Bibliografia
Proença, Maria Alice. Prática Docente a abordagem de Reggio Emilia e o
trabalho com projetos, portfólios e redes formativas; São Paulo, Panda
Educação, 2019.
Freire, Madalena. Educador; Rio de Janeiro, paz & Terra, 2021.
Gardner, Howard. O verdadeiro, o belo e o bom redefinidos - Novas Diretrizes
para a Educação do Século XXI; Rio de Janeiro, Rocco, 2012.
Perrenoud, Philippe. Dez novas competências para ensinar; Porto Alegre,
Artmed, 2000.
Antunes, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula;
Petrópolis-RJ, Vozes, 2012.
Antunes, Celso. A teoria das inteligências libertadoras; Petrópolis-RJ, Vozes,
2000.
Vasse, Denis. O umbigo e a voz - Psicanálise de duas crianças; São Paulo,
Loyola, 1977.
Libâneo, José Carlos. Organização e gestão da escola - Teoria e prática;
Goiânia, Alternativa, 2001.
Arroyo, Miguel G. Imagens quebradas - Trajetórias e tempos de alunos e
mestres; Petrópolis-RJ, Vozes, 2004.
Freire, Paulo. Educação como prática de liberdade; Rio de Janeiro, Paz &
Terra, 2021.
Tonucci, Francesco, María Novo. Cartas a uma criança que vai nascer, São
Paulo; Artmed, 2009
Zalbalza, Miguel Ángel. Diários de aula: Um instrumento de pesquisa e
desenvolvimento profissional. Artmed, 2008.
Zavalloni, Gianfranco. A pedagogia do caracol, por uma escola lenta e não
violenta. Americana/SP: Adonis, 2020.
Furnaletto, Ecleide Cunico e outros. O Coordenador Pedagógico e as Relações
Solidárias na Escola. São Paulo/SP: Loyola, 2021.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia
das Letras, 1998
PLACCO, Vera M. N. S e TREVISAN-DE-SOUZA, Vera L. (orgs)
Aprendizagem do Adulto Professor. São Paulo, Loyola, 2006.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e
poéticas das infâncias. Adriana Friedmann. 1. ed. - São Paulo: Panda Books,
2020. 200p.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar / Antoni Zabala; tradução
Ernani F. da Rosa - Porto Alegre: Artmed, 1998. 224p.
FREIRE, Fátima. Quem educa marca o corpo do outro. Cortes; 2a edição.
HERNANDEZ, Fernando. A Importância de Saber como os Docentes
Aprendem.