-
O QUE CABE NAS MÃOS DOS BEBÊS? A RELAÇÃO ENTRE LEITORES E O LIVRO ILUSTRADO
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura
Título
O QUE CABE NAS MÃOS DOS BEBÊS? A RELAÇÃO ENTRE LEITORES E O LIVRO ILUSTRADO
Autor
Érica Mancuso Schaden
Descrição
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo refletir sobre a relação que os
leitores bebês estabelecem com a leitura do livro ilustrado e também sobre momentos de
experimentação individual do livro como objeto cultural. O que mais os interessam a lerem,
ouvirem, manusearem quando estão em contato com o livro de literatura? Quais são as histórias,
as imagens, os materiais que se tornam mais convidativos para os pequenos leitores?
Considerando que já são leitores, desde antes do nascimento, foi proposta a leitura de livros
ilustrados durante o ano de 2024 para duas turmas de bebês de uma escola infantil do município
de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. A maior parte dos livros lidos faziam parte do
acervo pessoal da professora, posto que, por sua contemporaneidade, não são títulos facilmente
encontrados nas escolas do município. A escolha dos livros ilustrados foi direcionada para obras
publicadas especialmente para o público leitor dos bebês, muitas delas possuindo bordas
arredondadas para garantir segurança, durante o manuseio dos bebês. Em algumas leituras
literárias, foi possível fazer o registro em fotos e apresentá-los juntamente com a descrição da
vivência literária que ocorreu entre a professora que lia, os bebês e o livro escolhido para a leitura.
Para nortear a análise, recorreu-se aos estudos teóricos de especialista sobre leitura, literatura,
livro ilustrado e leitura para/com/pelos bebês, como María Emilia López, Yolanda Reyes, Teresa
Colomer, dentre outros/as para que a investigação se ampliasse e aprofundasse. Com a descrição
dos momentos da leitura literária e análise das fotos correspondentes, abriu-se um caminho para
a reflexão sobre a prática docente vivenciada pela professora que assume o papel também de
pesquisadora nesse trabalho, sobre os gostos, interesses e motivações dos bebês em relação ao
tipo de livro ilustrado, histórias, imagens e materialidades
Assunto
Data
2025
Idioma
Bibliografia
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman.
2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
BELMIRO, Celia Abicalil; GALVÃO, Cristiene de Souza Leite. Conta de novo?! As
famílias e a formação literária dos pequeno leitor. In: BRASIL. Conta de novo?! As
famílias e a formação literária dos pequeno leitor (Encarte). Coleção Leitura e Escrita
na Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1ª ed.
Brasília: MEC/SEB, 2016.
BELMIRO, Celia Abicalil; GALVÃO, Cristiene de Souza Leite. Literatura e família:
interações possíveis na Educação Infantil. In: BRASIL. Diálogo com as famílias: a
leitura dentro e fora da escola (caderno 8). Coleção Leitura e Escrita na Educação
Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1ª ed. Brasília:
MEC/SEB, 2016, p. 47-70.
BITTENS, Cassia. O Programa Literatura de Berço: uma experiência literária de vínculo
e afeto. In: BITTENS, Cássia V. (org.). Literatura de Berço: sobre o livro para bebês e
a leitura para a primeira infância. 1ª ed. São Paulo: Bom Bini Editora, 2023, p. 82-93.
(Coleção Mediações).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional
Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Mec discute formação de professores da educação
infantil. 23 de fev. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/assuntos/noticias/2024/fevereiro/mec-discute-formacao-de-professores-da-educacaoinfantil. Acesso em 19 de jan. 2025.
BURNINGHAM, John; OXENBURY, Helen. Um bebê vem aí. Tradução de Marília
Garcia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 6ª
ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017, p. 171-193.
CARLE, Eric. Uma aranha muito ocupada. Tradução Thiago Nieri. 1ª ed. São Paulo:
Callis editora, 2022.
CARLE, Eric. Uma lagarta comilona. Tradução Miriam Gabbai. 1ª ed. 3ª reimp. São
Paulo: Callis editora, 2019.
COLOMER, Teresa. As crianças e os livros. In: BRASIL. Crianças como leitoras e
autoras (caderno 5). Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 1ª ed. Brasília: MEC/SEB, 2016, p. 97-127.
FEDATTO, Carolina P. Por que o livro para bebês e crianças pequenas? In: FEDATTO,
Carola P.; FARIAS, Fabíola; DAHER, Juliana (orgs.). Primeiras leituras: arte e cultura
na primeira infância. 1ª ed. Belo Horizonte: Ed. das Organizadoras, 2022, p. 71-86.
65
FELTRE, Camila. Materialidade do livro como convite à criação. Revista Interfaces,
Rio de Janeiro, v. 2, n. 30, p. 85-102, jul-dez. 2020.
LARROSA, Jorge. O enigma da infância. In: LARROSA. Jorge. Pedagogia profana:
danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. 4ª ed. 1ª imp. Belo
Horizonte: Autêntica, 2003, p. 183-97.
