Bibliografia
BARROS, M. d. (2015). Meu quintal é maior do que o mundo: Antologia.
Brasil: Companhia das Letras.
BARROS, M. d. (2015). Menino do mato. Brasil: Companhia das Letras.
BARROS, M. d. (2016). Arranjos para assobio. Brasil: Companhia das
Letras.
BARROS, M. d. (2016). Livro sobre nada. Brasil: Companhia das Letras.
BENITES, Sandra, “Nhe’ẽ para os Guarani (Nhandeva e Mbya)”,
Campos - Revista de Antropologia, v. 21, n. 1, 2020a, p. 37-42
BENITES, Sandra, “Nhe’ẽ, reko porã rã: nhemboea oexakarẽ:
Fundamento da pessoa guarani, nosso bem-estar futuro, a educação
tradicional e o olhar distorcido da escola” In: ZEA, Evelyn Schuler,
DARELLA, Maria Dorothea Post & MACHADO, Juliana Salles (orgs),
Ações e saberes Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng em foco:
pesquisas da Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica
- GUARANI, Florianópolis, Edições do Bosque, 2020b
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 2.ed. São Paulo:
Brasiliense, 1986.
FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à
prática educativa. S.Paulo: Ed. Paz e Terra.
FRIEDMANN, A. (2020). A vez e a voz das crianças. Brasil: Panda
Books.
GALVÃO, C. Narrativas em Educação. In: Ciência & Educação, v. 11, n.
2, p. 327-345, 2005.
HORTÉLIO, Lydia. A educação das infâncias, as escolas de educação
infantil e as culturas infantis - brincos, brinquedos e brincadeiras:
conversas e experiências. Conferência nas Jornadas de Amor às
Infâncias II, Porto Alegre, 14 mar. de 2020
KRENAK, A. (2019). Ideias para adiar o fim do mundo (Nova edição).
LISPECTOR, C. (2020). A hora da estrela. Brasil: Rocco Digital.
NOGUERA, Renato. "Entre a linha e a roda: infância e educação das
relações étnico-raciais". Magistro Revista do Programa de
Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO, Rio
de Janeiro, v.1, n.15, p. 398-419, 2017.
SARAMAGO, José. “A minha casa é Lanzarote”, entrevista por
Alexandra Lucas Coelho. Público, Lisboa, 14 out. 1998.
TASSINARI, Antonella M. I. Escola indígena: novos horizontes teóricos,
novas fronteiras de educação". In: SILVA, Aracy L. da; FERREIRA,
Mariana (Orgs.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e
a escola. São Paulo: Global, 2001. p. 44-70.
TIRIBA, Lea. Crianças da Natureza. In Consulta Pública, Ministério da
Educação e do Desporto. Coordenadoria de Educação Infantil. Brasília:
MEC/SEF, 2010