PROPOSTA DO CURSO

O enunciado Caminhada como prática poética visa agrupar distintas experiências na Arte e na Educação. O ‘ato de caminhar’ é uma ação atávica e  fundamental para a construção dos percursos da civilização humana. Iremos focar na produção de conceitos e elaboração de procedimentos criativos baseados na prática recente de “artistas-caminhantes” , dentro do cenário da  Arte Contemporânea, como nova modalidade de pensar e produzir novas e outras metodologias ao Ensino e produção da Arte e Educação, envolvendo distintas áreas do conhecimento. Os cruzamentos interdisciplinares entre Arte, Ciência (Naturais, Humanas e Exatas) e Técnica, por meio  da presença  de profissionais ligados às várias áreas  do conhecimento que possam enriquecer o repertório para que, justamente, a prática da caminhada – como matéria poética –  seja evidenciada como  uma construção possível de elaboração de métodos para a observação, formulação  e apropriação de informações  e produção de conhecimentos revertido  em experiências poéticas e educadoras.  A maneira como o Curso será constituído – entre Teoria e Prática – , almeja oferecer extensas referências bibliográficas, material iconográfico e práticas de imersão – dentro/fora da cidade –, e embasando pesquisas e poéticas pessoais que possam se concretizar em produções artísticas  – através de  textos poéticos, livros de artista, performances, vídeos e/ou ou ensaios teóricos e reflexivos – bem como a estruturação/elaboração de métodos aplicáveis  à Educação

Inscrições Encerradas

MAIS INFORMAÇÕES

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​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

IDEALIZAÇÃO, CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO

Profa. Dra. Honoris Causa Edith Derdyk

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

Início  17 de agosto de 2018
Término: Julho de 2020 (24 meses)
(Carga horária 420 horas)

CONTATOS

e-mail: cursos.acasatombada@gmail.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661

DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS DAS AULAS REGULARES

 

TURMA 2 – Aulas mensais (um final de semana por mês):

Sexta-feira – das 19h às 22h

Sábado – das 10h às 18h

Domingo – das 10h às 18h

LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS AULAS: A CASA TOMBADA [Lugar de Arte, Cultura e Educação]

RUA MINISTRO GODÓI, 109 – PERDIZES – SÃO PAULO/SP

 

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO:

 

INSCRIÇÕES: até 09/8/2018.

​​ENTREVISTAS COM AS/OS INSCRITAS/OS: 10/8/2018 (em horário e dia previamente acordado com a/o candidata/o).

MATRÍCULAS ON LINE:  de 12 a 15/8/2018.

INÍCIO DAS AULAS: 17 de agosto de 2018

 

 

 

 

 

 

Cláusulas do Edital (leia com atenção antes de efetuar a sua inscrição):

 

 

  1. Funcionamento do curso:

1.1 – O curso de pós-graduação lato sensu Arte e Educação: Caminhada como Método  é oferecido e realizado pela FACON – Faculdade de Conchas no pólo A CASA TOMBADA [Lugar de Arte, Cultura e Educação], localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP – Fone (11) 3675-6661.

 

1.2 – Sobre o calendário e estrutura das aulas:

 

* O calendário apresentado abaixo pode sofrer alterações ao longo do curso.

 

2018

 

MÓDULO I _ agosto setembro outubro novembro 2018

 

 17, 18 e 19/8/18 

Mês 01 17_18_19_Agosto

Caminhada e seus percursos históricos – do Neolítico  à Arte Contemporânea
 -SEXTA_19/22hs_ Palestra Abertura O desejo de refúgio  e evasão Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_ Prática: Observação _Memória_Imaginação Edith Derdyk

– SÁBADO_14h30/18hs_Palestra:  Relatos / Literatura dos Viajantes) Noemi Jaffe

– DOMINGO_10/13hs_Prática: Espaços de Relato_ Edith Derdyk

– DOMINGO_14h30/18hs_Palestra_ Artistas-Caminhantes  na Arte Contemporânea_ Jacopo Crivelli

 

21, 22 e 23/9/18

Mês 0 2 21_22_23_SETEMBRO

Caminhada na Literatura e Filosofia

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Deslocamentos do pensamento_Peter Pál Pelbart

– SÁBADO_10/13hs_ Prática: Escrever e Caminhar_Edith Derdyk

– SÁBADO_14h30/18hs_ Palestra:  O olhar estrangeiro e o familiar_Artur Iraçu

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs Prática: O Lugar da Escrita_ Angela Castelo Branco

 

19, 20 e 21/10/18

Mês 03_19_20_21_ OUTUBRO

Imersão KAAYSA

Abordagem : práticas de registro DESENHO ESCRITA  e enunciados

(IMPORTANTE: Os estudantes são responsáveis pelos custos da viagem (hospedagem, alimentação e transporte) da IMERSÃO. Valores não incluídos no valor total pago pelo curso).

