Livro de Artista e suas extensões gramaticais, por Edith Derdyk

por Edith Derdyk

 

E é com grata alegria e entusiasmo que lançamos na A Casa Tombada  o Curso de Extensão sobre Livro de Artista – “Livro de Artista e suas extensões gramaticais” -, reunindo pesquisadores,  artistas e produtores que pensam o Livro de Artista como espaço de investigação, campo poético e dispositivo na cena contemporânea.

E por que Livro de Artista?

Livro de artista, livro-objeto e obra-livro: são experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro. O livro, tal como o reconhecemos hoje, em sua forma, função e realidade tecnológica, sinaliza um outro território poético quando se pensa nele como suporte experimental. As possibilidades formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético desenham um arco extenso de experimentações, congregando o conhecimento artesanal aos processos industriais, potencializando a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais e literários, multiplicando a descoberta de estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.

 

 

Desde sempre, todas as matrizes e superfícies possíveis – pedra, barro, papiro, couro, pergaminho, papel, tela… – são campos de aterrisagem para os signos – visuais e verbais – cavoucados, gravados, inscritos, estampados, desenhados, impressos – são tábulas, são páginas, folhas e sites e fólios – futuros miolos, volumes, cadernos, blocos e suas mais variadas extensões nos modos de se ligar, acumular, costurar conectar, associar, sequenciar os signos designando  modos de leituras que nascem das pontas dos dedos. Os livros de Artista são partituras coreográficas,  são quase cinema, são propositores performativos, são superfícies extensivas, continuamente descontínuas que se estendem no tempo e no espaço, como uma  caminhada em estado de eterna movência,  tal Livro de Areia de J.L.Borges,  “porque nem o livro nem a areia tem princípio ou fim”.

E as células do livro – as bem ditas páginas – se apresentam em folhas soltas ou costuradas, coladas, dobradas em solos, duplas, trios, quartetos, páginas móveis mesmo quando fixadas. Enfim, toda e qualquer  modalidade de produção/reprodução de imagens e palavras de qualquer época e lugar, serão   lugares para armazenar, conter, difundir, amplificar, memorizar, imaginar, preservar, multiplicar signos.

A História do Livro proporciona ingredientes fabulosos e substanciais para se pensar e produzir Livro de Artista, onde podemos apreender a sintaxe e a gramática constitutiva do livro como resíduos poéticos. Livros que se tornam livres, nosso “livro arbítrio”. Aliás  Livro Arbítrio foi o nome de uma exposição (termo cunhado por Lucia Mindlin) para uma exposição em 2007,  a partir de um grupo de estudos que coordenei por 3 anos, pesquisando o livro como espaço poético e gênero artístico.

Como antecedentes, Julio Plaza escreve o artigo O livro como forma de Arte I e II publicado na extinta revista Arte em SP, 1982 e Anna Tereza Fabris e  Cacilda Teixeira Costa organizam a exposição Tendências  do Livro de Artista no Brasil, 1985 no CCSP. E o assunto revigora na entrada do século XXI, com o livro fundante sobre o assunto, Página Violada escrito por Paulo Silveira –, 2001, UFRGS. Em 2013  organizo o livro Entre ser  um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas, Editora Senac e em 2016 Amir Brito lança O livro de Artista e a Enciclopédia Visual, UFMG. São livros que falam sobre  livros de artista, concebidos por pesquisadores brasileiros, aqui convidados para comporem este Curso de Extensão com  outros pesquisadores e artistas como Regina Melim, Elaine Ramos, Ana Luiza Fonseca, Galciani Neves, Fabio Morais, Camila Feltre.

O Livro de Artista, pela sua natureza  híbrida, é um campo de investigação  que recebe distintos afluentes que vem da Literatura, da História e Filosofia, das Artes Visuais, Artes Gráficas, Artes Performativas,  com conteúdos que sempre  surpreendem pelo  inesperado, pois nunca sabemos o que acontece ao abrir a primeira página de um Livro de Artista – esta caixa fechada que  inaugura o tempo. 

A Casa Tombada recebe  este Curso de Extensão que se entrecruza com outras Pós e Cursos proporcionados pela Casa – a dizer O Livro para Infância, Narração Artística, Gestos da Escritas, Caminhada como Método porquê o livro é também o lugar dos relatos, das travessias, das dramaturgias. Segundo e seguindo o poeta  inaugural Stéphané Mallarmé, pérola preciosa que ilumina esta trilha, tomando O Lance de Dados jamais abolirá o Acaso como  uma janela radicante e porosa – “No fundo, o mundo é feito para acabar num livro”.

 

            

 

SILVEIRA, Paulo. A página violada – da ternura à injúria na construção do livro de artista. UFRGS, 2001 (primeira edição)

DERDYK, Edith. Entre ser um e ser  mil – o objeto livro e suas poéticas.Editora Senac. SPO, 2013

BRITO, Amir Cador. O Livro de Artista e a Enciclopédia Visual. UFMG, 2016.

Cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor’p’oema – com Janaina de Paula

[20/10] Abrir-se para a escuta: de si e do mundo – com Adriana Friedmann

[21/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani