-
Sobre o brincar dos povos indígenas Tabajaras-Tapuio na narrativa de crianças da Aldeia Nazaré
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura
Título
Sobre o brincar dos povos indígenas Tabajaras-Tapuio na narrativa de crianças da Aldeia Nazaré
Autor
Carla Andrea Silva
Descrição
O trabalho de pesquisa ora socializado por meio deste texto envolveu um misto
de descobertas sobre a infância indígena no Estado do Piauí e permitiu à
pesquisadora adentrar mais especificamente na espacialidade onde vivem os
povos indígenas Tabajara e Tapuio, que residem na Comunidade Nazaré,
localizada na zona rural do município de Lagoa de São Francisco-Piauí. A
presente pesquisa assentou-se sob a intencionalidade de compreender o brincar
de crianças imersas nessa cultura, escolhendo por fonte, vozes infantis,
contando com a colaboração voluntária de duas crianças com idade de nove e
dez anos (Jaci e Tupã), cuja escuta foi mais planejada e dedicada. O olhar atento
aos hábitos, aos costumes e à organização coletiva presentes na comunidade
Nazaré constituíram-se a partir da participação e colaboração em um projeto
desenvolvido em meio as atividades do Museu Anízia Maria, o projeto Ciranda,
que esteve voltado para as crianças da comunidade. No desenvolvimento da
investigação científica, contando com a mediação lúdica, do desenho e da
tradição oral, a pesquisadora efetivou movimentos de escuta para adentrar na
compreensão dos gostos brincantes das duas crianças, identificar seus
companheiros de brincadeira, conhecer da interação com os adultos, seus
brincares em Nazaré, e tudo isso, em meio a sua condição de crianças indígenas
Tabajaras.
Assunto
Brincadeiras | Brincar | Infâncias indígenas | Povos Tabajara e Tapuio
Data
2024
Idioma
Bibliografia
BONFIM, Brunna Laryelle Silva et al. Agricultura Gueguê e Tabajara-Tapuio.
Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 7, p.
6145-6164, 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com Acesso:
17 ago 2024.
BORGES, Síria Emerenciana Napomuceno Borges; ALBUQUERQUE, Marleide
Lins de Albuquerque; FILHO, Deusdédit Carneiro Leite. (Org.) Narrativas
Indígenas e Cultura material: Piauí e Maranhão. Avant Gard Edições: Teresina
- PI: 2024.
CASTRO, Eduardo Viveiros de. A Inconstância da Alma Selvagem. São Paulo:
Cosac Naify, 1996.
CAVALCANTE, Aldenora. Indígena quer falar. Matéria alterada em 25 de
setembro de 2020. Disponível em:
https://revistarevestres.com.br/reportagem/indigena-quer-falar/ Acesso em 12
mai. 2024
COHN, C. O que as crianças indígenas têm a nos ensinar? O encontro da
etnologia indígena e da antropologia da criança. Horiz. Antropol., Porto Alegre,
ano 27, n. 60, p. 31-59, maio/ago. 2021
COHN, C. Antropologia da Criança. São Paulo: Jorge Zahar, 2005. (Coleção
passo-a-passo, n. 57).
COHN, C. A experiência da infância e o aprendizado entre os Xikrins. In:
SILVA, A. L. da; NUNES, A.; MACEDO, A. V. (Orgs.). Crianças indígenas:
ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
DIAS, C. M. M. Memória Escondida de uma sociedade: a guerra da
colonização que dizimou os povos nativos do Piauí. In: DIAS, C. M. M.;
SANTOS, P. de S. Histórias dos índios no Piauí. Teresina: Nova Aliança
Editora, 2016.
90
DIAS, C. M. M.; SANTOS, P. de S. Histórias dos índios no Piauí. Teresina:
Nova Aliança Editora, 2016.
FAUSTO, Carlos. ArtEffects: image, agencyand ritual in Amazonia. Lincoln:
Universityof Nebraska Press, 2020. (Tradução de David Rodgers).
FERREIRA, Manuela; NUNES, Ângela. Estudos da infância, antropologia e
etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Críticas, Brasília, v. 20, n.
41, p. 103-123, Jan/Abr, 2014. Disponível em:
. Acesso em: 13 out. 2024.
FRIEDMANN, A (Org.). Abrir-se à escuta das vozes infantis. São Paulo: Phorte
Editora, 2023.
FRIEDMANN, A. A Vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas
das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
FRIEDMANN, A. O olhar antropológico por dentro das infâncias: adentrando
nas casinhas das crianças. In: MEIRELES, Renata (Org.). Território do brincar:
diálogos com as escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015. P. 37-45. (Coleção
território do brincar). Disponível em: acesso em: 20 de janeiro de 2024.
FRIEDMANN, A. A arte de adentrar labirintos infantis. In: FRIEDMAN, Adriana;
ROMEU, Gabriela (Orgs.). Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas
de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Núcleo de Estudos
e Pesquisas em Simbolismo, infância e Desenvolvimento, 2016. (pp. 18-23).
