SELEÇÃO DE ACERVO: VALORIZANDO A CAPACIDADE INTERPRETATIVA DE LEITORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autor
Mariana Costa Aguiar de Carvalho
Colaborador
A Casa Tombada - Pós-graduação O Livro para a Infância Turma 7
Descrição
Este trabalho aborda o processo de seleção de obras para composição de um acervo de biblioteca escolar voltado à Educação Infantil, focando a faixa etária de zero a cinco anos. A partir da experiência profissional da autora, são feitas considerações sobre o desafio desse processo de seleção, com o objetivo de proporcionar aos alunos um acervo que não subestime sua capacidade de interpretação e de abstração, e para que essas crianças sejam estimuladas no processo de se tornarem leitores competentes. Por meio de uma análise comparativa entre títulos selecionados, são vislumbrados aspectos de livros ilustrados que oferecem mais ou menos elementos para interpretação e para o protagonismo da criança no momento da leitura, como relação entre imagem e texto, possibilidades de interação com a materialidade do livro, entre outros.