LE GUIN, Ursula K. A teoria da bolsa da ficção. Tradução de Luciana Chieregati e
Vivian Chieregati Costa. 1ª ed. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de
Bruchard. 1ª ed. São Paulo: SESI-SP, 2018.
LÓPEZ, María Emilia. A emancipação dos bebês leitores: o pequeno leitor
“emancipado”. Tradução de Cícero Oliveira. Cadernos Emília, ano 1, n. 1, 2018a, p. 27-
48.
LÓPEZ, María Emilia. Brincar, cantar e narrar: os bebês como autores. In: BRASIL.
Bebês como autores e leitores (caderno 4). Coleção Leitura e Escrita na Educação
Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1ª ed. Brasília:
MEC/SEB, 2016b, p. 83-115.
LÓPEZ, María Emilia. Os bebês, as professoras e a literatura: um triângulo amoroso. In:
BRASIL. Bebês como autores e leitores (caderno 4). Coleção Leitura e Escrita na
Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1ª ed.
Brasília: MEC/SEB, 2016a, p. 11-44.
LÓPEZ, María Emilia. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. Tradução de
Cícero Oliveira. 1ª ed. São Paulo: Instituto Emília, 2018b.
MARTÍ, Meritxell. Amarelo. Ilustrações de Xavier Salomó. Tradução de Daniela
Padilha. 1ª ed. São Paulo: Jujuba, 2022.
MORAES. Vinicius de. A casa. Ilustrações de Silvana Rando. 1ª ed. 1ª reimp. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 2022.
NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução
de Cid Knipel. 1ª ed. 1ª reimpr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
OLIVEIRA, Kiusam de. Akili está feliz. Ilustrações de Rodrigo de Andrade. 1ª ed. São
Paulo: Editora Melhoramentos, 2022.
PADILHA, Daniela. A edição de livros para bebês: coleção Literatura de Colo. In:
FEDATTO, Carola P.; FARIAS, Fabíola; DAHER, Juliana (orgs.). Primeiras leituras:
arte e cultura na primeira infância. 1ª ed. Belo Horizonte: Ed. das Organizadoras, 2022,
p. 205-212.
PARREIRAS, Ninfa. Colo: o lugar do livro e da literatura na infância. Educação em
Foco, Juiz de Fora, edição especial, p. 299-312, fev. 2015.
66
RAMPAZO, Alexandre. Eustáquio: o mágico magnífico. 2ª ed. Blumenau: Gato leitor,
2022.
REYES, Yolanda. Triângulo amoroso. In: LIMA, Érica; FARIAS, Fabíola; LOPES
Raquel (orgs.). As crianças e os livros: reflexões sobre a leitura na primeira infância. 1ª
ed. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017, p. 46-51.
REYES, Yolanda. A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. Tradução
de Marcia Frazão e Ronaldo Periassu. 1ª ed. 3ª reimp. São Paulo: Global, 2021.
ROGERIO, Cristiane. Livros para bebês com narrativas, sim! Revista Crescer, 05 de
set. 2019. Disponível em:
https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/09/livros-para-bebescom-narrativas-sim.html. Acesso em: 09 de jan. de 2025.
ROGERIO, Cristiane. 8 livros infantis para ler com bebês. Revista Crescer, 24 de nov.
2022. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/entretenimento/literaturainfantil/livros-infantis/noticia/2022/11/8-historias-inspiradoras-para-ler-com-bebes-ecriancas.ghtml. Acesso em: 28 de mai. de 2025.
ROSINHA. Especificidades do livro para a criança. In: LIMA, Érica; FARIAS, Fabíola;
LOPES Raquel (orgs.). As crianças e os livros: reflexões sobre a leitura na primeira
infância. 1ª ed. Belo Horizonte: Fundação Municipal de Cultura, 2017, p. 128-147.
ROSINHA. O que é criar um livro para bebês? In: FEDATTO, Carola P.; FARIAS,
Fabíola; DAHER, Juliana (orgs.). Primeiras leituras: arte e cultura na primeira infância.
1ª ed. Belo Horizonte: Ed. das Organizadoras, 2022, p. 195-202.
STRASSER, Susanne. Baleia na banheira. Tradução de Julia Bussius. 1ª ed. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 2020.
STRASSER, Susanne. Bem lá no alto. Tradução de Julia Bussius. 1ª ed. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 2016.
STRASSER, Susanne. Muito cansado e bem acordado Tradução de Julia Bussius. 1ª
ed. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2022.
STRASSER, Susanne. Posso ficar no meio? Tradução de Julia Bussius. 1ª ed. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 2023.
STRASSER, Susanne. Texto e imagem: o processo criativo para crianças pequenas. In:
BITTENS, Cássia V. (org.). Literatura de Berço: sobre o livro para bebês e a leitura
para a primeira infância. 1ª ed. São Paulo: Bom Bini Editora, 2023, p. 46-55. (Coleção
Mediações).
TULIP BOOKS. Abração de cachorro. Ilustrações de Louise Hargreaves. Tradução por
Ruth Marschalek. Santa Catarina: Todolivro Ltda. 2019

