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Por uma escola dos sonhos
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Documento
Metadados
Título
Por uma escola dos sonhos
Autor
Nicole Franco Pimentel
Descrição
Pensar a educação e a pedagogia como uma práxis complexa é responsabilidade de todos nós que atuamos nos serviços educacionais, fazer ainda tão enraizado nas concepções tradicionais, conservadoras e mecanicistas. No território da escola, a função do educador/a é fundamental para proporcionar e conduzir às crianças a uma experiência educacional imaginativa e criadora. Seria o sonho, uma linguagem tão distante da escola e dos saberes sobre inteligência e aprendizagens, um caminho para pensarmos uma nova perspectiva para a educação ? Mas, para que possamos levar as crianças a sonhar, na perspectiva da fenomenologia da imaginação bachelariana, nós adultos, precisamos nos permitir sonhar. É a partir da escuta de si que podemos fazer laço ao outro e assim, poder escutá-lo em sua alteridade. Movida por essas inquietações, realizei ao longo de sete meses a escuta dos sonhos de um grupo de oito crianças com idade entre cinco e seis anos, em uma escola privada de educação infantil na cidade de Londrina- PR. Os encontros foram realizados semanalmente, na frequência de uma ou duas vezes por semana. As análises e interpretações das narrativas oníricas foram costuradas e inspiradas no trabalho sobre os sonhos na escola do psicanalista Roberto Gambini (2000) em diálogo com a antropologia poética das infâncias proposta por Adriana Friedmann (2020).
Assunto
Antropologia | educação | Escola | escuta | psicanálise | sonhos
Data
2022
Idioma
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