Sobre o curso
Grupo de estudos online –Sobre a (des)materialização da Escola [Estudos das Palavras e das Materialidades Escolares]
com Giuliano Tierno
Desmaterializar é um verbo transitivo direto e prenominal. O que é um verbo transitivo direto? É um verbo que precisa de um complemento para fazer sentido. O que é um verbo prenominal? É aquele acompanhado de pronomes em sua conjugação podendo ter uma conjugação reflexiva ou recíproca. Portanto, desmaterializar neste nosso percurso de estudos será compreendido como uma ação que age simultaneamente nos sujeitos da ação e nas coisas do mundo. Pensar na desmaterialização da Escola aqui terá duas direções: como está se dando simultaneamente o processo de desmaterialização dos agentes da escolares e das materialidades próprias da Escola. Partiremos do entendimento das materialidades próprias da Escola a partir dos estudos de Jan Masschelein e Maarten Simons. Algumas pistas destas (des) materialidades que serão estudadas pelo Grupo de Estudos: a ênfase na produtividade e no excesso de informação nos processos pedagógicos; a hegemonia das abordagens cognitivistas contemporâneas da Educação, presentes, inclusive, em documentos oficiais (vide BNCC); a antecipada afirmação de conceituações de fenômenos sociais complexos antes da experiência com as matérias e materialidades do mundo e da vinculação com os fenômenos tratados na Escola, por parte do estudantes; a crescente (sobretudo após a pandemia da COVID-19) presença da tecnologia digital e da Inteligência Artificial (a exemplo do Chat GPT) no cotidiano Escolar. A experiência será transversalizada com o estudo das relações entre as (des) materialidades da escola e as palavras que produzem relatos sobre as experiências pedagógicas, tendo como sustentação a convicção de que as palavras fazem coisas conosco e de que fazemos coisas com as palavras. Quais as relações possíveis entre as palavras e as coisas da Escola hoje?
Objetivos de Aprendizagem:
- Produzir perguntas para a própria experiência pedagógica na Escola;
- Investigar as materialidades escolares;
- Pensar a Escola a partir de suas materialidades e reconhecer o que elas nos ensinam;
- Refletir os processos de desmaterialização da Escola e seus efeitos;
- Articular as dimensões ética, estética, política da Escola a partir dos processos de desmaterialização sofridos nas sociedades contemporâneas;
- Compreender as relações entre as materialidades e as palavras;
- Reconhecer como nomeamos os fenômenos vivenciados na Escola que cultiva materialidades e na Escola que cultiva a desmaterialização;
- Articular as discussões às práticas pedagógicas vivenciadas na Escola: refletir a própria prática pedagógica;
Tópicos de estudo:
- Abrir-se às palavras: matéria, materialidade, desmaterializar;
- A desmaterialização da educação: indícios, sinais, pistas… leituras possíveis;
- Matéria e materialidade em Tim Ingold;
- A relação entre as palavras e as coisas escolares: a língua da escola;
- A escola: formas, gestos, materialidades;
- Parte 1 : Estudo/ leitura em voz alta/ conversa ao redor do texto: Das mãos e das maneiras de Jorge Larrosa;
- Parte 2 : Estudo/ leitura em voz alta/ conversa ao redor do texto: Das mãos e das maneiras de Jorge Larrosa;
- Roda de Leituras: textos produzidos pelos participantes sobre os achados no percurso de estudos.
Referências:
FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2007.
_____________ A dúvida. São Paulo: Annablume, 2011.
INGOLD, Tim. Estar vivo. Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2015.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
_____________ A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LARROSA, Jorge. Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
_____________ Esperando não se sabe o quê. Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
MASSCHELEIN e SIMONS, Jan e Maarten. Em defesa da escola. Uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013
Giuliano Tierno | Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d?A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel’A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação – Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos – Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel?A Casa Tombada Edições, 2017.
Quando
terças-feiras – das 19h30 às 21h30
8 encontros online e ao vivo no Zoom
Aulas gravadas com acesso por três meses
Início – 28/08 a 04/12/23
Investimento
R$ 480,00 (dividido em 4 vezes no cartão)
Descontos:
10% para estudantes e ex-estudantes de cursos livres d’A Casa
15% para ex-estudantes de pós d’A Casa
20% para estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduações d’A Casa
Solicite o cupom por email: cursos@acasatombada.com