… do que a pesquisa acadêmica nos pode dar: “Pressupostos da pesquisa: o saber está em toda parte; o mundo é uma voz a ser ouvida; o pesquisador é um narrador que vai levar ao público a experiência e assume um compromisso para que outros aprendam com ela. O discurso acadêmico é o discurso da explicitação”, Luiza Helena da Silva Christov, doutora em educação, professora do Instituto de Artes da Unesp, consultora em projetos de formação de professores e parte do núcleo de pesquisa acadêmica d’ A Casa Tombada.

PROPOSTA DO CURSO

O desejo fundamental desse curso é o de promover encontros entre profissionais da educação, das artes visuais, da literatura e demais interessados (e apaixonados) pelo que chamamos de “livro para a infância”. O termo, no entanto, não é destino ou chegada: é ponto de partida.

No curso, dialogaremos a partir deste objeto que, no Brasil, vem agenciando diferentes lugares nestas três áreas. Sob o compromisso de uma especialização lato-sensu, sugerimos um amplo leque de possibilidades para que o estudante tenha a oportunidade de se perceber como pesquisador das relações possíveis nos espaços de mediação de leitura, estabelecendo conexões entre os processos artísticos que levam os leitores àquelas obras, sem deixar de lado as complexidades que envolvem o sistema de circulação de livros no Brasil. Aliás, “mediação” é o termo que aceitamos e usamos, mas será a palavra que (nos) define como amantes da leitura e do objeto livro?

Pensamos, também, como as narrativas podem ganhar ainda mais vigor se estas histórias forem contadas a partir de um jogo potente entre texto, imagem e projeto gráfico.

Mas, sob este pretexto, nos deparamos com mais outras questões: quais visões de infância são reveladas a partir das escolhas feitas nas etapas de um livro, esteja ele em uma grande, média ou pequena editora, ou tenha sido feito em grande escala ou a poucas mãos?

A aposta principal é: se partirmos da ideia de que um livro para a infância não é apenas uma etapa a ser “vencida” ou “superada” no processo de vida de um leitor e, sim, presença potente do bebê à maturidade, o que ele pode nos oferecer de fato na nossa relação com a leitura? Investigar as raízes e ramificações destes caminhos e, juntos, descobrir para onde ainda não estamos olhando e, quem sabe, contribuir para um maior acesso ao livro em nossos territórios de atuação.

 

Inscrições abertas de 30/9/19 a 1/12/19

​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

COORDENAÇÃO
DO CURSO

Prof. Esp. Cristiane Rogerio

 

ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO

Prof. Ms. Camila Feltre

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

 03/2020 A 11/2021 (24 MESES)
CARGA HORÁRIA TOTAL: 450 horas
REALIZAÇÃO DAS AULAS: há duas opções, com aulas semanais:
+ Opção 1 – Turma período da manhã: SEXTAS-FEIRAS DAS 9H ÀS 12H
+ Opção 2 – Turma período da noite: QUARTAS-FEIRAS DAS 19H30 ÀS 22H30

CONTATOS

e-mail: pos@acasatombada.com
WhatsApp: (11) 96362-7762
Fone: (11) 3675-6661

Professores e Colaboradores

Aline_Abreu
Aline
Abreu

Professora mestre em crítica literária (PUC-SP), escritora e ilustradora e autora de livros ilustrados (Menina Amarrotada, Esse Não é o Presente Que eu Pedi)

angela
Angela
Castelo Branco

Professora doutora em arte e educação (Unesp), poeta e pesquisadora da escrita e criadora d’A Casa Tombada

Camila-Feltre
Camila
Feltre

Professora mestre em arte e educação (Unesp), autora do livro É um Livro – Mediações e Leituras Possíveis

CAROLINAMOREYRA
Carolina
Moreyra

Professora formada pela London Film School, pesquisadora do livro ilustrado, roteirista e escritora (O Guarda-Chuva do Vovô, Lá e Aqui, Lulu e o Urso)

Cris
Cristiane
Rogerio

Professora especialista em narração de história, jornalista (foi editora 8 anos da Revista Crescer, coordenou Lista dos 30 Melhores Livros Infantis; criadora do blog Esconderijos do Tempo)

Giu
Giuliano
Tierno

Professor doutor em arte e educação (Unesp), narrador de histórias e criador d’A Casa Tombada

Arthur-Iraçu4
Iraçu
Fuscaldo

Mestre em arte e educação (UNESP), pesquisou sobre práticas oníricas e musicais de indígenas A’uwẽ_Xavante da aldeia Etenhiritipa (MT). Autor de materiais didáticos de Ensino Fundamental II da Editora Moderna.

Isabel Coelho
Isabel
Coelho

Doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP. Esteve à frente do Núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify, trabalho pelo qual recebeu o prêmio Bop (Bolonha, Itália, 2013) e atualmente é gerente editorial da FTD Educação.

leticia
Letícia
Liesenfeld

Professora mestre em comunicação e artes pela Universidade Nova de Lisboa, atriz e narradora de histórias, coordenadora da pós Narração Artística, d’ A Casa Tombada

luiza-christov
Luiza
Christov

Professora doutora em educação (PUC), professora assistente aposentada na Unesp, consultora de redes de educação básica, pública e privada

marcohaurelio
Marco
Haurélio

Escritor, professor e divulgador da literatura de cordel. Vários de seus livros foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo da Feira do Livro Bolonha e outros, selecionados em programas de governo.

MariaOberg
Maria Silvia
Oberg

Professora doutora em ciência da informação (mediação e ação cultural – USP), assessora em projetos e consultoria nas áreas de literatura infantojivenil (foi pesquisadora Biblioteca Monteiro Lobato-SP)

Maria_jose_Nobrega
Maria José
Nóbrega

Professora mestre em filologia e língua portuguesa (USP), assessora escolas particulares e coordena projetos de leitura em editoras, professora curso em Formação de Escritores (IseVec)

odilon_moraes
Odilon
Moraes

Mestrando da Unicamp em Artes, pesquisador do livro ilustrado, autor como escritor e ilustrador (Pedro e Lua, Rosa, A Princesinha Medrosa, Olavo)

Stela
Stela
Battaglia

Professora doutora em linguagem e educação pela USP, formadora de professores e mediadores de leitura em diversos locais

simone.jpg.180x270_q85_upscale
Simone
Paulino

Professora mestre em teoria literária e literatura comparada (USP), é jornalista, escritora (O Sonho Secreto de Alice, Como Clarice Lispectos Pode Mudar Sua Vida), editora, criadora da Editora Nós, editora na Buzz e colaboradora da Primavera Literária Brasileira, Departamento de Estudos Lusófonos da Université Paris-Sorbonne

SusanaVentura
Susana
Ventura

Professora doutora em Letras (USP), pesquisadora nos centros de pesquisa na área da Literatura: Centro de Estudos de Literaturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa – CLEPUL e do Centro de Pesquisas Interdisciplinares sobre os Mundos Ibéricos Contemporâneos – CRIMIC – Sorbonne, Paris IV, escritora (O Caderno da Avó Clara e Eu,  O Príncipe das Palmas Verdes e outros)

INVESTIMENTO

Valores, cronogramas e informações sobre inscrição e bolsa você encontra no edital de cada curso.

ww
Entrevistas

2 a 5/12/19 (em dia e horário a serem confirmados)

Matrículas

de 9 a 11/12/19