A experiência que o livro pode promover no ensino básico – a perspectiva de aproximação dos estudos literários e do objeto livro através da experimentação
A experiência que o livro pode promover no ensino básico – a perspectiva de aproximação dos estudos literários e do objeto livro através da experimentação
Autor
Líllian Costa Araujo Kiefer
Descrição
Esse estudo se fez necessário para entender o lugar do livro e
suas formas para a educação básica, visto que em muitos aspectos
os professores se prendem a objeções da Base Nacional Comum
Curricular para avançarem por meio da experiência em seu
planejamento de ensino-aprendizagem com alunos adolescentes
que viveram o processo doloroso da pandemia.
Ele relata a experiência vivida nesse processo de retomada às
aulas presenciais e como essa aproximação do concreto, teórico e
prática podem recuperar a autoestima, o interesse e motivação em
aprender literatura e gostar de livros e leituras.
PROENÇA, Maria Alice. Prática docente – abordagem de Reggio Emilia e o trabalho
com projetos, portfólios e redes formativas, Panda Educação, 2018.
PAIVA, Ana Paula Mathias. Professor Criador, Autêntica, 2015.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura, Editora 34, 2010.
PETIT, Michèle. A arte de ler, Editora 34, 2017.
DOCUMENTO DA BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
32 www.inteligênciadevida.com.br/pt/conteudo/pensadores-que-inspiram www.editorarealize.com.br – VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU)
(VERIFICAR A BIBLIOGRAFIA DE VYGOSTSKI)