Bibliografia
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente - 6a ed. - São Paulo: Martins Fontes, 1998
OLIVEIRA, Rayssa. Espaços afetivos: habitar a escola - 1a ed. - São Paulo: Ed. do Autor, 2021
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias - 1a ed. - São Paulo: Panda Books, 2020
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009
PROENÇA, Maria Alice. O registro e a documentação pedagógica: entre o real e o ideal... o possível - 1a ed. - São Paulo: Panda Books, 2021
PROENÇA, Maria Alice. Práticadocente: aabordagem de Reggio Emilia e o trabalho com projetos e portfolios e redes formativas- 1. Ed. – São Paulo: Panda
Educação, 2018. 160pp
DOWBOR, Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro - 2a ed. - São Paulo, SP : Cortez, 2008
PASSOS, E. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade - 1a ed. - ****: Sulina, 2017.
VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância; tradução Thais Helena
Bonini; revisão técnica Tais Romero Gonçalves – 1a ed. – São Paulo: Phorte, 2017.
SODRÉ, L.G.P. As indicações das crianças sobre uma edificação adaptada para a educação infantil. Estudos e pesquisas em psicologia, n. 1, UERJ, jan-jun/2005.
CHANAN, Marcela. A fotografia como registro pedagógico na educação infantil. Cultura Infantil, 2021. Disponível em: https://www.blogculturainfantil.com.br/post/a-
fotografia-como-registro-pedagogico-na-educacao-infantil. Acesso em 23 mai. 2022.
RIOS, Terezinha Azerêdo. O espaço físico da escola é um espaço pedagógico. Nova escola, 2011. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/476/o-espaco-
fisico-da-escola-e-um-espaco-pedagogico. Acesso em 17 jun 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/1882/registros-que-fazem-o-professor-refletir-sobre-a-pratica