Aula-poema em três estrofes, por Ângela Castelo Branco

por Ângela Castelo Branco

 

Se em algum momento foi possível delinear o poema como um conjunto de estrofes, uma aula-poema poderia ser uma composição de frases nodulares impregnadas de ritmos, pausas, engasgos, derivas, condensando sentidos na direção de uma ramificação imprevista, nunca chegando ao verso final.

 

o professador da aula-poema seria aquele que traz debaixo do braço pedaços de sentido para buscar o sem-sentido do encontro, pois texto por se fazer não se completa ali, mas se inicia. quantas vezes aquilo que se queria dizer ficou pronto apenas três meses à frente?

 

no período que antecede a aula-poema nunca se deixa de escutar o sopro do romance de formação. a vontade de ser mestre, estrela guia, de resolver os nós por nós.

 

mas no ato, o poema fragmentário nos acerta em cheio. e assim o incalculável que uma aula-poema suscita torna-se muito mais motor do que qualquer coisa que se possa assegurar que assim é porque é.

 

uma aula poema se justificaria muito mais pelos desdobramentos que produz que pelos conteúdos que acredita manusear.

 

uma aula-poema ativa o fazer-se poema de cada um. estou tão ativa enquanto escuto uma aula-poema que aquilo que escuto não é nada senão minha própria escrita. estando ali vou coletando pedaços de direção para onde desejo ir já estando.

 

assim, leio minha voz que vem da escrita da voz de quem leu e escreveu a voz escrita de alguém: Aula-poema.

 

Primeira estrofe:

abertura de paisagens, o professador que é também paisagem, traz colheitas de um pensamento itinerante

 

Segunda estrofe:

temos algo a fazer em comum, experimentamos desejos de fazer junto e partilhamos

 

Terceira estrofe:

cada um se devolve a seu próprio caminho no texto vivido nas estrofes anteriores. ativados estamos em nossas próprias pesquisas infinitas.

 

Cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor’p’oema – com Janaina de Paula

[20/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[05/09] Ateliê de vídeo para contar histórias – com Yohana Ciotti

[02/09] Poesia como ato político – com André Gravatá / 2ª Turma

[02/09] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / módulo II

[02/09] Sobre o animar e o animar-se – com Luiza Christov

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[28/08] Contar histórias, reinventar mundos – com Emilie Andrade / 2ª turma

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani