… do que a pesquisa acadêmica nos pode dar: “Pressupostos da pesquisa: o saber está em toda parte; o mundo é uma voz a ser ouvida; o pesquisador é um narrador que vai levar ao público a experiência e assume um compromisso para que outros aprendam com ela. O discurso acadêmico é o discurso da explicitação”, Luiza Helena da Silva Christov, doutora em educação, professora do Instituto de Artes da Unesp, consultora em projetos de formação de professores e parte do núcleo de pesquisa acadêmica d’ A Casa Tombada.

PROPOSTA DO CURSO

O curso apresenta como foco principal as dinâmicas envolvidas no fenômeno urbano da narração oral. Aborda as formas de pensar, atuar e dizer sobre esta arte (milenar) na atualidade especialmente em ambiente urbano. A narração oral reflete processos históricos de interdição e emancipação da palavra que são observados no curso a partir do seu viés poético, estético, ético e político. O saber de experiência é central nesta abordagem. Como a minha própria história me inscreve no mundo? Os fundamentos desta arte, o encontro com os contos e seus contextos, processos de abertura poética, escrita, performance narrativa e seminário de pesquisa, são alguns pontos deste tecer conjunto. A arte narrativa é vista sob ângulos construídos na pluralidade de pensamentos, fruto do encontro e da escuta durante um percurso acadêmico.

INSCRIÇÕES DE 30/9/19 A 1/12/19

​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

COORDENAÇÃO
DO CURSO

Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira e Profa. Ms. Letícia Liesenfeld Erdtmann

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

03/2020 A 11/2021 (24 MESES)
Turma com aula semanal, de sexta-feiras, das 9h às 12h30.
(Carga horária 450 horas)

CONTATOS

e-mail: pos@acasatombada.com
WhatsApp: (11) 96362-7762
Fone: (11) 3675-6661

Professores e Colaboradores

angela
Angela
Castelo Branco

Professora doutora em arte e educação (Unesp), poeta e pesquisadora da escrita e criadora d’A Casa Tombada

Cris
Cristiane
Rogerio

Professora especialista em narração de história, jornalista (foi editora 8 anos da Revista Crescer, coordenou Lista dos 30 Melhores Livros Infantis; criadora do blog Esconderijos do Tempo)

Giu
Giuliano
Tierno

Professor doutor em arte e educação (Unesp), narrador de histórias e criador d’A Casa Tombada

leticia
Letícia
Liesenfeld

Professora mestre em comunicação e artes pela Universidade Nova de Lisboa, atriz e narradora de histórias, coordenadora da pós Narração Artística, d’ A Casa Tombada

luiza-christov
Luiza
Christov

Professora doutora em educação (PUC), professora assistente aposentada na Unesp, consultora de redes de educação básica, pública e privada

marcohaurelio
Marco
Haurélio

Escritor,  Cursou Letras na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordena, atualmente, pela editora Nova Alexandria, a Coleção Clássicos em Cordel. É colaborador do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, da Universidade do Algarve, Faro, Portugal.

e professoras e professores convidados.
Investimento

Valores, cronogramas e informações sobre inscrição e bolsa você encontra no edital de cada curso.

ww
Entrevistas

2 a 5/12/19 (em dia e horário a serem confirmados)

Matrículas

9 a 11/12/19 (online)