Natureza ou sujeira? Reflexões sobre corpo, crianças e escola
Autor
Cristiane Dutra Cardoso
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
O curso A Natureza que somos, em todos os momentos, fez com que nos colocássemos ativos, experimentando novamente os sentidos, despertando aqueles que estavam adormecidos. Ao longo desse texto abordarei mais profundamente a questão dos sentidos, de como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor e a maneira como fomos tolhidos ou tolhemos crianças ao nomearmos experiências de entrega como sujeira ou bagunça.
LE BRETON, David, 1953 - Antropologia dos sentidos - Petrópolis, RJ:
Vozes, 2016
DE BARROS, Maria Isabel Amando - Desemparedamento da Infância - A
escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro, 2018.
DA SILVA, Aracy Lopes. et al. - Crianças Indígenas: Ensaios Antropológicos,
São Paulo, Global, 2002.
LOUV, Richard - A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do
Transtorno de Déficit de Natureza. Aquariana, 2016.