Sobre o curso
Curso Livre – A vocação do professor [sobre restaurar alguma dignidade perdida]
com Giuliano Tierno
Ementa:
As palavras vocação e dignidade talvez caminhem juntas desde sempre. Na palavra vocação há algo de promessa, de tornar-se o que se é, de singularidade, portanto de dignidade. Para Kant, filósofo alemão (do século XVIII-XIX), a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, que não é passível de ser substituído por um equivalente. Dito de outro modo, é uma qualidade inerente aos seres humanos enquanto entes morais e éticos. Portanto, dignidade e emancipação são fundamentais para o exercício da razão prática, por isso necessitamos resguardá-las. É possível a emancipação sem o cuidado com a nossa vocação? Emancipação e vocação, duas palavras e um propósito: salvaguardar a dignidade humana. A pergunta que se coloca, então: como estão vivendo/existindo professores e professoras hoje? Refletir sua vocação talvez seja entoar ou “erguer” (hooks, 2019) vozes antigas no vozerio que compõe o contorno de sua dignidade. Nestes 4 (quatro) encontros vamos refletir, a partir de autores e autoras convidados, enlaçados nas experiências dos participantes, quais as pistas para restaurarmos alguma dignidade perdida da vocação de professoras e professores.
Tópicos do curso:
- As muitas formas de pensar a palavra vocação;
- Sobre “Erguer a Voz” em bell hooks e outras prosas sobre dignidade da vida;
- A Aula como lugar da voz, lugar de se “substancializar e de se realizar” (ZAMBRANO, 2002) como professor;
- As vozes na voz do/a professor/a: pistas para o bem viver e para o viver bem.
Público alvo: educadores em geral dos vários segmentos do ensino (infantil, fundamental, médio); educadores sociais; educadores do ensino não-formal; arte/educadores; e, interessados em geral.
Referências
BANIWA, André Fernando. Bem viver e viver bem. Segundo o povo Baniwa no Noroeste Amazônico Brasileiro. Curitiba: Ed. UFPR, 2019.
HOOKS, bell. Erguer a voz. Pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Editora Elefante: 2019.
KRENAK, Ailton. O futuro é ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê. Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
NOVARINA, Valène. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
ZAMBRANO, María. O sonho criador. Lisboa/PT: Assírio&Alvim, 2006.
Giuliano Tierno | Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d?A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel’A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação – Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos – Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel?A Casa Tombada Edições, 2017.
Quando
terças-feiras – das 20h às 21h30
4 encontros online e ao vivo no Zoom
Aulas gravadas com acesso por três meses
Início – 31/10 a 21/11/23
Investimento
R$ 240,00 (dividido em 4 vezes no cartão)
Descontos:
10% para estudantes e ex-estudantes de cursos livres d’A Casa
15% para ex-estudantes de pós d’A Casa
20% para estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduações d’A Casa
Solicite o cupom por email: cursos@acasatombada.com