 

 

23, 24 e 25/11/18

Mês 04_23_24_25_NOVEMBRO

Caminhada e a história do corpo – do funcional ao poético e suas derivações
– SEXTA_19/22hs_ Palestra O  desenvolvimento do corpo bípede _Marcelo Semiatzh

– SÁBADO_10/13hs_ Prática: O corpo em movimento_Lua Tatit

– SÁBADO_14h30/18hs_Palestra:  As medidas   do tempo  e espaço no corpo: entre  o poético e  o funcional _Edith Derdyk

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs Teoria-Prática: O corpo performático_Renan Marcondes

 

 

2019

 

MÓDULO II _março abril maio junho 

 

22, 23 e 24/3/19

Mês 05_22_23_24_MARÇO

 Caminhada e os saberes da Ciência

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: A invenção do céu segundo os viajantes_Laerte Sodré Jr

– SÁBADO_10/13hs_ Prática: o desenho  na arte, ciência e técnica _ Edith Derdyk

– SÁBADO_14h30/18hs_ Palestra:  A construção da paisagem_Rita Mendonça

– DOMINGO_10/13hs_Prática: A observação do desenho_Edith Derdyk

– DOMInGO_14h30/18hs_ Palestra _Métodos Cartográficos_Iris Kantor

 

26, 27 e 28/4/19

Mês 06_26_27_28_ ABRIL

Caminhada e  as modalidades da imagem como registro poético:  fotografia e vídeo                                                               

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Mapa e território Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_14h30/18hs:  Prática/Teoria_ Índices Fotográficos_Inês Bonduki

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs: Video cartas e seus trânsitos_Rodrigo Gontijo

 

24, 25 e 26/5/19

Mês 07. 24_25_26_MAIO

PRESENÇA do CORPO no tempo e espaço:intervenções

Imersão KAAYSÁ

(IMPORTANTE: Os estudantes são responsáveis pelos custos da viagem (hospedagem, alimentação e transporte) da IMERSÃO. Valores não incluídos no valor total pago pelo curso).

 

 

21, 22 e 23/6/19

Mês 08_21_22_23_ JUNHO

Caminhada na paisagem urbana
– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Nomadismo sedentário – invenção  do espaço urbano_ Guilherme Wisnik

– SÁBADO_10/13hs_ Prática: o desenho no traçado de uma cidade_Edith Derdyk

– SÁBADO_14h30/18hs_ Palestra:  A experiência do Grupo Dodecafônico_ Veronica Veloso

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs Teoria-Prática: Vânia Medeiros

 

 

MÓDULO III AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO

 

23, 24 e 25/8/19

Mês 09_23_24_25 AGOSTO

TROCAS E CONVERSAS ENTRE COLETIVOS

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Liga dos Viajantes:das derivas e dos encontros_Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_ 14h30/18hs_ Sampapé_Leticia Sabino

– DOMINGO_10/13hs_ 14h30/18hs 10/13hs_Ruas e Rios

 

 

27, 28 e 29/9/19

Mês 10_27_28_29 SETEMBRO

Itinerários Rotas Desvios:REVISÕES

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Itinerários Rotas Desvios:Revisões_Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_14h30/18hs _Mesas de Conversas com artistas convidados: Marcelo Moscheta, Icaro Lira, Fabio Morais e Vivian Vaccuri *  nomes sugeridos: a rever

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs_ Prática: da poética da experiência à experiência da poética_Edith Derdyk

 

25, 26 e 27/10/19

S 11_25_26_27 OUTUBRO

IMERSÃO URBANA

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Deriva urbana_Renato Hofer/Inês Bonduki

– SÁBADO/Domingo: das 10hs até 18hs: Imersão com Renato Hofer

 

22, 23 e 24/11/19

S 12_23_24_25 NOVEMBRO

Caminhada  e práticas de registro

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Livro de Artista e suas  multiplicidades poéticas_Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_ Palestra: Livro de artista como   ambiente  de caminhada- Galciani Neves

