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O livro ilustrado e a audiodescrição: um recurso de acessibilidade mediando a leitura da criança com deficiência visual
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Documento
Metadados
Título
O livro ilustrado e a audiodescrição: um recurso de acessibilidade mediando a leitura da criança com deficiência visual
Autor
MARUYAMA, Aparecida Tapia
Colaborador
A Casa Tombada - O livro para infância
Descrição
Hoje em dia, vivemos em um mundo onde a imagem faz parte do nosso cotidiano. Estamos rodeados de imagens da televisão, de livros, jornais, revistas, fotografias, propagandas, celulares, computadores, redes sociais, entre as inúmeras formas de visualizá-las. Pensando nisto, uma pergunta me acompanhou durante o curso de pós-graduação ―O livro para a infância‖: Como tornar essa sociedade mais inclusiva para as pessoas que têm deficiência visual? A audiodescrição, como um recurso de acessibilidade, passou a ser um conhecimento muito importante no meu estudo, principalmente pela minha atuação como professora de alunos com deficiência visual. Pensando no direito de acesso aos livros a todas as pessoas, este trabalho de conclusão de curso busca analisar como a audiodescrição poderia colaborar na percepção de imagens visuais, em uma mediação de leitura do livro ilustrado para a criança com deficiência visual (cega e com baixa visão). O estudo foi sobre o livro ilustrado ""Lá e Aqui"", de Carolina Moreyra e Odilon Moraes, pesquisando se era possível encontrar esse exemplar adaptado e também a respectiva contação de história com audiodescrição. O texto vai abordar também como o professor, que não tem a obrigatoriedade de ser um audiodescritor, pode enriquecer a leitura de livros ilustrados. A audiodescrição pode ser um elo para incitar novas conexões voltadas ao aluno com deficiência visual e também para videntes, pois a educação de qualidade para todos e o acesso à literatura é um direito.
Data
2021
Idioma
Bibliografia
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