octávio. Signos em rotação. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2003.
84
PIAUÍ, Juliana. Literatura e questões raciais na escola. A Taba. Disponível em
https://www.youtube.com/watch?v=WsFsGNeVP5o. Acesso em 03/04/2023.
PIGNATARI, Décio. Comunicação Poética. São Paulo: Cortez & Moura, 1978.
PRADO, Adélia. Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1999.
PRADO, Adélia. Reunião de poesia/Adélia Prado. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.
PROUST, Marcel. No Caminho de Swann. Em Busca do Tempo Perdido, vol. I. 1ª ed.
São Paulo: Ediouro, 1992.
QUINO. Toda Mafalda: da primeira a última tira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos -
CEBRAP, São Paulo, n. 86, mar. 2010. Disponível em
https://www.scielo.br/j/nec/a/4twWJzZKqthNjSyHxVnwtTP/?lang=pt . Acesso em
28/03/2023.
RICARDO, Cassiano. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
ROGÉRIO, Cristiane. O livro para a infância: coletivos e potência para a pesquisa.
Dissertação (Mestrado em Artes) Área de concentração: Arte e Educação. UNESP –
Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2022.
ROSA, Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SECCHIN, Antônio Carlos. Memórias de um leitor de poesia. Faculdade de Letras da
UFRJ, Série Aulas Inaugurais, 2004.
TURNER, Victor. Do ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar. Trad. Michele
Markowitz e Juliana Romeiro. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.
VAZ, Sérgio. Literatura, pão e poesia. Z Cultural – Revista do programa avançado de
cultura contemporânea, ano IV, fev. 2001. Disponível em
http://revistazcultural.pacc.ufrj.br/literatura-pao-e-poesia-de-sergio-vaz-2/ . Acesso em
23/02/2023.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
WASSILIWIZKY, Eugen et al. The emotional power of poetry: neural circuitry,
psychophysiology and compositional principles. Social cognitive and affective
neuroscience vol. 12,8 (2017): 1229-1240. Disponível em
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5597896/#nsx069-B19 Acesso em 23/01/2023
ZAMBRANO, María. A metáfora do coração e outros escritos. Trad. José Bento.
Lisboa: Assirio & Alvim, 2000.
______. Filosofia e poesia. Tradução de Fernando Miranda. Belo Horizonte: Editora
Moinhos. Edição do Kindle, 2021.
85
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução Jerusa Pires Ferreira e
Suely Fenerich. São Paulo: Ubu editora, 2018.
______. Introdução à poesia oral. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.