– SÁBADO_14h30/18hs_ Prática: A  arquitetura do livro – entre o desenho, a imagem e a escrita_Edith Derdyk

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs_Prática: Projetos Pessoais: a arquitetura do livro – entre o desenho, a imagem e a escrita_Edith Derdyk

 

2020

 

MÓDULO IV

 

20, 21 e 22/3/20

Mês 13_20_21_22 MARÇO

Trilhas do Inacabado: metodologias e processos de criação

– SEXTA_19/22hs_ Palestra: Práticas de criação a partir da ótica da crítica genética_ Cecília Salles

– SÁBADO_10/13hs_ Prática: Trilhas do Branco_Edith Derdyk

– SÁBADO_14h30/18hs_ Palestra: Arte e Educação  em deslocamento_ Stela Barbieri

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs_Teoria e Prática em metodologia_Giuliano Tierno

 

24, 25 e 26/4/20

S 14 _24_25_26_ABRIL

IMERSÃO –  Entre a intenção e a realização

Grupos de Estudo de textos _Edith Derdyk

KAAYSÁ (IMPORTANTE: Os estudantes são responsáveis pelos custos da viagem (hospedagem, alimentação e transporte) da IMERSÃO. Valores não incluídos no valor total pago pelo curso).

 

22, 23 e 24/5/20

S 15_22_23_24 MAIO

– SEXTA_19/22hs_ Espaços de Relato_Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_ 14H30/18HS _Prática: entre a deriva e a intervenção – do passo ao espaço_Edith Derdyk

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs: Co Orientação com Cecilia Salles (2 períodos)

 

19, 20 e 21/6/20

S 16_19_20_21 JUNHO

– SEXTA_19/22hs_ O espaço e o tempo da caminhada_Edith Derdyk

– SÁBADO_10/13hs_ 14H30/18HS _Prática: Apresentação dos projetos

– DOMINGO_10/13hs_14h30/18hs_ Co Orientação Giuliano Tierno

 

 

* IMPORTANTE: É obrigatória a presença da/o estudante em ao menos 75% da carga horária das aulas presenciais. O curso tem a carga horária total de 450 horas e duração de 24 meses.

 

1.3 – Conteúdo Programático:

 

Caminhada e seus percursos históricos – do Neolítico  à Arte Contemporânea

O ato de caminhar é uma necessidade atávica e funcional, constitutivo da formação do homo faber/homo ludens, fundamental para a constituição da subjetividade de todo o percurso civilizatório – desde as primeiras migrações nas eras arcaicas até a formação dos núcleos urbanos contemporâneos. Iremos sinalizar a entrada do assunto “o ato de caminhar”   que inaugura sua presença como matéria poética na Arte Contemporânea desde o Romantismo até os dias atuais. Dos  nômades arcaicos  aos artistas-caminhantes contemporâneos, alguns recortes históricos  se destacam dentro da Literatura e  da Arte –  seja nas práticas literárias  de escritores como Flaubert, Thoreau, Rousseau às práticas  dos dadaístas/surrealistas, dos situacionistas  e , mais recentemente, artistas da década de 60/ 90 tais como Richard Long, Hamish Fulton , Francis Alyis aos coletivos performáticos presentes na  cena urbana, atuando como propositores de caminhadas extensas pela cidade.

 

Caminhada e a História do Corpo – do funcional ao poético e suas derivações

Este  módulo pretende  instrumentalizar os alunos para a problematização  da História do Corpo e suas  interrelações com o tempo e  o espaço  – desde a compreensão de seu funcionamento dentro  do processo de desenvolvimento  do corpo bípede capaz de  atravessar longas  distâncias  às suas potências expressivas como linguagem poética. O enunciado “a caminhada como prática poética” implica na compreensão do próprio corpo como  assunto de linguagem. A busca de referências e repertórios dentro da História da Arte irá evidenciar  as passagens do corpo arcaico e anímico ao  corpo racional, do corpo  pragmático, clássico e funcional ao corpo poético e expressivo, que emerge a partir do Romantismo e Modernismo, se estendendo até os dias atuais em outras  versões. O corpo será tomado como assunto que irá motivar a investigação  do ato de caminhar dentro do arco extenso do percurso da civilização  humana.

