-
Clubes de Leitura para as Infâncias: desafios e possibilidades
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura

Título
Clubes de Leitura para as Infâncias: desafios e possibilidades
Autor
Elisangela Alves Silva
Descrição
Apresenta o percurso de implantação de um clube de leitura, como um modo de
mediação de leitura literária. O objetivo foi analisar a viabilidade de um clube de leitura
voltado a um grupo de crianças atendidas por um CCA - Centro para Crianças e
Adolescentes, ONG que atua no contraturno escolar, na cidade de São Paulo. Para
isso, foi realizada a pesquisa bibliográfica no intuito de resgatar conceitos e as
diferenças em relação às modalidades de mediação de leitura, além do planejamento,
possibilidades para implantação e modelos de perguntas norteadoras. Também foi
realizada a pesquisa empírica com o acompanhamento de encontros do clube de
Leitura em que se constata que as crianças podem ser críticas e a importância da
“conversa literária” como prática social.
Data
2024
Idioma
Bibliografia
A ERA DA CURADORIA, Mário Sérgio Cortella. Café Filosófico CPFL. Fundação
Padre Anchieta, TV Cultura. São Paulo, 2016. Youtube. Disponível em:
https://youtu.be/9CLXe6nzgq0. Acesso em: 04 jan. 2024.
ABE, Stephanie Kim. Retratos da leitura no Brasil: por que estamos perdendo leitores.
CENPEC, set. 2020. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/retratos-daleitura-no-brasil-por-que-estamos-perdendo-leitores. Acesso em: 14 fev. 2023.
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo:
Companhia das Letras, 2019.
AGUIAR, Vera Teixeira de. O leitor competente à luz da teoria da literatura. Revista
TB, n. 124, p. 23-24, jan./mar. 1996.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo F. Mediação da informação e múltiplas linguagens.
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2009.
Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/119300. Acesso em: 13 fev.
2023.
ANDRUETTO, María Teresa. A leitura, outra revolução. São Paulo: Serviço Social
do Comércio, 2017.
ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma leitura sem adjetivos. São Paulo: Editora Pulo
do Gato, 2012.
ANGELO, Tiago Luciano; BAZAGLIA, Paulo Sergio; SOARES, Cícero. Contos das
mil e uma noites. São Paulo (SP): Paulus, 1997.
AUMENTA em 1 milhão o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e
escrever. Todos pela educação, 2022. Disponível em:
https://todospelaeducacao.org.br/noticias/aumenta-em-1-milhao-o-numero-decriancas-de-6-e-7-anos-que-nao-sabem-ler-e-escrever/. Acesso em: 15 fev. 2022.
BAJOUR, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura.
São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
BAJOUR, Cecília. Cartografia dos encontros: literatura, silêncio e mediação. São
Paulo: Solisnuna, 2023.
BAKER, Ronald E.; ESCARPIT, Robert. Fome de ler. Rio de Janeiro: Editora da
Fundação Getúlio Vargas : Instituto Nacional do Livro, 1975.
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 37ª ed.
Petrópolis: Vozes, 2001.
BORTOLIN, Sueli; SANTOS, Zineide Pereira dos. Clube de leitura na biblioteca
escolar: manual de instruções. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 147–
172, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p147. Disponível em:
80
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21012. Acesso em: 13 fev.
2023.
BRECHT, Bertolt; CRUZ, Nelson. Se os tubarões fossem homens. Curitiba (PR):
Olho de Vidro, 2018.
BRITO, Regina Garcia. Clubes de leitura, literatura e biblioteca: perspectivas da
mediação cultural na era da informação. 2022. Dissertação (Mestrado em Cultura e
Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2022. doi:10.11606/D.27.2022.tde-09112022-151307. Acesso em: 04 jan.
2023.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários Escritos.
São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 169-191 e p. 235-263.
CARDOSO, Elisabeth. Apresentação. In: NIKOLAJEVA, Maria. Poder, voz e
subjetividade na literatura infantil. São Paulo: Perspectiva, 2023. p. 4 – 14.
CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Porto Alegre: L&PM, 1998.
CARVALHO, A. M. Elaboração de projetos de leitura para bibliotecas comunitárias. In:
CAVALCANTE, L E.; ARARIPE, F. M. A. (Orgs). Biblioteca e Comunidade: entre
vozes e saberes. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2014.
COELHO, Isabel Lopes. A representação da infância na literatura infantojuvenil
europeia a partir da segunda metade do século XIX: estudos sobre os romances
Sans famille, As aventuras de Pinóquio e Peter e Wendy. 2018. Tese (Doutorado em
Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.8.2019.tde22032019-101536. Acesso em: 15 dez. 2023. .
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira.
São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo:
Moderna, 2002.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São
Paulo: Iluminuras, 2012.
CORTELLA, Mário Sérgio; COEN, Monja. Nem anjos nem demônios: a humana
escolha entre virtudes e vícios. Campinas: Papirus 7 Mares, 2020.
