Bibliografia
ADORNO, Theodor W. “Educação após Auschwitz”. In: Educação e emancipação. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1995. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5090779/mod_resource/content/1/AdornoEducacao-apos-Auschwitz.pdf Acesso em: 12/10/2022.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4179825/mod_resource/content/1/EDUCA%C
3%87%C3%83O%20E%20EMANCIPA%C3%87%C3%83O.pdf Acesso em:
18/10/2022.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. A ética na pesquisa etnográfica com crianças:
primeiras problematizações. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.9, n.1, p.235-245,
jan./jun. 2014. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
Acesso em: 15/10/2022
DIDONET, Vital. Creche: a que veio… para onde vai… In DIDONET, Vital (Org).
Em aberto – educação infantil: a creche, um bom espaço. Instituto Nacional de Estudos
e Pesquisas Educacionais, v. 18, n.73, Brasília, p.11 – 27, 2001.
37
FRIEDMANN Adriana. Ética e respeito pelas crianças e suas infâncias. 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade.
Tradução de Marcelo Brandão Cipolla-São Paulo. 2013. Editora Martins Fontes, 2013
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.
Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017. 283p.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São
Paulo: Paz e Terra, 2012
ROBINSON, Ken (2006). How do schools kill creativity. In Technology,
Entertainment and Design - TED Conference. Monterey, California. Disponível em:
https://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_do_schools_kill_creativity Acesso em:
9/10/22.