 

Caminhada e os saberes da Ciência (astronomia, geologia, antropologia, ecologia e afins)

Considerando o ato de caminhar como uma necessidade  fundante  da constituição da espécie humana para atravessar os tempos e os espaços – desde as rotas migratórias  arcaicas até os fluxos  globais , a Ciência se faz presente como instrumento de decodificação da Natureza, garantindo  a sobrevivência da espécie – seja na observação  das estrelas às correntes marítimas, da formação geológica da terra à construção de idéia de paisagem,  bem como o significado da dimensão simbólica e real do encontro com o desconhecido que o ato de caminhar proporciona  aos caminhantes   – desde os nômades arcaicos aos atuais viajantes.          

 

Caminhada na Literatura e Filosofia

A Literatura e a Poesia são matérias extensas no que diz respeito à questão  da caminhada, envolvendo desde  os relatos de  viajantes descobrindo o mundo na Antiguidade  até os novas modalidades de deslocamento e, portanto, de percepção espaço temporal, dado o GPS. De Lao Tsé a Baudelaire, de Walter Benjamin a Italo Calvino, iremos nos debruçar  sobre  este amplo universo onde  escrever e caminhar são atos correlatos. A filosofia  guarda, em sua tradição,  os relatos verbais dos primeiros filósofos gregos que caminhavam acompanhados  de seus discípulos  – a Escola Peripatética –  até  as recentes teorias  filosóficas deleuzianas   que, desde Spinoza, incorporam o corpo andante agregado ao fluxo do pensamento como  assuntos  filosóficas  para a  compreensão  da essência da matéria vida e morte em seus percursos indeterminados .

 

Caminhada e  as modalidades de registro – desenho, fotografia, vídeo  

Os instrumentos  de captura da observação e percepção sempre se fizeram presentes, em toda e qualquer experiência humana. Em se tratando de  percurso físico de um lugar ao outro, cuja natureza  da experiência  é absolutamente efêmera e  fugaz, trata-se de   se apropriar de   modalidades de registro – seja através do desenho, da escrita, da fotografia, do vídeo – para que  as observações sejam passíveis de se tornarem linguagem – relatos narrativos, desenhos, livros de artista, performances e outras linguagens expressivas. Para tanto, iremos capacitar os estudantes a entenderem  e se apropriarem da especificidade de cada linguagem como método de construção do pensamento e suas decorrentes aplicações  sejam no campo da Arte, seja no campo da Educação.

 

Caminhada na paisagem urbana e natural : mapa e território

O ato de caminhar implica no atravessamento e deslocamento físico de um corpo pelos espaços  – sejam estes  urbanos ou rurais, artificiais ou naturais – esbarrando na realização de conceitos que envolvem a noção de mapa e território. Cartografia, topografia, fronteira, borda, vias, limites – são alguns dos  elementos constitutivos na elaboração destes conceitos que desenham a construção da ideia de paisagem, envolvendo  informações  oriundas da relação entre  natureza e  cultura, arte e arquitetura, a história da construção das cidades e seus fluxos, as fricções entre centros e periferias, entre sedentarismo e nomadismo contemporâneos.

 

Metodologia da Pesquisa

O objetivo principal formulado para essa disciplina é favorecer a elaboração dos estudantes de seu trabalho de final de curso.  Serão debatidas abordagens contemporâneas de pesquisa em ciências humanassem geral  em arte e educação em particular;  serão destacados procedimentos de levantamento e  de análise de informações em pesquisas acadêmicas; serão analisados os tipos de registros acadêmicos que podem ser incorporados ao trabalho final e serão debatidas as condições para invenção de escrita autoral e capaz de revelar conhecimentos efetivamente elaborados no percurso de formação de cada um dos estudantes.

 

1.4. Corpo Docente:

Jacopo Crivelli

Arthur Iraçú Fuscaldo

Noemi Jaffe

Peter Pál pelbart

Marcelo Semiatzh

Laerte Sodré

Rita Mendonça

Iris Kantor

Guilherme Wisnik

Veronica Veloso

Galciani Neves

Cecilia Salles

Stela Barbieri

Giuliano Tierno de Siqueira

Edith Derdyk

Angela castelo Branco

Renan Marcondes 

Lua Tatit

Edith Derdyk

Tamara Andrade

Vania Medeiros

Renato Hofer

Ines Bonduki

Rodrigo Gontijo

Sampape  Leticia Sabino

Dodecafônico Coletivo

Ruas e Rios

Paula Janovitch 

 

* O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído em até 90 dias após o término das disciplinas. Entende-se por TCC nesse curso, a preparação e apresentação pública, individual, em duplas ou grupos, de um trabalho acadêmico (artigo, ensaio, relatos de experiência vinculado a alguma produção artística, entre outros formatos) para uma banca de notório saber, especialista, mestre e/ou doutor.