CASTRILLON, Silvia. Qual é o lugar da leitura e da biblioteca na sociedade atual?
Revista Emília, 2012. https://emilia.org.br/qual-e-o-lugar-da-leitura-e-da-biblioteca-nasociedade-atual/. Acesso em: 20 jul. 2023.
CCA - Centro para Crianças e Adolescentes. Prefeitura da Cidade de São Paulo,
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, 2023. Disponível em:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/protecao_social_
basica/. Acesso em: 22 dez. 2023.
81
CHAMBERS, Aidan. Diga-me: as crianças, a leitura e a conversa. São Paulo: Cortez
editora, 2023.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003.
COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto,
2014.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de
Janeiro: Lexicon Editora Digital, 2007.
DAVIS, Angela. Uma autobiografia. São Paulo: Boitempo, 2019.
DURAND, Janine; GERBOVIC, Luciana. A mediação: do que falamos quando
falamos de mediação/o papel da(o) mediadora(o)/estratégias. SISEB SP, 2022.
Disponível em: https://youtu.be/IBsSJUNXt44. Acesso em: 17 jun. 2022.
DURAND, Janine; GERBOVIC, Luciana. Clubes de leitura. SISEB SP, 2022.
Disponível em: https://youtu.be/-G-ygrPxVb8. Acesso em: 17 jun. 2022.
DURAND, Janine; GERBOVIC, Luciana. Literatura como direito humano
fundamental. SISEB SP, 2022. Disponível em: https://youtu.be/ 08nx6Bb7S14.
Acesso em: 17 jun. 2022.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da
língua portuguesa. 3 Curitiba: Editora Positivo, 2004.
FONSECA, Mariana. Clube de livros infantis recebe aporte de R$ 3 mi da Movile.
Exame, 2016. Disponível em: https://exame.com/pme/clube-de-livros-infantis-recebeaporte-de-r-3-mi-da-movile/ Acesso em: 17 mar. 2024.
FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São
Paulo: Cortez, 1989. p. 11-12.
FREITAS, Tino; MORAES, Odilon. Os invisíveis. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 2021.
FURNARI, Eva. Drufs. São Paulo: Richmond Educação, 2018.
GIBRAN, KHALIL. O profeta. São Paulo: Editorial Planeta, 2019, p. 43.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: EDUSP, 2005.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo (SP): Elefante,
2020.
HISTÓRIAS PARA JOVENS DE TODAS AS IDADES. Rio de Janeiro (RJ): Nova
Fronteira, 2014.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 6. ed. 19 nov. 2024.
Disponível em: https://prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPLcompactado.pdf.
82
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. 11 set. 2020.
Disponível em: https://prolivro.org.br/wpcontent/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPLcompactado.pdf.
KINNEY, Jeff. Diário de um banana: dias de cão. Cotia: Vergara & Riba, 2011. (Diário
de um banana).
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação,
Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, jul./dez, p. 4-27, 2011.
LEIA mulheres: Clubes de leitura feminista em SP. Guia Maria Firmina, 01 nov. 2018.
Disponível em: https://medium.com/guiamariafirmina/leia-mulheres-clubes-de-leiturafeminista-em-sp-8135207a19b8. Acesso em: : 30 dez. 2023.
LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto
Alegre: Artmed, 2002.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro (RJ): Rocco, 2020.
LÓPEZ, Maria Emília. Mediação e formação de leitores. In: Mediação: cultura, leitura e
território. São Paulo: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São
Paulo, Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, SP Leituras, 2019. Notas de
biblioteca, v. 12, p. 47-62.
MARIA BETHÂNIA. Yá Yá Massemba. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2003. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=sfGMCm-ZPfQ. Acesso em: 01 jul. 2023.
MARTINS, Ana Amélia Lage. Mediação: reflexões no campo da Ciência da
Informação. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade
Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em:
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID88MHR9/1/dissertacao_ana_amelia.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.
MARTINS, Ana Amélia Lages; FARIAS, Fabíola R. Mediação dialética da leitura:
formação de leitores e a construção do conhecimento mediato. Liinc em Revista, [S.
l.], v. 19, n. 1, p. e6311, 2023. DOI: 10.18617/liinc.v19i1.6311. Disponível em:
https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6311. Acesso em: 14 fev. 2024.
MARTINS, Osvaldo Costa; SACOLEIRA, Lucia. Antonio Peregrino. São Paulo:
Solisluna, 2021.
MAYER, Bel Santos. Parelheiros, idas e vi(n)das: ler, viajar e mover-se com uma
biblioteca comunitária. São Paulo: Instituto Emília; Solisluna editor, 2022.
MELO, Tarso de. Lavoura. In: O nervo do poema: antologia para Orides Fontela. Belo
Horizonte: Relicário, 2018. Disponível em: https://www.relicarioedicoes.com/wpcontent/uploads/2019/10/MIOLO_O-nervo-do-poema_primeiras-p%C3%A1ginas.pdf.
Acesso em: 28 de fev. 2023.
