PROPOSTA DO CURSO

A Pós-graduação em Artes-Manuais para a Educação entende que o trabalho artesanal possui técnica, arte e saberes historicamente constituídos, porém, mesmo com toda sua riqueza artística e tecnológica, percebe-se que a cultura popular das artes-manuais nem sempre se encontra presente de modo sistemático e legitimado nos âmbitos da educação em geral e da escola particularmente. Dar visibilidade e reconhecimento às artes-manuais, sistematizando seu conhecimento é ação legitimadora e necessária junto ao currículo escolar e a ações fora da escola.

Nova turma em breve

MAIS INFORMAÇÕES

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​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Ana Lygia Vieira Schil da Veiga

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

Nova turma em breve
(Carga horária 420 horas)

CONTATOS

Para entrar na lista de espera, enviar um email para artesmanuais.pos@gmail.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661

Sobre as turmas:
As aulas acontecerão mensalmente, de maneira presencial no Polo A Casa Tombada, aos sábados das 8h às 18h e domingos das 8h às 13h. Além das aulas, os alunos participarão de atividades de artesania e estudo nos intervalos entre os módulos. O material artístico é de responsabilidade do aluno. É obrigatória a presença do aluno em ao menos 75% da carga horária das aulas. O curso tem a carga horária total de 420 horas e duração de 18 meses.

Conteúdo Programático é composto de eixos centrais (abaixo), dos quais se abrem módulos específicos. As atividades artísticas acontecerão em todos os módulos:
1.4.1. Metodologia da Pesquisa Científica
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas visões contemporâneas e na antroposofia. Nascimento da ciência moderna: o método científico. A ciência contemporânea: o desafio da complexidade. A investigação científica: lógica, linguagem e método. Conceito de ciência do espírito e senso comum. Fenomenologia da natureza (Goethe) como fundamento da pesquisa em educação (Steiner). Planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa e elaboração de monografias e textos científicos.
1.4.2. Didática do Ensino Superior
A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A Didática Waldorf e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.
1.4.3. Fundamentos Epistemológicos da Educação
A formação epistemológica do professor e sua atuação no processo de apropriação do conhecimento. As teorias do conhecimento. A formação de professores e a possibilidade de superação da dicotomia entre o saber e o fazer docente. A epistemologia relacional e o desenvolvimento de uma postura investigativa no processo de ensinar e aprender.
1.4.4. Política e Legislação Educacional
Política educacional – estrutura e funcionamento da educação básica apontamentos históricos: estado, sociedade civil e educação. No Brasil: o percurso legal das políticas educacionais. Aspectos legais das políticas educacionais. A constituição brasileira: da educação. A legislação e as reflexões acerca da constituição das políticas educacionais.
1.4.5. Fundamentos das Artes-Manuais escolares
Introdução à inteligência manual. História das artes-manuais na educação. Filosofia, sociologia e antropologia das artes-manuais.
1.4.6. O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento humano
As fases da vida e o desenvolvimento da criança. Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na arte da educação da Pedagogia Waldorf.
1.4.7. O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf: da Educação Infantil ao Ensino Médio
As fases da vida e o desenvolvimento da criança. Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na arte da educação da Pedagogia Waldorf.
1.4.8. Estudos transversais em Artes-Manuais escolares
Estudos transversais: as artes-manuais e as demais disciplinas escolares. As artes-manuais e a educação fora da escola. Arte-manual no currículo de artes na escola convencional. Elementos da cultura popular na escola através das artes-manuais. Meio-ambiente e artes-manuais: da matéria bruta à artesania em sala de aula.
1.4.9. A Arte-Manual e a construção de brinquedos
O brincar e o brinquedo na sala de aula e fora dela. A estética do brincar e do brinquedo. A arte-manual na construção de brinquedos. A arte-manual na construção de brinquedos: protagonismo infantil.
1.4.10. As Artes-Manuais na literatura
Aproximar as palavras literatura e corpo, a partir do paradigma da experiência, que considera os saberes e narrativas de cada um. Por meio da leitura de textos literários que abordam o fazer manual, como, por exemplo: A moça tecelã, os mitos de Aracne, Filomena e Penélope, além de textos de Virgínia Woolf e Maria Gabriela Llansol que tratam do ofício da escrita como uma prática do corpo como um todo e não exclusivamente da razão. Trabalhar as memórias têxteis e a escritura de cada um, considerando que cada página escrita é uma paisagem a ser tecida.
1.4.11.TCC (artigo de conclusão de curso)

* Os cronogramas das aulas serão entregues no começo de cada semestre.
** O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído ao término do curso e revisado em até 90 dias após o último módulo. Entende-se por TCC nesse curso, a preparação e apresentação pública de uma escrita para uma banca de especialistas, mestres e/ou doutores. A carga horária desse trabalho não está somada à carga total do curso.
*** As atividades artísticas comporão parte importante da avaliação de desempenho juntamente com a escrita.