-
Perseguindo o escondido dentro dos livros ilustrados
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Perseguindo o escondido dentro dos livros ilustrados
Autor
Taís Regina Rocha Lino Ieric
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este trabalho investiga o potencial do livro ilustrado, bem como a sua mediação no chão da escola. Sua relevância consiste na perseguição do escondido dentro das páginas daliteratura infantil. Para tanto, analisarei as relações entre as palavras e as imagens e sua indissociação. A análise de três livros ilustrados do autor Jon Klassen, mostrou os aspectos que são pensados intencionalmente no momento da criação e da produção do livro ilustrado. A fim de refletir esses aspectos referentes à literatura aliada às práticas leitoras, essa análise se dá a partir de três perspectivas diferentes. Primeiramente, considero a minha formação como indivídua e o lugar que o livro e a mediação representaram em minha vida. Em segundo lugar, aprofundo o papel da ilustração e da palavra no Livro para Infância, o qual ganha papel de destaque no chão da escola. Para concluir, relato a minha experiência como professora e mãe, ambas na função de mediadora dos livros ilustrados que foram invadidos em tempos de Pandemia. A pesquisa traz como fonte principal, o livro da autora Sophie Van der Linden e as aprendizagens adquiridas nas aulas do professor Odilon Moraes, no curso de especialização livros para infância, d'A Casa Tombada. Com a pesquisa tornou-se possível conhecer e compreender a complexidade da narrativa visual, atrelada às palavras e a importância de uma mediação potente para o encontro do escondido dentro do livro ilustrado. A tese, também visou contribuir para o campo das práticas de leitura, bem como se aproximar das discussões sobre a mediação na formação dos professores.
Data
2021
Idioma
Bibliografia
AUERBACH, Patrícia. Leitura transgressora. Blog das letrinhas, 2018. Disponível em:
Acesso em: 8/2/2021.
KLASSEN, Jon. Este chapéu não é meu. Tradução Monica Stahel. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
KLASSEN, Jon. Quero meu chapéu de volta. Tradução Monica Stahel. São Paulo: Editora Martins Fontes,
2011.
KLASSEN, Jon. We found a hat.. Tradução Monica Stahel. Massachusetts: Candlewick Press, 2016.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica,
2007.
LETRIA, José Jorge. Avô, conte outra vez. São Paulo: Peirópolis, 2010.
LITERATURA EM SALA: A MEDIAÇÃO E A POTÊNCIA DO LIVRO ILUSTRADO. Blog Brink Book,
2020. Disponível em:
Acesso em: 10/2/2021.
LUTOFO, Isabella. O livro ilustrado: palavra, imagem e objeto na visão de Odilon Moraes - entrevista com
Odilon Moraes. Revista da USP, 2014.
Disponivel em: . Acesso em: 5/3/2021.
O ILUSTRADOR É UM ESCRITOR DE IMAGENS. Blog das letrinhas, 2018. Disponível em:
. Acesso
em: 9/3/2021.
NASCIMENTO, Celinha. Literatura em sala: a mediação e a potência do livro ilustrado. Blog Brinque Book,
2020
Disponível em: Acesso
em: 17/09/2020.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
REYES, Yolanda. Ler e brincar, Tecer e cantar - Literatura, escrita e educação. Tradução Rodrigo Petronio.
São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.
ROGERIO, Cristiane. 12 Livros Ilustrados em que texto e imagem se completam para a narrativa. Blog
Esconderijos do Tempo, 2016.
Disponível em:
Acesso em: 10/2/2021
SALISBURY, Martin. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
SQUILLONI, Adriana. Jon Klassen, a arte de rir de si mesmo. Revista Emília, 2017.
Disponível em: Acesso em: 10/2/2021
VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.