-
O RISCO DE INVENTAR(IAR) UMA ESCRITA EXPERIÊNCIA
- Voltar
Documento
Metadados
Título
O RISCO DE INVENTAR(IAR) UMA ESCRITA EXPERIÊNCIA
Autor
PATRICIA PIVA AMARO
Colaborador
A Casa Tombada - Gestos de Escrita
Descrição
Este relato desvelará uma experiência íntima, amalucada e perdidamente amadora que precisa deixar de ser segredo1. Assim, antes de tudo, essa confissão. Preciso confessar o que faço quando não tem ninguém olhando, quando não é para tirar nota boa, quando não é para provar nada para ninguém. Isso que me acontece de madrugada, ao pé da cama, na areia da praia, em qualquer canto, porque é desejo meu, está no centro do corpo e não o recuso mais. Isso que cometo para melhor fazer amor, para inventar: escrevo.
Escrevo, e precisei atravessar esta pós-graduação4 para confessar este verbo em primeira pessoa.
Escrevo, e este trabalho de confissão de curso é o relato do percurso da escrita que me aconteceu no intervalo desta pós, com o risco e abertura que esta experiência me impõe.
Um inventário dos meus gestos de escrita, na tentativa de reconhecer a herança desta experiência.
Data
2022
Idioma
Bibliografia
ANZALDÚA, Gloria. Falando em línguas: uma carta para as mulheres do terceiro mundo. Publicado orginalmente em 1981 Speaking in tongues: a letter to Third World women writers. In: MORAGA, Cherríe & ANZALDÚA, Gloria (orgs) This bridge called my back:writings by radical women of color. New York: Kitchen Table, p. 165-74
CIXOUS, Hélène. O riso da medusa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
CHARBEL, Felipe, MAGRI, Ieda, GUTIÉRREZ, Rafael (orgs). Experimento Aberto: invenções no ensaio e na crítica. Belo Horizonte: Relicário, 2021.
DIAS, Elsa Oliveira. A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro:
Imago Editora, 2003.
DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2011 (2a. Reimpressão 2019)
DURAS, Marguerite. Escrever. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2021.
HELDER, Herberto. Os passos em volta. Rio de Janeiro: Tinta da China, 2016.
HOOKS, bell. Tudo sobre o amor. Novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora Elefante, 2021.
LISPECTOR, Clarice. Água Viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1973
________. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2019
_______. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 2019
LLANSOL, Maria Gabriela. Lisboaleipzig – O encontro inesperado do diverso. O ensaio de música. Porto: Assírio & Alvim, 2014.
________. O livro das comunidades. Porto: Assírio & Alvim, 2017.
LORDE, Audre. Irmã Outsider. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MÁRQUEZ, Gabriel Gárcia. Cem Anos de Solidão. Rio de Janeiro – São Paulo: Editora
Record, 2021.
MARTINS, Leda Maria. Performance do tempo espiralar. poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
ROSA, João Guimarães Rosa. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROLINK, Suely. Cartografia Sentimental. Transformações Contemporâneas do Desejo.
Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.
TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2019.
________. Breves notas sobre a ciência. Breves notas sobre o medo. Breves notas sobre as
ligações. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2012.
________. Livro da dança. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2018.
TOKARCZUK, Olga. Correntes. São Paulo: Todavia, 2007.
WINNICOTT, Donald W. O Brincar e a Realidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
________. O gesto espontâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
________. Tudo começa em casa. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
ZAMBRANO, Maria. A Metáfora do Coração e Outros Escritos. Lisboa: Assírio & Alvim,
2000.
SKYMBORSKA, Wislawa. poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.