… do que a pesquisa acadêmica nos pode dar: “Pressupostos da pesquisa: o saber está em toda parte; o mundo é uma voz a ser ouvida; o pesquisador é um narrador que vai levar ao público a experiência e assume um compromisso para que outros aprendam com ela. O discurso acadêmico é o discurso da explicitação”, Luiza Helena da Silva Christov, doutora em educação, professora do Instituto de Artes da Unesp, consultora em projetos de formação de professores e parte do núcleo de pesquisa acadêmica d’ A Casa Tombada.

PROPOSTA DO CURSO

O desejo fundamental desse curso é o de promover encontros entre profissionais da educação, das artes visuais, da literatura e demais interessados (e apaixonados) pelo que chamamos de “livro para a infância”. O termo, no entanto, não é destino ou chegada: é ponto de partida.

No curso, dialogaremos a partir deste objeto que, no Brasil, vem agenciando diferentes lugares nestas três áreas. Sob o compromisso de uma especialização lato-sensu, sugerimos um amplo leque de possibilidades para que o estudante tenha a oportunidade de se perceber como pesquisador das relações possíveis nos espaços de mediação de leitura, estabelecendo conexões entre os processos artísticos que levam os leitores àquelas obras, sem deixar de lado as complexidades que envolvem o sistema de circulação de livros no Brasil. Aliás, “mediação” é o termo que aceitamos e usamos, mas será a palavra que (nos) define como amantes da leitura e do objeto livro?

Pensamos, também, como as narrativas podem ganhar ainda mais vigor se estas histórias forem contadas a partir de um jogo potente entre texto, imagem e projeto gráfico.

Mas, sob este pretexto, nos deparamos com mais outras questões: quais visões de infância são reveladas a partir das escolhas feitas nas etapas de um livro, esteja ele em uma grande, média ou pequena editora, ou tenha sido feito em grande escala ou a poucas mãos?

A aposta principal é: se partirmos da ideia de que um livro para a infância não é apenas uma etapa a ser “vencida” ou “superada” no processo de vida de um leitor e, sim, presença potente do bebê à maturidade, o que ele pode nos oferecer de fato na nossa relação com a leitura? Investigar as raízes e ramificações destes caminhos e, juntos, descobrir para onde ainda não estamos olhando e, quem sabe, contribuir para um maior acesso ao livro em nossos territórios de atuação.

Novo processo seletivo será aberto em setembro de 2019 para turmas 1ºsem/2020.

MAIS INFORMAÇÕES

Tem dúvidas sobre nossas pós-graduações ou gostaria de entrar numa fila de espera para novas turmas? Deixe sua mensagem e entraremos em contato.

​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

COORDENAÇÃO
DO CURSO

Prof. Esp. Cristiane Rogerio

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

Nova turma em breve

(Carga horária 450 horas)

CONTATOS

e-mail: livroinfancia.pos@gmail.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661