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PEDAGOGIA BRINCANTE: Como ensinar a aprender? Um ensaio sobre a EMIA e o PIAPI
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Metadados
Título
PEDAGOGIA BRINCANTE: Como ensinar a aprender? Um ensaio sobre a EMIA e o PIAPI
Autor
JÉSSICA RODRIGUES DIAS
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este trabalho, construído por meio de ensaio memorialista, apresenta de modo reflexivo as trajetórias entrelaçadas de minha formação artística e minha formação como educadora musical. Desde o ingresso, aos cinco anos, na Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA, até esta pós-graduação desenvolvida em parceria conjunta pela Carroça de Mamulengos e Casa Tombada e oferecido pela Faculdade Conectada-Fauconnet. Neste percurso que, entrelaça formação artística e pedagógica, pontuamos, também, lembranças significativas de nossas passagens pela Escola Municipal de Música- EMM, pela Etec das artes - Música, Faculdade Cantareira, Grupos de formação Carl Orff entre outros, para salientar tanto a importância do processo de integração das linguagens artísticas, quanto a troca de saberes e experiências pessoais entre aprendente e educador, seja na formação do artista, seja na formação do Educador. Finalizamos a descrição desta trajetória apresentando nossa experiência como educadora musical no Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância - PIAPI, onde atuei como artista educadora, salientando a oportunidade criada por este programa de pós graduação para esta autorreflexão, nos moldes propostos por Antônio Nóvoa, e que tornou possível a pergunta central deste trabalho sobre uma pedagogia brincante: como ensinar a aprender?
Assunto
arte educação | educação | Educação Musical | EMIA | Iniciação Artística | pedagogia | PIAPI
Data
2022
Idioma
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