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Rastros Uma narrativa das crianças que vivem em nós
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Documento
Metadados
Título
Rastros Uma narrativa das crianças que vivem em nós
Autor
Elisa de Souza SCHULER
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
O presente trabalho tem a intenção de reunir achados, percepções e reflexões sobre a escuta das crianças dos adultos. Trata-se de uma pesquisa etnográfica de cunho arqueológico pois cuida de compor uma narrativa no presente dos rastros deixados pelas crianças que vivem em nós, adultos. Rastros construídos a partir de experiências e memórias vivas e dinâmicas que se reinventam no corpo. A perspectiva de quem observa e aqui narra, constrói e inventa é de uma pesquisadora que, em campo, descobre-se também porta-voz de si mesma e aprende e se transforma com as crianças pesquisadas e a partir delas. A imersão no campo sem perguntas, sem roteiro, delineia aqui alguns singelos contornos da confiança que se constrói a partir de um compromisso maior, a escuta das crianças, em que a pesquisadora se descobre parte da própria pesquisa. Essa pesquisa se dedicou à escuta de educadoras participantes como alunas nesse processo de formação de especialistas na pesquisa com crianças, que se propõe a dar vez e voz às crianças, de como estão sendo vistas e ouvidas, e como esse processo de escuta interno reverbera em suas relações, especificamente, com as crianças que têm dentro de si. Olhar para os movimentos que estão nascendo tanto em quem pesquisa quanto nas crianças pesquisadas a partir dos processos que estão vivenciando juntas. Narrar essa tapeçaria se fazendo, sendo nutrida das mãos e olhares das tecelãs, enquanto o processo está vivo com a intenção de colher os rastros nos diálogos entre o adulto e a sua criança, ditos e não ditos. Assume-se aqui uma trilha narrativa que busca costurar a intuição à campos já abertos por tantos pesquisadores nessa caminhada pelas infâncias.
Data
2020
Idioma
Bibliografia
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Editor
Editado por Fernando