Encontros sobre Spinoza com Carla Ferro

PROGRAMAÇÃO

A partir de duas perguntas feitas por Baruch de Spinoza (1632-1677):

“Por que os homens lutam por sua servidão como se de sua liberdade se tratasse?”
“Por que é tão difícil não apenas conquistar a liberdade, mas sobretudo suportá-la?”,

vamos buscar em sua Ética elementos que nos ajudem a reformular os problemas políticos e humanos atuais, ampliando ao mesmo tempo sua complexidade e nossas possibilidades de ação em relação a eles.

No primeiro dia conversaremos sobre a biografia de Spinoza, seu banimento pela comunidade judaica e também veremos como alguns leitores narraram seu encontro com a obra desse filósofo.

Nos encontros seguintes iremos percorrer os conceitos de Spinoza e suas consequências práticas, inspirando-nos nas aulas sobre Spinoza oferecidas por Gilles Deleuze na Universidade de Paris 8 – Vincennes em 1980-1981, mas também buscando em autores como Gilbert Simondon, Michel Tournier, Fernand Deligny, Clarice Lispector etc., relações entre sua filosofia e outros campos do conhecimento e da arte, como a física, a literatura e a saúde mental.

Mais do que levar a uma estrita compreensão dos conceitos, esses encontros devem possibilitar que se reconheça, no cotidiano, a expressão do modo livre de existir, como descreve Gilles Deleuze em Spinoza, Filosofia Prática:

“… será dito livre aquele que tende, tanto quanto pode, a organizar seus encontros, a unir-se àquilo que convém à sua natureza, a compor a sua relação com relações combináveis, e, por esse meio, aumentar sua potência.”

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio sobre Spinoza ou filosofia. Não haverá leituras obrigatórias, mas textos e vídeos curtos serão enviados por e-mail aos participantes antes de cada encontro, com o objetivo de introduzir alguns elementos que serão tratados durante as nossas conversas.

Os encontros presenciais acontecerão entre os meses de março e junho de 2019, em quartas-feiras alternadas, das 19h30 às 22h. Já é um hábito partilharmos algumas taças de vinho durante nossos encontros de filosofia.

Quando

Março – 13 e 27
Abril – 10 e 24
Maio – 15 e 29
Junho – 12 e 26

Onde

A Casa Tombada
Rua Minstro Godói, 109
Água Branca – São Paulo

Público

Para todas as pessoas interessadas em filosofia e ética. Não há pré-requisito para participar dos encontros

Investimento

Valor: 4 x R$ 300,00 por transferência bancária nos dias 10 de março, abril, maio e junho.

Se este valor impedir sua participação, você pode fazer outra proposta, que será considerada caso o conjunto das propostas viabilize a realização dos encontros.

SOBRE A PROFESSORA

Carla Ferro é psicoterapeuta, filósofa e pesquisadora. É cofundadora do Café Filô, coordena grupos de estudos de filosofia, clínica da individuação e educação, e é autora do livro É necessário, o impossível. Sua tradução do livro O Clarão de Espinosa, de Romain Rolland, será publicada em 2019.

Outros cursos d'A Casa