Bibliografia
BERTAZZO, I. Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento. São Paulo: Sesc,
2004.
BOGÉA, I. A linguagem do corpo In: BERTAZZO, I. Espaço e corpo: guia de
reeducação do movimento. São Paulo: Sesc, 2004, p. 119.
CHOKLER, M.H. La Aventura Dialógica de La Infancia. Ciudad Autónoma de Buenos
Aires: Cinco, 2017.
CHOKLER, M.H. Importancia de la libertad de movimiento em la génesis temprana de
la subjetividad: sus condiciones y sus riesgos. Biblioteca Virtual Rede Pikler Brasil.
Disponível em:. Acesso em: 23 abr. 2021a.
CHOKLER, M. H. Neuropsicosociologia del desarrollo. Biblioteca Virtual Rede Pikler
Brasil. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2021b.
COHN, C. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
DUNKER, C; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista – como escutar os outros pode
transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
ECKSCHMIDT, S. Ndiphilile: eu estou viva! São Paulo: Eco livros, 2015.
FALK, J. Abordagem Pikler: educação infantil. São Paulo: Omnisciência, 2010.
FEDER, A.S. Una mirada adulta sobre el niño em acción. El sentido del movimento
em la protoinfancia. Buenos Aires: Ediciones Cinco, 2014.
FERRO, F. Germinar. Letra de música. Disponível em:
. Acesso em: 23 abr. 2021.
FRIEDMANN, A. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez, 2013.
FRIEDMANN, A, “Protagonismo infantil,” Plataforma de Pesquisas - A Casa
Tombada. Disponível http://biblioteca.acasatombada.com.br/omeka/items/show/1391.
Acesso em: 26 abr. 2021.
HILLMAN, J. O código do ser. Uma busca do caráter e da vocação pessoal. Rio de
Janeiro: Objetiva, 1996.
INGOLD, T. Antropologia, pra que serve? Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
KAUR, R. Meu corpo minha casa. São Paulo: Planeta, 2020.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
LE BRETON, D. Antropologia dos sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MIRANDA, D. S. de. Prefácio. In: BERTAZZO, I. Espaço e corpo: guia de reeducação
do movimento. São Paulo: Sesc, 2004, p. 5-6.
MUNDURUKU, D. O homem que roubava horas. São Paulo: Brinque-Book, 2007.
PIKLER, E. Moverse en libertad. Desarrollo de la motricidad global. Madrid: Narcea,
1969.
PRATA, A. Nu, de botas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
ROLF, I.P. Rolfing: a integração das estruturas humanas. São Paulo: Martins Fontes,
1999.
SANTOS, L.A.M. O corpo próprio como princípio educativo – A perspectiva de
Merleau-Ponty. Curitiba: Appris, 2016.
SKLIAR, C. O ensinar enquanto travessia. Salvador: EDUFBA, 2014.
SKLIAR, C. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.