Conversa: EDUCAÇÃO = ESCOLA + CIDADE com Lourdes Atié

Sobre o encontro

Muito se fala que a educação no Brasil é ruim. Mas de qual educação estamos falando? A proposta do nosso encontro é conversar sobre o que significa educar na contemporaneidade e qual o papel da cidade neste processo. Vamos debater que uma cidade pode ser educadora e assim ajudar a escola a cumprir sua função pedagógica.

Quem é a professora?

Lourdes Atié é socióloga, formada pela UFRJ, com especialização em Educação Infantil e com pós-graduação em Educação pela FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Argentina). Tem mais de trinta anos de experiência no campo da Educação, como produtora de conteúdos e com formação de professores. É diretora da empresa de Consultoria Educacional Ideias Futuras, onde atua como assessora pedagógica em diversos contratos. Entre eles, é Editora de Prospecção do Grupo A, na área das Ciências Humanas e autora do projeto editorial e membro Comissão Editorial da Revista Pedagógica Pátio – Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

É professora do Instituto Singularidades, no curso de pós- graduação para Coordenadores Pedagógicos. É Assessora Pedagógica da ONG Doutores da Alegria para a construção do Projeto Pedagógico e na formação dos formadores, além de trabalhar na construção e atualização do Projeto Pedagógico para a Escola de Palhaços. É formadora do Centro Paula Souza, SP, em Gestão de Currículo e Coordenação Pedagógica. É autora do livro de literatura infantil Almanaque dos Contos de Fadas, publicado pela Editora Moderna. Faz parte da equipe de especialistas que seleciona as melhores obras do ano no campo da Literatura Infantil e Juvenil para a Revista Crescer. Desenvolve ações de assessoria para escolas das redes privadas e publicas, para atualização curricular e elaboração do Projeto Pedagógico. Acabou de realizar o trabalho de assessora pedagógica da ONG Conviver Saber Social, na formação docente do projeto educativo da Escola de Palmital, em Lagoa Santa, MG, que teve a duração de um ano e meio. Coordenou por 08 anos a comissão de selecionadores do Prêmio VIVALEITURA, do MEC, Minc e OEI. Em agosto/2017 foi Palestrante do TEDxSP, onde fez uma apresentação para dez mil pessoas no estádio Allianz, em SP, sobre o poder de transformação do professor (https://www.youtube.com/watch?v=91Uh4tME7KY).

É autora das publicações do Programa Escolar da empresa Faber-Castell, voltadas para a formação docente, onde realizou até 2017 encontros de professores e gestores em todo Brasil. Produziu conteúdos educativos especializados para as editoras Moderna, SM e Cosac Naif. Já trabalhou como assessora pedagógica no Canal Futura e TV Cultura, além de ter dirigido o Centro de Estudos da Escola da Vila, SP.

Quando

22 de janeiro
(terça das 19h30 às 22h30)

Público

Geral

Turma

30 vagas

Investimento

R$ 50,00

Outros cursos d'A Casa

[31/01] 1 Encontro gratuito da Rede de Escolas Desmedicalizadas

[20/02] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/01] Simpatias pra Querer Bem | as palavras da Canção percorrem a nossa História Recital com Penélope Martins e Socorro Lira

[30/01] Oficina: Tudo o que é mundo pode ser escrita com: Coletivo do outro lado da rua

[30/01] A Música da História com Ana Luísa Lacombe

[29/01] Oficina: Bordar a Voz com Angela Castelo Branco e Renata Gelamo

[29/01] Inventório na Casa: uma conversa sobre livros informativos com Ana Paula Campos

[28/01 e 29/01] Chaves para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[27/01] CURSO: Canto Coletivo: um Brinquedo Divertido, com Cristiano Gouveia

[27/01] Sessão de Contos: Brincando e criando a sua história com Sambalelê

[25/01] Contos d’ As mil e uma noites com Gislayne Matos

[23/01] Livros, infâncias e materialidades com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[22/01] Papel, dobra e recorte: criando livros com Camila Feltre, Fernanda Ozilak e Gabriela Ribeiro

[21/01 a 24/01] Curso: O poder das histórias de Shérérazade nas 1001 Noites com Gislayne Matos

[02/02] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia, com Ricardo Fiorotto

[21/01 a 26/01] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[Inscrições Encerradas] Artes Manuais para a Educação

[Inscrições Encerradas] Caminhada como método para a arte e educação

[ Inscrições Encerradas ] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis

[01/02] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos – 1ºsem/2019