Disponível em:
https://pdf.blucher.com.br/openaccess/9788580393514/completo.pdf Acesso
em 20 nov. 2024
FRIEDMANN, A. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a
infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. Disponível em:
https://territoriodobrincar.com.br/wp-
content/uploads/2015/06/Adriana_Friedmann_O_Universo_Simbolico_da_Crian
ca.pdf
FRIEDMANN, A. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez Editora,
2013.
FUSCALDO, A. I. A. RowapariDanho’re: sonhar e pegar cantos no xamanismo
a’uw͕ São Paulo, 2011.168 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual
Paulista, Instituto de Artes, 2011.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. 1 ed. 13a Reimp. Rio de
Janeiro: LTC, 2008.
GOMES, Helane Karoline Tavares; BOTTESI, Anna.; NASCIMENTO, Elayne
da Silva. Trajetórias e Processos no Museu Indígena Anízia Maria da
Comunidade Tabajara e Tapuio-Itamaraty, Estado do Piauí. Anais do I Fórum
Internacional Indígenas na História, 23 a 26 de novembro de 2021, UFMA, São
Luís (MA). Disponível em:
91
https://www.forumindigenasnahistoria.sinteseeventos.com.br/site/anais2#php2g
o_top Acesso em 30 out. 2024.
GOMES, Helane Karoline Tavares; BOTTESI, Anna.; NASCIMENTO, Elayne
da Silva. Trajetórias e processos no Museu Indígena Anízia Maria da
Comunidade Tabajara e Tapuio-Itamaraty, Estado Do Piauí. I Fórum
Internacional Indígenas na História, 23 a 26 de novembro de 2021, UFMA, São
Luís (MA), Evento online. Disponível em:
https://iris.unito.it/handle/2318/1885045?mode=full. Acesso em: 12 jul. 2024.
GRANDO, B. S.; XAVANTE, S. I.; CAMPOS, N. da S. Jogos/brincadeiras
indígenas: a memória lúdica de adultos e idosos de dezoito grupos étnicos. In:
GRANDO, B. S.(Org.).Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a
educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010. p. 89-122.
HEINEN, Maíra. Conheça as etnias que vão disputar os Jogos Mundiais
Indígenas. In: Agencia Brasil (2015). Disponível em:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-10/conheca-etnias-que-vao-
disputar-os-jogos-mundiais-indigenas Acesso: 29 nov. 2024.
IBGE. Censo Demográfico 2020. Disponível em:
https://www.ibge.gov.br/censo2020. Acesso em: 07 dez. 2023.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2015a. (Coleção Antropologia)
INGOLD, Tim. Antropologia não é etnografia. In: INGOLD, Tim. Estar vivo:
ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis, RJ: Vozes,
2015b. pp. 327-347.
IORIS, Edviges Marta. Ciência. Culto., São Paulo, v. 4, pág. 01-12, dezembro
de 2022. Disponível em
. Acesso em 06 mai. 2024.
http://dx.doi.org/10.5935/2317-6660.20220064.
KRAMER, S. Autoria e autorização: Questões éticas na Pesquisa com
crianças. Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002.
MUNDURUKU, D. Memórias de índio: uma quase biografia. Porto Alegre:
Edelbra, 2016.
NASCIMENTO, Lucinete Maria do; et al. Esteira de palha de coco babaçu:
trançado de palha, raízes de nossas vivências (Os Tabajara e Tapuio Itamaraty
da Comunidade Nazaré, Lagoa de São Francisco, PI). In: BORGES, Síria
Emerenciana Napomuceno Borges; ALBUQUERQUE, Marleide Lins de
Albuquerque; FILHO, Deusdédit Carneiro Leite. (Org.) Narrativas Indígenas e
Cultura material: Piauí e Maranhão. Avant Gard Edições: Teresina - PI: 2024.
pp. 46-54.
NUNES, A. No tempo e espaço: brincadeiras das crianças A’uwê-
Xavante. In: SILVA, A. L. da; NUNES, A.; MACEDO, A. V. (Orgs.). Crianças
indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
92
OLIVEIRA, Priscila da Silva; GOBBI, Marcia Aparecida. Crianças Guaranis
MBYA: seus desenhos e alguns aspectos do cotidiano na TEKOA PYAU. In:
ANJOS, C. I. dos; ARAUJO, L. A. de; PEREIRA, F. H. Pesquisas com, sobre e
para crianças. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.
OLIVEIRA, João Pacheco de. A Presença Indígena na Formação do Brasil.
Brasília: UNB, 1998.
PEREIRA, Antônio Alves. Trilhas da história e da cultura dos Tabajara e Tapuio
de Nazaré: ressignificando saberes escolares na comunidade. Dissertação
(Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST),
Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2023. 134 f. Disponível em:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/2375. Acesso em: 21 dez.
2023a.
PEREIRA, Antônio Alves. O Ressoar das Vozes que romperam o silêncio:
aspectos históricos e culturais dos povos Tabajara e Tapuio de Nazaré. São
Luis: 2023b. Produto educacional. Disponível em:
file:///D:/Carla%20Andr%C3%A9a/Downloads/O%20RESSOAR%20DAS%20V
OZES%20QUE%20ROMPERAM%20O%20SILE%CC%82NCIO%20Antonio%2
0Alves%20Pereira.pdf Acesso em 15 jan. 2024.
