-
Suíte da Ciranda: Trançando a Música, Narrativas Autobiográficas e Saberes Populares
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Suíte da Ciranda: Trançando a Música, Narrativas Autobiográficas e Saberes Populares
Autor
Sheila de Souza Ferreira Murahovschi
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Ao narrar minha história, apresento a música como elemento que permeia toda minha trajetória de vida, além de identificar elementos da tradição popular nela contidos. Teço relações entre passado e presente, apontando reflexões de como estes saberes se relacionaram ao longo do tempo e influenciaram minha atuação como educadora e musicista. O texto propõe uma reflexão dialógica entre os saberes populares transmitidos na vivência com Carroça de Mamulengos durante o curso de pós-graduação O que podemos fazer por nós mesmos? Saberes populares para a Arte e a Educação nas Vivências da Carroça de Mamulengos, realizado entre 2021 e 2022 – bem como minha história e ancestralidade. Recorro, assim, à imagem da “trança” – construída como um todo, por suas diferentes pontas e cores – para retratar como essas experiências ampliaram minha atuação como educadora no campo da música e das artes; tal qual a trança, ao mesmo tempo única e diversa, é o tripé onde os saberes convergem e se constituem. Utilizando a observação de fotografias, textos e relatos familiares coletados como recursos de absorção de tais saberes, é revelado como a música se fez presente ao longo de minha trajetória. Mostra-se, aqui, além de sua relevante influência, como tornou-se tradição nos moldes do conhecimento acadêmico e no movimento dos saberes populares. O presente trabalho recorre, ainda, para além daqueles saberes populares compartilhados na pós-graduação: aos conceitos presentes no campo da Filosofia, da Biossíntese, do método da Arte do Ser Cantante e da Psicologia Social. Alarga-se a percepção sensível e humana daquele que busca subsídios para a formação do educador no campo das Artes e da Música. Por fim, pretende conduzir e encorajar o leitor a se debruçar sobre sua própria história e, a partir dela, localizar e reconhecer elementos dos saberes contidos em nossa cultura popular, trazendo-os para a ação e transformação do pensamento como educador sensível, humano e criativo, que se conecta com o mundo a sua volta.
Assunto
arte educação | Autobiografia | Carroça de Mamulengos | Coral | Cultura popular | Ensino Coletivo de Música | Memória
Data
2022
Idioma
Bibliografia
ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. Edições Loyola, 1999. BOADELLA, D. A Árvore do Homem e Dimensões da Biossíntese. Tradução de Karen Sachs. Revisão e adaptação por Rubens Kignel. Centro de Biossíntese da Bahia. BRITO, T. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical; prefácio de Carlos Kater. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2011. COELHO, C. M. V. T. A experiência estética tecida pelo canto no processo social: sensibilidade, tempo e pertencimento. Diss. Universidade de São Paulo, 2017.
CORALINA, C. Melhores poemas Cora Coralina. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
DUSI, M. L. H. M., NEVES, M. M. B. D. J., ANTONY, S. Abordagem Gestáltica e Psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola. Paidéia: Ribeirão Preto, 2006.
FIGUEIREDO, C. A. Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, 2006.
FRANÇA, Schirley P. ARTE HUMANA-HUMANA ARTE. RevistAleph, n. 35, 2020.
FREIRE, P. DA AUTONOMIA, Pedagogia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLDBERG, D. J.; RAYNER, J. D. Os judeus e o judaísmo. Rio de Janeiro: Xenon, 1989.
GOLDSTAIN, M. H. Cantar, cantar, cantar... Um oceano de sonoridade. Organik, 2018. Disponível em: . Acesso em: 30 de janeiro de 2023. ISAACS, A., MARTIN, E. Dicionário de música. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1985.
GUIMARÃES, A. Parto sem medo. 1 Ed. São Paulo: Mulheres que decidem, 2016.
KAMENSZAIN, T. Bordado y costura del texto. Historia de amor (y otros ensayos sobre poesía), p. 207-211, 2000. KERR, S. et al. Carta canto coral. Ensaios: olhares sobre a música coral brasileira. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Música Coral, p. 198-238, 2006. MANFRIM, M. L., TOBIAS, J. A. Dr. Tobias: sua vida e a uniforme. Alta floresta: Editora EGM, 2005. PENHA, E. O Fruto de uma saudade, 1990.
PINKOLA-ESTÉS, C. Mulheres que correm com os lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
130
RUSSI, A. C. R. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Conexões, v. 9, n. 2, p. 219-226, 2011. SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. Unesp, 1992.
SILVA, F. M.; BORÉM, F. Marcos Leite e seus arranjos vocais para o grupo vocal Garganta Profunda: aspectos históricos e estilísticos. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPP0M), 2005.
SODRÉ, M. Samba, o dono do corpo. Mauad Editora Ltda, 1998.
SOMMERMAN, A. Iniciação feminina. Ed. Polar: São Paulo, 2021.
SOUZA, J. R. de. O ensino coletivo de cordas friccionadas produzido no Sesc-Consolação, comparado com propostas de ensino coletivo realizadas no Reino Unido e nos EUA: Trajetória histórica, diferenças e similaridades pedagógicas e socioculturais. 2016.