Sobre o núcleo
Infância Sem Excesso: Educação poética para o consumo com Elisa Lunardi e Tatiana Garrido
Um conjunto de encontros de Educação poética para o consumo. Um percurso que dará atenção aos gestos, brincadeiras, movimentos expressivos e investigações da criança, dispensando os excessos que não pertencem a ela. Usaremos a lente das crianças para avivar as percepções dos “muitos” que nublam nosso dia a dia. E assim, atuaremos juntos em direção ao essencial que é cuidar das infâncias e do mundo que vivemos.
Como acontece
16/03 – Encontro 1 – Expansão da infância no adulto
Encontro resgate de experiências significativas da infância. Reconstrução de imagens, brincadeiras, desejos, arte para eclosão de uma criança, do eu no todo.
30/03 – Encontro 2 – Invisibilidade dos excessos
O que há de muito na infância que não é da sua própria abundância? Um momento de ativar a percepção dos excessos, ruídos, falações, do que turva as águas claras da infância.
13/04 – Encontro 3 – Tempo presente na grandeza do miúdo
Presença, relação e tempo: que alquimia é essa? Num tempo sem tempo, em que todo dia era hoje ou em que o amanhã é mais projetado que o agora, vamos dar atenção aos encontros pungentes da criança.
27/04 – Encontro 4 – Consumismo não é brincadeira
O consumismo chega sorrateiro e se transforma em modo de ser (de ter). Do que a criança realmente precisa? o que é precisar? quais paisagens compõem as nossas vidas? Devidamente desassossegados com a questão do consumismo na infância, percorreremos caminhos de salvamento.
11/05 – Encontro 5 – Shhh crianças brincando
Com cuidado, escuta e com a licença das crianças, vamos espiar a brincadeira miúda. uma observação que nos traz um começo de mundo a todo instante. No silêncio do adulto faremos reverberar ações primordiais que compõem a infância.
25/05 – Encontro 6 – Miudear o mundo
Enalteceremos e inventaremos ações (do dia a dia e em datas comemorativas) que cabem na palma da nossa mão. Faremos um mexe mexe nos guardados e catados, para ressignificar e alargar a importância das coisas.
15/06 – Encontro 7 – Quem se encanta se importa, o cultivo da nossa natureza
Um encontro necessário para ativar relações primordiais ao pulso do mundo.
29/06 – Encontro 8 – Enlace
Cada participante trará uma proposição expressiva para criarmos juntos uma reconstrução imagética da paisagem de uma infância não consumista.
Referências
O capitalismo desloca – Ladislau Dowbor
O desaparecimento dos rituais – Byung-Chul Han
Sociedade do cansaço – Byung-Chul Han
Revolução das plantas – Stefani Mancuso
Cafundó da infância – Carlos Lebeis
A última criança na natureza – Richard Louv
A poética do espaço – Gaston Bachelard
A vez e a voz das crianças – Adriana Friedmann
Desemparedamento da infância – Instituto Alana
Ideias para adiar o fim do mundo – Ailton Krenak
Nu de botas – Antônio Prata
A Inutilidade do Inútil – Nuccio Ordini
A Mercadoria mais precisosa – Jean-Claude Grumberg
Venha Conhecer o Mundo – Josca Ailine Baroukh e Paula F. Fonseca
A fábrica de cretinos digitais – Michel Desmurget
Você troca – Eva Furnari
A alma perdida – Olga Tokarczuk
Poesia das coisas – Silvana Tavano e Adriana Fernandes
Site:
Instituto Alana – www.alana.org.br
Vídeo:
O menino e o mundo
Caminho dos gigantes
Sobre Elisa Lunardi e Tatiana Garrido
Elisa Lunardi e Tati Garrido, pesquisadoras das infâncias, mães e, entre tantas outras formas de ser, educadoras despertas à poética das crianças. Se encontraram na descoberta da beleza e dimensão das miudezas. Idealizaram, assim, a Infância sem Excesso. Procuram, catam, colecionam e inventam pequenas práticas, à favor do meio e das infâncias, que valem uma enormidade. Por meio da arte, presença, atitude brincante e simplicidade contribuem com o contraste ao consumo excessivo e automatismos da vida contemporânea. Buscam espalhar este movimento educativo, devolvendo aos adultos e às crianças o tempo e as essencialidades das infâncias.
Elisa Lunardi, Elisa Lunardi, educadora, mãe do Francisco e da Maria e investigadora das questões ambientais e sociais que dialogam com as infâncias. Idealizadora da Infância Sem Excesso, atelierista, professora de Educação poética para o consumo, se especializando em A natureza que somos. Com olhar atento aos excessos, acredita que tecer com as crianças novas formas de consumo é um dos caminhos de cuidar do meio e de suas relações.
Tati Garrido, educadora, especialista em escrita não ficcional, porém poética, atelierista da linguagem e se especializando em escutas antropológicas da infância. Professora na educação infantil e idealizadora da Infância Sem Excesso e do Rosa-te. Tem grande interesse nas mais variadas formas de educação, em especial as de veia artística, as que dão atenção às miudezas e as que têm a experiência como forma de aproximação ao conhecimento.
Quando
às quintas-feiras – das 19h30 às 21h30
8 encontros online e ao vivo
Aulas gravadas com acesso por três meses
Início – 16/03 a 29/06/23
Investimento
R$ 590,00 (dividido em 4 vezes no cartão)
Descontos:
10% para estudantes e ex-estudantes de cursos livres d’A Casa
15% para ex-estudantes de pós d’A Casa
20% para estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduações d’A Casa