PEREIRA, Levi Marques. No mundo dos parentes: a socialização das
crianças adotadas entre os Kaiowá. In: SILVA, A. L. da, NUNES, A.;
MACEDO, A. V. (Orgs.). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São
Paulo: Global, 2002. p.117-149.
PIAUÍ. Lei no 7.389, de 27 de agosto de 2020. Reconhece formal e
expressamente a existência de povos indígenas nos limites territoriais do
estado do Piauí e dá outras providências. Disponível em:
https://sapl.al.pi.leg.br/norma/4720. Acesso: 13 out. 2024.
PIRES, Flávia. O que as crianças podem fazer pela antropologia? Horizontes
Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p. 137-157, jul./dez. 2010.
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ha/a/3kz5pdFYfh4dZW4XFxDyBqz/?format=pdf&lang=pt
Acesso: 15 mai 2024.
PROUT, Al. Participação, políticas e as condições da infância em mudança. In:
MÜLLER, F. (Org.). Infância em Perspectiva: políticas, pesquisas e instituições.
São Paulo: Cortez, 2010.
RESENDE, C. da C.; OLIVEIRA, V.H.N. de. Toré indígena Tabajara: dança,
cultura e transformações. In: SOUSA, I. V. de; Letras, linguísticas e Artes:
perspectivas críticas e teóricas 4 [recurso eletrônico] Ponta Grossa (PR): Atena
Editora, 2019. pp. 277-282. Disponível em:
https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/letras-linguisticas-e-artes-
perspectivas-criticas-e-teoricas-4 Acesso em 10 mar. 2024.
RIFIOTIS, F.C.; RIBEIRO, F.B.; COHN, C.; SHUCH, P.A antropologia e as
crianças: da consolidação de um campo de estudos aos seus desdobramentos
contemporâneos. Horizontes antropológicos. 27, 60. May-Aug 2021. Disponível
93
em: https://www.scielo.br/j/ha/a/QMvLhVkXYBkncKffjCs4yhL# Acesso em 15
out 2024.
ROCHA, E.; ZOIA, A. A Criança Indígena Negarotê, sua Infância e a Cultura
do Brincar nos seus Territórios. In: Anais do XXIX Seminário de Educação.
Porto Alegre: SBC, 2021. Disponível em:
https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu/article/view/20204 Acesso em 01 nov.
2024. pp. 693-701.
SANTOS, O Mocororó e sua importância para os povos indígenas do litoral
cearense- Resistência e Espiritualidade nos modos de fazer e consumir. In:
PEREIRA, Denise; SANTO, Janaína de Paula de Espírito (Orgs.). Culturas e
história dos povos indígenas [recurso eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Atena,
2020. pp.146-159.
SARAMAGO, J. A neve preta. In: SARAMAGO, J. Deste mundo e do outro. 8.
ed. Portugal: Caminho, 1995. pp. 223-226.
SILVA, A.L. da, NUNES, A.; MACEDO, A. V. (Orgs.). Crianças indígenas:
ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.
SILVA, B.I do B. de M.; MACEDO, João Paulo Povos indígenas no Piauí: se
escondeu para resistir e apareceu para existir! trajetória dos grupos indígenas
da etnia Tabajara no Piauí. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 23, n. 1, p.
51-65, jan./mar. 2022.
SILVA, B. R. A. Notas sobre a construção da Educação “diferenciada” entre os
Tabajara e Kalabaça de PORANGA. Cadernos do LEME, Campina Grande,
vol. 2, no 2, p. 78 – 97. jul./dez. 2010.
SOBRINHO, Francisco Gomes et al. O cachimbo e o petum no Toré Tabajara
em Piripiri, Piauí: uma via e conexão espiritual. In: BORGES, Síria
Emerenciana Napomuceno Borges; ALBUQUERQUE, Marleide Lins de
Albuquerque; FILHO, Deusdédit Carneiro Leite. (Org.) Narrativas Indígenas e
Cultura material: Piauí e Maranhão. Avant Gard Edições: Teresina - PI: 2024.
pp. 55-69.
SOUSA, Emilene Leite de; PIRES, Flávia Ferreira. Entendeu ou quer que eu
desenhe? Os desenhos na pesquisa com crianças e sua inserção nos textos
antropológicos. Horizontes Antropológicos, v. 27, n. 60, p. 61–93, maio 2021.
SOUSA, Andreilson Maia; João Luiz da Costa. Estado da Arte sobre o brincar
das crianças indígenas no Brasil. Rev. Acta Brasileira do Movimento Humano,
Vol.5, n.5., p.13-29 – Abr/Jun, 2015
TOREN, Christina. Anthropology as the whole science of what is to be human.
In: FOX, Richard G.; KING, Barbara J. (Eds.). Anthropology beyond culture.
New York: Oxford, 2002. p. 105-124.