83
MOREIRA, Renata de Oliveira. Sobre os fios das narrativas que entrelaçam
encontros: a personagem Sherazade como inspiração para a mediação de leitura.
TCC (Especialização). Curso O livro para a infância: processos contemporâneos de
criação, circulação e mediação. FACONNECT e Casa Tombada, Bragança Paulista
(SP) 2023. Disponível em: https://biblioteca.acasatombada.com.br/items/show/1902.
Acesso em: 1 dez. 2023.
MUNDURUKU, Daniel. Contos indígenas brasileiros. São Paulo (SP): Global, 2004
MUNIZ, Dinéa Maria Sobral; OLIVEIRA, Jeovana Alves de Lima. Mediadores sociais
de leitura: pontes para experiência literária. PontodeAcesso, Salvador, v.8, n.2, p. 43-
60, ago. 2014. Disponível em:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11956/8600. Acesso em: 25
ago. 2022.
MURADZIKWA, Sekuru Compoud; LUBAMBO, Bruna. Contos de cabra e bodes. São
Paulo: Jandaíra, 2021.
NIKOLAJEVA, Maria. Poder, voz e subjetividade na literatura infantil. São Paulo:
Perspectiva, 2023.
PASCHOAL, Sônia Barreto de Novaes. Mediação cultural dialógica com crianças e
adolescentes: oficinas de leitura e singularização. 2009. Dissertação (Mestrado) –
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-28102010-103831/. Acesso
em: 14 fev. 2024.
PATTE, Genèvieve. Deixem que leiam. Rio de Janeiro (RJ): Rocco, 2012.
PASSOS, Úrsula. Com raízes no século 18, clubes de leitura atraem cada vez mais
adeptos. Folha de São Paulo, 13 ago. 2017. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/08/1908987-clubes-de-leitura-atraemcada-vez-mais-os-que-querem-manter-o-habito-de-ler.shtml. Acesso em: 20 jun.
2018.
PERROTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. A mediação cultural como categoria autônoma.
Informação Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 01 – 22, maio./ago. 2014. Disponível
em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992. Acesso em:
25 ago. 2022.
PETIT, Michele. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34,
2021.
PETIT, Michele. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34,
2013.
PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34,
2009.
PIERUCCINI, Ivete. Estação memória: lembrar como projeto - contribuição ao estudo
da mediação cultural. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São
Paulo, 1999. Acesso em: 15 fev. 2023.
84
PRÁTICAS de leitura: mediação de temas fraturantes na literatura. Companhia na
Educação, 03 de maio 2023. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=uR0UK6EjSPw. Acesso em: 03 mai. 2023.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. A beleza não cabe em você. [Entrevista
concedida a] Museu da Pessoa. São Paulo, 7 de mai. de 2009. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=1-z-8O31_qc. Acesso em: 21 abr. 2023.
QUINO, J. L. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
REYES, Y. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. São Paulo:
Global. 2010.
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.;
BREGUNCI, M. G. Castro (Org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e
escrita para educadores. Trad. E. G. Almeida. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de
Educação, 2014, [n. p.], online. Disponível em:
https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura. Acesso
em: 29 out. 2022.
REYES, Yolanda. Triângulo amoroso na primeira infância. Emília, set. 2012.
Entrevista concedida a Gabriela Romeu. Disponível em:
https://revistaemilia.com.br/yolanda-reyes/. Acesso em: 7 ago. 2020.
RUBINSTEIN, Andi; MONTEIRO, Madalena; EBERT, Andréa. O filho do caçador e
outras histórias-dilema da África. São Paulo (SP): Panda Books, 2014.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SCHMITZ-BOCCIA, Andréa. Clubes de leitura: a construção de sentidos em situações
de leitura colaborativa. Veras. v. 2., n. 1, 2012.
SERÁ que alertas de gatilho em livros fazem a diferença? Blog da letramento, Set.
2022. Disponível em: https://www.blogdaletramento.com.br/2022/09/sera-que-alertasde-gatilho-em-livros.html?m=0. Acesso em: 15 dez. 2023.
SILVA, Cidinha da; MARINHO, Josias. O mar de Manu. São Paulo (SP): Yellowfante,
2022.
SILVA, Elisangela Alves. Para todas as estações da vida: uma proposta de formação
de redes intergeracionais. 2010. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) -
Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
doi:10.11606/D.27.2010.tde-17112010-144824. Acesso em: 15 dez. 2023.
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO (org.). Ensino a
distância (EaD) SisEB - Mediação de Clubes de Leitura. In: Agenda: maio 2021. São
Paulo, 2021. Disponível em: https://siseb.sp.gov.br/noticia/pre-inscricoes-abertas-paramodulo-de-curso-sobre-clubes-de-leitura Acesso em: 10 nov. 2023.
VIDAL, Diana G. Experiências do passado, discussões do presente: a biblioteca
escolar infantil do instituto de educação caetano de campos (1936-
1966). Perspectivas em Ciência da Informação, v. 19, n., 2014.
85
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
YUNES, Eliana. Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Loyola, 2002.