 

  1. Abertura das inscrições:

2.1 – A inscrição para a participação do processo de seleção para o curso de pós-graduação lato sensu Arte e Educação: Caminhada como Método deve ser efetuada pelo site: www.acasatombada.com.br até o dia 09 de agosto de 2018.

 

2.2 – Para efetivar a inscrição para o processo de seleção, a/o candidata/o deverá encaminhar, após a primeira etapa online (preenchimento da ficha de inscrição, pagamento da taxa de inscrição e envio da breve carta de interesse),  via e-mail, a cópia simples do Diploma de Conclusão de Graduação digitalizada e um comprovante de residência.

 

2.3 – A taxa de inscrição é de 50 reais, a ser para por sistema PagSeguro por meio do site www.acasatombada.com.br (link conectado a esse edital).

 

2.4 – Para confirmar a inscrição da/o candidata/o, a/o mesma/o receberá um e-mail informando:

 

“Sua inscrição foi efetivada com sucesso. Aguarde o agendamento para realizar a entrevista”.

 

  1. Processo de seleção:

3.1 – Após a inscrição os candidatos passarão pela seguinte seleção:

3.1.1 – Análise da carta de interesse.

3.1.2 – Entrevistas: os selecionados serão comunicados via e-mail ou telefone sobre sua participação na segunda etapa.

 

A entrevista ocorrerá até o dia 10 de agosto de 2018 em dia e horário a confirmar, em comum acordo com a/o candidata/o, no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] localizado à Rua Ministro Godói, 109 – em frente à lateral do Parque da Água Branca, a cinco minutos caminhando da Estação Barra Funda do Metrô.

 

  1. Matrículas:

4.1 – As/os aprovadas/dos deverão efetuar suas matrículas entre os dias 12 e 15 de agosto de 2018, somente online (enviando seus  documentos digitalizados em arquivo único PDF). A documentação completa exigida consta do item 5 deste edital.

 

  1. Documentação necessária para a matrícula:

5.1 No ato da matrícula o candidato deverá entregar IMPRETERIVELMENTE  a documentação completa (não serão aceitas matrículas com a documentação incompleta):

– 1 foto 3×4;

– Xerox simples do CPF e RG ou CNH;

– Xerox autenticado do Diploma do Curso de Graduação (não serão aceitos certificados, apenas DIPLOMAS);

– Xerox simples do Histórico Escolar;

– Xerox simples da certidão de nascimento ou casamento;

– Xerox simples de reservista;

– Xerox simples do título de eleitor e comprovantes da última eleição;

– Xerox simples do comprovante de residência.

 

  1. Dos pagamentos:

6.1 – No ato da matrícula a/o estudante deverá efetuar o pagamento da primeira, das parcelas do curso. As parcelas terão o vencimento todo dia 5 de cada mês. As demais parcelas serão consecutivas e terão vencimentos via boleto bancário todo dia 5 de cada mês a partir de agosto de 2018. Exceto pagamento à vista que já estará quitado no ato da matrícula.

 

6.2 – Investimento:

 

R$ 17.505,12 – podendo ser parcelado em até 30 vezes de R$ 583,50.

Desconto de 5% – caso o curso seja parcelado em até 24 vezes e pago até a data do vencimento = R$ 729,38 – 5% = R$ 692,91

Desconto de 10% – caso o curso seja parcelado em 10 vezes e pago até a data do vencimento = R$ 1.750,51 – 10% = R$ 1.575,46

Descontos super especiais para PAGAMENTOS À VISTA! (consulte no ato da inscrição).

 

IMPORTANTE: Os estudantes são responsáveis pelos custos da viagem (hospedagem, alimentação e transporte) da IMERSÃO. Valores não incluídos no valor total pago pelo curso.

 

  1. Local de realização do curso:

As aulas acontecerão de maneira presencial no Pólo da FACON (Faculdade de Conchas) A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura e Educação] localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Em frente à lateral do Parque da Água Branca e a cinco minutos caminhando da Estação Barra Funda do Metrô).

 

 

INFORMAÇÕES

www.acasatombada.com.br

https://www.facebook.com/acasatombada/

cursos.acasatombada@gmail.com

Fone: 11-3675-6661