Epistemologias do Extremo Sul

 

por Ananda Luz

 

Há mil formas de um livro nascer. Esse foi coletivo, desde o início até chegar ao mundo. Fruto do trabalho de estudantes do mestrado de Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER-UFSB). O livro é gestado após o I Seminário Regional de Ensino e Relações Étnico-Raciais: Mulheres, Culturas e Políticas. Um seminário organizado por estudantes da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, que sabiam a importância de estar fazendo mestrado em uma universidade pública no interior do Brasil. Estudantes que sabiam a relevância de compartilhar com a comunidade tudo que estavam aprendendo. Estudantes que sabiam a importância de aprender com a comunidade, de trazer para universidade os saberes que já existiam ali antes da universidade existir. Foram três dias de seminário, três turnos e centenas de pessoas de todo Brasil, mas principalmente do Extremo Sul baiano. Pessoas que compartilharam muitos saberes. Só o seminário em si, bastava, os anais do seminário que ficou muito legal já estava mais que bom, mas não. Na alegria que esse coletivo teve em ter feito o mestrado, na alegria dos encontros desses/nesses espaços, na alegria de continuar compartilhando, na alegria de saber a importância do mestrado – primeiro da região – no território de identidade Extremo Sul, nasce a ideia do livro.

 

Epistemologias do Extremo Sul Organizadores: Ananda da Luz Ferreira, Gilson Brandão de Oliveira Junior, Jéssica Silva Pereira, Maurício de Novais Reis. Editora Fi, 2021.

 

Da alegria nasce vida. Vida que gera saberes. Vida que está presente na capa, obra do multiartista e Mestre do Saber Itamar dos Anjos que também se tornou mestre pelo programa. Vida que nasce no interior desse livro e contam, em seus capítulos, um pouco do que os/as estudantes do programa formularam durante e após a formação. O livro convidou, sim, o livro porque ele tem vida, alguns/algumas professores/as que se agregaram a nossa caminhada e contaram Histórias, ora sobre o Extremo Sul, ora sobre o mestrado, ora sobre o livro. Porque são muitas histórias, muitas… Tantas que não caberia em um livro, precisaria de mais alguns. O livro, que recebe o nome Epistemologias do Extremo Sul, transbordou e convidou professores/as da UNEB e do IF-Baiano, para compor suas páginas; não podíamos seguir sem contar o que de maravilhoso ocorre em instituições parceiras. Somos muites!

Por ser vivo, alegre e festivo convido para leitura desse livro que, em formato digital, está disponível para baixar: https://www.editorafi.com/161ppger 

 

 

 

 

Ananda da Luz Ferreira vive em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Foi aluna da turma 07 da pós-graduação O Livro Para Infância. Fez seu mestrado em Ensino e Relações Étnico-Raciais na UFSB. Atua como educadora e pesquisadora do livro para infância, das relações étnico-raciais e das infâncias. 

 

Cursos d'A Casa

[29/04/21] Descobrindo os 4 elementos da astrologia em nós – com Liliane Pellegrini e Melissa Migliori

[13/03/21] Correnteza: uma jornada de mulher em jogo – com Yohana Ciotti

[09/03/21] Educação antirracista com histórias: mitos e contos africanos e afro-brasileiros – com Giselda Perê

[09/03/21] Ateliê de voz: escuta, experiência e criação – com Renata Gelamo

[09/03/21] Escreviver – com Lúcia Castello Branco

[08/03/21] A Linha e seus papéis – com Edith Derdyk