Narrativa e Escuta n(d)o Chão da Escola Pública: se você presta atenção, se você tem quem escute, quando você sai de um dia na escola, você tem litros de histórias pra conta
Narrativa e Escuta n(d)o Chão da Escola Pública: se você presta atenção, se você tem quem escute, quando você sai de um dia na escola, você tem litros de histórias pra conta
Autor
Juliene CODOGNOTTO
Colaborador
FACON - A Casa Tombada
Descrição
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a educação pública, partindo de relatos de experiência de uma arte-educadora atuando como Professora de Arte de Ensino Fundamental e Médio em uma escola pública da rede municipal de ensino da zona oeste da cidade de São Paulo. Além de articular relatos do cotidiano escolar à contribuição teórica de pesquisadores da educação, experimenta também pensar a arte de contar histórias neste contexto específico, tanto no sentido de trabalhar a contação de histórias como recurso pedagógico, quanto no sentido da escuta e sistematização das histórias que acontecem neste ambiente e podem ser contadas e organizadas, destacando a escola como um dos espaços em que a narrativa se faz viva e necessária no ambiente urbano hoje.