PROPOSTA DO CURSO

A Pós-graduação em Artes-Manuais para a Educação entende que o trabalho artesanal possui técnica, arte e saberes historicamente constituídos, porém, mesmo com toda sua riqueza artística e tecnológica, percebe-se que a cultura popular das artes-manuais nem sempre se encontra presente de modo sistemático e legitimado nos âmbitos da educação em geral e da escola particularmente. Dar visibilidade e reconhecimento às artes-manuais, sistematizando seu conhecimento é ação legitimadora e necessária junto ao currículo escolar e a ações fora da escola.

Inscrições Encerradas

MAIS INFORMAÇÕES

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​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

COORDENAÇÃO

Profa. Dra. Ana Lygia Vieira Schil da Veiga

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

Março de 2018 a julho de 2019
Turma mensal: sábado das 8h às 18h e domingos das 8h às 13h
(Carga horária 420 horas)

CONTATOS

Para entrar na lista de espera, enviar um email para artesmanuais.pos@gmail.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661

As aulas acontecerão em módulos de 14 horas/aula presenciais aos sábados das 8h às 18h30 e domingos das 8h às 13h. São previstas 6 horas/aulas mensais de atividades à distância entre os módulos para estudo, aprofundamento e conclusão dos trabalhos.
Datas dos módulos
2018
– março: 10 e 11
– abril: 7 e 8
– maio: 5 e 6
– junho: 16 e 17
– agosto: 11 e 12
– setembro: 15 e 16
– outubro: 6 e 7
– novembro: 10 e 11
– dezembro: 8 e 9
2019
– fevereiro: 9 e 10
– março: 16 e 17
– abril: 13 e 14
– maio: 11 e 12
– junho: 8 e 9
– agosto: 10 e 11

 

1. Funcionamento do curso:
1.1 – O curso de pós-graduação lato sensu a Artes-Manuais para a Educação é oferecido e realizado pela FACON – Faculdade de Conchas no pólo A CASA TOMBADA localizado à Rua Ministro Godói, 109 – Perdizes – São Paulo/SP – Fone (11) 3675-6661.

1.2. – Turma mensal (sábado das 8h às 18h e domingos das 8h às 13h).
Início: março de 2018 – Término: julho de 2019

1.3 – Sobre as turmas:
1.3.1 – As aulas acontecerão mensalmente, de maneira presencial no Polo A Casa Tombada, aos sábados das 8h às 18h e domingos das 8h às 13h. Além das aulas, os alunos participarão de atividades de artesania e estudo nos intervalos entre os módulos. O material artístico é de responsabilidade do aluno. É obrigatória a presença do aluno em ao menos 75% da carga horária das aulas. O curso tem a carga horária total de 420 horas e duração de 18 meses.

1.4 – Conteúdo Programático é composto de eixos centrais (abaixo), dos quais se abrem módulos específicos. As atividades artísticas acontecerão em todos os módulos:
1.4.1. Metodologia da Pesquisa Científica
Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica e das principais linhas de pensamento epistemológico, com ênfase nas visões contemporâneas e na antroposofia. Nascimento da ciência moderna: o método científico. A ciência contemporânea: o desafio da complexidade. A investigação científica: lógica, linguagem e método. Conceito de ciência do espírito e senso comum. Fenomenologia da natureza (Goethe) como fundamento da pesquisa em educação (Steiner). Planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa e elaboração de monografias e textos científicos.
1.4.2. Didática do Ensino Superior
A Didática Waldorf no contexto do ensino superior. Andragogia, conceitos básicos da arte de educar adultos. Psicagogia, a universidade como produção do si-mesmo. A Didática Waldorf e as tendências pedagógicas da contemporaneidade. As novas competências e habilidades pedagógicas necessárias para a educação do futuro. Conceitos e critérios da cultura avaliativa: reflexão crítica e alternativas.
1.4.3. Fundamentos Epistemológicos da Educação
A formação epistemológica do professor e sua atuação no processo de apropriação do conhecimento. As teorias do conhecimento. A formação de professores e a possibilidade de superação da dicotomia entre o saber e o fazer docente. A epistemologia relacional e o desenvolvimento de uma postura investigativa no processo de ensinar e aprender.
1.4.4. Política e Legislação Educacional
Política educacional – estrutura e funcionamento da educação básica apontamentos históricos: estado, sociedade civil e educação. No Brasil: o percurso legal das políticas educacionais. Aspectos legais das políticas educacionais. A constituição brasileira: da educação. A legislação e as reflexões acerca da constituição das políticas educacionais.
1.4.5. Fundamentos das Artes-Manuais escolares
Introdução à inteligência manual. História das artes-manuais na educação. Filosofia, sociologia e antropologia das artes-manuais.
1.4.6. O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf e o desenvolvimento humano
As fases da vida e o desenvolvimento da criança. Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na arte da educação da Pedagogia Waldorf.
1.4.7. O currículo das Artes-Manuais na Pedagogia Waldorf: da Educação Infantil ao Ensino Médio
As fases da vida e o desenvolvimento da criança. Análise e reflexão sobre as diversas manifestações artísticas utilizadas na arte da educação da Pedagogia Waldorf.
1.4.8. Estudos transversais em Artes-Manuais escolares
Estudos transversais: as artes-manuais e as demais disciplinas escolares. As artes-manuais e a educação fora da escola. Arte-manual no currículo de artes na escola convencional. Elementos da cultura popular na escola através das artes-manuais. Meio-ambiente e artes-manuais: da matéria bruta à artesania em sala de aula.
1.4.9. A Arte-Manual e a construção de brinquedos
O brincar e o brinquedo na sala de aula e fora dela. A estética do brincar e do brinquedo. A arte-manual na construção de brinquedos. A arte-manual na construção de brinquedos: protagonismo infantil.
1.4.10. As Artes-Manuais na literatura
Aproximar as palavras literatura e corpo, a partir do paradigma da experiência, que considera os saberes e narrativas de cada um. Por meio da leitura de textos literários que abordam o fazer manual, como, por exemplo: A moça tecelã, os mitos de Aracne, Filomena e Penélope, além de textos de Virgínia Woolf e Maria Gabriela Llansol que tratam do ofício da escrita como uma prática do corpo como um todo e não exclusivamente da razão. Trabalhar as memórias têxteis e a escritura de cada um, considerando que cada página escrita é uma paisagem a ser tecida.
1.4.11.TCC (artigo de conclusão de curso)

* Os cronogramas das aulas serão entregues no começo de cada semestre.
** O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve ser concluído ao término do curso e revisado em até 90 dias após o último módulo. Entende-se por TCC nesse curso, a preparação e apresentação pública de uma escrita para uma banca de especialistas, mestres e/ou doutores. A carga horária desse trabalho não está somada à carga total do curso.
*** As atividades artísticas comporão parte importante da avaliação de desempenho juntamente com a escrita.