Vidas em livro – Memórias e Autobios

Sobre o curso

Curso prático e teórico sobre a Memória enquanto gênero literário baseado na sensibilidade das lembranças e a transformação desse material bruto numa narrativa fluente e poética. Com leitura e discussão em sala de grandes obras memorialísticas que servirão como inspiração e estímulo para que os alunos tirem da gaveta o sonho de fazer seu livro. O programa ainda inclui definição, teoria e prática, mais leitura em sala do gênero Autobiografia.

Curso com 8 encontros quinzenais, para que os alunos, depois de bastante estimulados, tenham tempo de fazer os exercícios propostos de forma proveitosa.

Clarice Lispector afirmava que toda vida rende um livro, depende apenas de como ela é contada. A arte não está na história, e sim no texto. Histórias incríveis de vida podem render livros medíocres, e muitas vezes fiozinhos de história são a base de livros inesquecíveis. Por isso é necessário que o autor amplie seu repertório de leituras, tome contato e domine as ferramentas e técnicas literárias.

Pré-requisito: ter lido pelo menos uma boa obra nesses dois gêneros para ter condições de colaborar com as aulas e participar ativamente das discussões.

Bibliografia sugerida: Bibliografia sugerida: “Minha razão de viver”, de Samuel Wainer; “Paixão Pagu, a autobiografia precoce” (2005), organização de Geraldo Galvão Ferraz; “Confesso que vivi”, de Pablo Neruda; “A disciplina do amor”, de Lygia Fagundes Telles; “Frágil recompensa”, de Marcílio Godoi; “Na minha pele”, de Lázaro Ramos; “Eu sou Malala”, de Malala Yousafzai e Christina Lamb; “Anarquistas graças a Deus”, de Zelia Gattai.

Programa: Diferenças e semelhanças entre biografia, autobiografia e livro de memórias/ Dicas de texto (limpeza, concisão, objetividade)/ Análise e comparação do texto jornalístico, do texto do historiador e da prosa poética)/ Estilo, fluência e sujeito narrativo/ Como conceber, criar um livro e apresentar a obra para uma editora (projeto editorial) e/ou concurso literário.

Dinâmica: Dicas, exercícios de texto em classe, com leitura e avaliação em grupo, mais indicação de trabalhos e leituras para fazer em casa.

Material: Caneta, lápis, caderno, laptop, tablete

Quem é a professora?

Nanete Neves é paulistana, jornalista e escritora, com duas pós-graduações em escrita literária. Depois de uma longa carreira no jornalismo, tendo atuado em grandes veículos como Veja em São Paulo, Folha da Tarde e inúmeras revistas, desde 2004 vive de escrever, editar e ministrar oficinas, além de atuar como leitora crítica, preparadora de originais e coach para autores. É autora da novela “De âmbar e trigo” (@link Editora, 2016); “O Poeta e a foca” em que conta como foi o primeiro jornalista no mundo a conseguir uma entrevista com Carlos Drummond de Andrade quando ele estava para completar 75 anos, e ela, uma repórter novata, recém-saída do estágio profissional (Pasavento, 2015, hoje esgotado e disponível apenas como audiolivro pela TocaLivros); “Batendo ponto: uma colherada de humor na hora do cafezinho”, ao lado de Nelson de Oliveira e Marcelino Freire (Novo Século, 2013) e “Lavoura dourada” (Évora, 2010). Participa ainda de diversas antologias de contos no Brasil e em Portugal.

Quando

3/4; 17/4; 8/5; 22/5; 5/6; 19/6, 3/7 e 17/7 – quarta-feira das 17h às 20h
Oito encontros quinzenais, nas tardes de quarta-feira, com três horas cada (total: 24 horas).

Público

Escritores, jornalistas, estudantes e pessoas interessadas em aprimorar suas habilidades no uso da linguagem literária para concretizar o sonho de escrever seu próprio livro.

Turma

Mínimo 12, máximo 20 alunos

Investimento

R$ 600,00
(em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

[08/04] Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem

[02/04] Diálogos sobre o tempo

[25/03] A Experiência do Flow

[21 e 22/03] Como os corpos performam o espaço (e vice e versa)

[21/03] Processos de Criação e Bordaduras

[23/03] Grupo de estudos Filosóficos

[28/03] Encontros com o Povo Verdadeiro

[01/04] Vivência com o Grupo Sabuká (cantos, danças e roda de conversa)

[13 e 27/03] Encontros sobre Spinoza com Carla Ferro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

[23/03] Grupo de Estudos – Alternativas à Medicalização da Infância

[04/05] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

[Nova turma em breve] O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

[Nova turma em breve] Artes Manuais para a Educação

[Nova turma em breve] Caminhada como método para a arte e educação

[Nova turma em breve] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis