-
Onde Vocês estão? Caminhos das crianças nas redes sociais
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Onde Vocês estão? Caminhos das crianças nas redes sociais
Autor
MATUNAGA, Katia Keiko
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Encontrar a melhor forma de conduzir as relações entre a tecnologia e a infância tem sido um grande desafio. Para refletir sobre essa questão, me propus a observar e a ouvir as próprias crianças e procurei adentrar nesse mundo de cliques, likes, blogueirinhas, youtubers, tiktokers, instagramers. Durante alguns encontros em que pude conversar e observar as crianças navegando pelas redes sociais, busquei responder a questões como: Como é a relação que as crianças, a partir do modelo dos seus pais (ou não) criam com as redes sociais e com a exposição nelas? Como está o acesso das crianças às redes: há controle, como? O que elas estão consumindo nos meios digitais? Que tipo de orientação os pais dão (ou não) aos filhos? Quais são as ferramentas de controle parental utilizadas? Nesse caminho, me deparei com vasto universo desconhecido e pude refletir sobre o papel do adulto diante desse mundo novo, porque tratamos de algo que não nos pertenceu na nossa infância. Durante essa pesquisa, para analisar e refletir sobre os dados coletados, dialoguei com alguns autores, da antropologia, filosofia e psicologia, entre eles Adriana Friedmann, Julieta Jerusalinsky, William Corsaro, Byung-Chul Han.
Assunto
Data
2020
Idioma
Bibliografia
BAPTISTA A. (Org.); JERUSALINSKY. J. (Org.) et al. Intoxicações eletrônicas O
sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Ágalma, 2017.
BERARDI, F.. Depois do Futuro. São Paulo: Ubu Editora, 2019.
CORSARO, W. Pesquisa etnográfica realizada com as crianças de Jardins de
Infância nos EUA e em Itália. Uminho, IEC, 2003.
____________. Uma discussão geral sobre etnografia.Tradução de Fernanda
Müller. [s/d]. Disponível em http://centrodepesquisa.acasatombada.com.br/omeka/files/original/c7db3241c
abaf8b7d8d332d5df7309a5.pdf. Acesso em 28 de julho de 2020.
FRIEDMANN, A.. A vez e a Voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas
das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
_____________. O olhar antropológico por dentro da infância: adentrando nas
casinhas das crianças. In: MEIRELES, Renata (org.). Território do Brincar:
diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015. p. 37-45. Disponível
em:
https://territoriodobrincar.com.br/wp-content/uploads/2014/02/Território_do_
Brincar_-_Diálogo_com_Escolas-Livro.pdf . Acesso em: 30 de julho de 2020.
HAN, B-C.. O aroma do tempo: Um ensaio filosófico sobre a Arte da Demora.
Lisboa: Relógio D'Água Editores, 2016.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (Brasil). TIC Kids
Online Brasil: pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes
no Brasil. 2019. Disponível em: https://cetic.br/pesquisa/kids-online/indicaores
Acesso em: 30 de julho de 2020.
________________. #Internet com responsa: cuidados e responsabilidades no uso
da internet. 2017. Disponível em:
https://www.nic.br/publicacao/internet-com-responsa-cuidados-e-responsab
ilidades-no-uso-da-internet/. Acesso em: 30 de julho de 2020.
SERRES, M.. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as
instituições, de ser e de saber. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
SOIFER, R. A criança a TV: uma visão psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas,
1991.
SOUZA, L. E.. As crianças e a etnografia: criatividade e imaginação na
pesquisa de campo com crianças. Iluminuras, Porto Alegre, v. 16, n. 38,
p-140-164, jan/jul. 2015.
PESSOA, F.. Poesia completa de Alberto Caeiro. Edição Fernando Cabral
Martins, Ricardo Zenith - São Paulo: Companhia das letras, 2005
Editor
Editado por Fernando