… do que a pesquisa acadêmica nos pode dar: “Pressupostos da pesquisa: o saber está em toda parte; o mundo é uma voz a ser ouvida; o pesquisador é um narrador que vai levar ao público a experiência e assume um compromisso para que outros aprendam com ela. O discurso acadêmico é o discurso da explicitação”, Luiza Helena da Silva Christov, doutora em educação, professora do Instituto de Artes da Unesp, consultora em projetos de formação de professores e parte do núcleo de pesquisa acadêmica d’ A Casa Tombada.

PROPOSTA DO CURSO

O enunciado “Caminhada como prática poética” visa agrupar distintas experiências na Arte e na Educação. O ‘ato de caminhar’ é uma ação atávica e  fundamental para a construção dos percursos da civilização humana. Iremos focar na produção de conceitos e elaboração de procedimentos criativos baseados na prática recente de “artistas-caminhantes” , dentro do cenário da  Arte Contemporânea, como nova modalidade de pensar e produzir novas e outras metodologias ao Ensino e produção da Arte e Educação, envolvendo distintas áreas do conhecimento.

Os cruzamentos interdisciplinares entre Arte, Ciência (Humana e Exata) e Técnica, através  da presença  de profissionais ligados às várias áreas  do conhecimento que possam enriquecer o repertório para que, justamente, a prática da caminhada – como matéria poética –  seja evidenciada como  uma construção possível de elaboração de métodos para a observação, formulação  e apropriação de informações  e produção de conhecimentos revertido  em experiências poéticas e educadoras.  A maneira como o Curso será constituído – entre Teoria e Prática – , almeja oferecerextensa referências bibliográficas, material iconográfico e práticas imersivas – dentro/fora da cidade –, e embasando pesquisas e poéticas pessoais que possam se concretizar em produções artísticas  – através de  textos poéticos, livros de artista, performances, vídeos e/ou ou ensaios teóricos e reflexivos – bem como a estruturação/elaboração de métodos aplicáveis  à Educação.

INSCRIÇÕES DE 30/9/19 A 2/2/20

​COORDENAÇÃO
GERAL

Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira

CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO

Edith Derdyk – Doctora Honoris Causa, Artista, Escritora

PERÍODO DE
REALIZAÇÃO

03/2020 A 11/2021 (24 MESES)
CARGA HORÁRIA TOTAL: 450 horas
REALIZAÇÃO DAS AULAS: Turma com aulas mensais (um final de semana por mês), imersivas, sábados e domingos, das 10h às 18h.

INVESTIMENTO

Valores, cronogramas e informações sobre inscrição e bolsa você encontra no edital de cada curso.

CONTATOS

e-mail: pos@acasatombada.com
WhatsApp: (11) 96362-7762
Fone: (11) 3675-6661