Descrição
Esse artigo tem como desejo refletir acerca de uma experiência de narração de histórias em escola pública, precisamente na Sala de Leitura da EMEF CEU Parque Anhanguera DRE Pirituba/Jaraguá. A pergunta que percorre essa experiência é: onde a voz do narrador, do professor e do aluno se encontram? Para desenvolver esse trabalho, busquei autores como Walter Benjamin, Maria de Lourdes Patrini, Regina Machado, Isabel Solé, Delia Lernner e Elie Bajard, que me orientaram no sentido de perseguir onde estava a voz do narrador, do professor e do aluno na arte de contar histórias. Busquei, ainda, narrativas de alunos a partir de uma experiência de narração realizada com histórias de tradição oral dos contos populares de Luis da Câmara Cascudo e Ricardo Azevedo. Durante o percurso dessa pesquisa, cheguei a conclusão de que, ao nos entregarmos às narrativas, descobrimos uma voz que não está localizada no aluno e nem no professor exclusivamente, mas está entre, sendo uma voz que desperta a atenção dos ouvintes, que ressoa os corpos, que transporta público e narrador para uma realidade comum, os fazem partilhar sentidos, mesmo que por instantes.