-
LIVROS PARA A INFÂNCIA NO PROJETO BRINCAR DE FAZER CINEMA COM CRIANÇAS: LER, VER, DESVER E TRANSVER A SI, AO/A OUTRO/A E AO MUNDO
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura
Título
LIVROS PARA A INFÂNCIA NO PROJETO BRINCAR DE FAZER CINEMA COM CRIANÇAS: LER, VER, DESVER E TRANSVER A SI, AO/A OUTRO/A E AO MUNDO
Autor
Constantina Xavier Filha
Descrição
Trata-se de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de pós-graduação lato sensu
O livro para a infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação do Polo A Casa
Tombada. Constituíram objeto de estudo as possibilidades artísticas e pedagógicas dos livros para a
infância. O objetivo do presente trabalho é analisar e problematizar as possibilidades artísticas e
pedagógicas dos livros para a infância nas ações do projeto Brincar de Fazer Cinema com crianças, em
experiência realizada no ano de 2022. Os objetivos específicos foram de entender como o livro para a
infância foi utilizado nos encontros do projeto; que espaço ocupa e quais suas contribuições artísticas
e pedagógicas nas ações do projeto Brincar de Fazer Cinema com crianças, no ano de 2022. As fontes
utilizadas foram os materiais produzidos ao longo do processo, especialmente os que expressam as vozes
das crianças, além do recurso de minha memória sobre as ações realizadas no referido ano, atividades
essas que se somaram às demais experiências vividas no projeto desde o seu início, no ano de 2010. A
pesquisa foi bibliográfica e documental. As principais informações produzidas no estudo foram: os
livros para a infância ocupam espaço primordial e central nas ações do projeto. Suas contribuições
artísticas referem-se às possibilidades de estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de
invenção, a sensibilidade e a reflexão estética e ética das crianças. As contribuições pedagógicas também
são inúmeras. Dentre elas, a de abrir o portal do mundo da magia do cinema, provocando reflexões
capazes de motivar as crianças a pensarem sobre si, sobre as outras pessoas e o mundo, produzindo
possibilidades de subjetivação e aprendizados múltiplos. Os livros para a infância têm espaços
primordiais e centrais em dois momentos interdependentes no projeto: a) no processo das atividades
pedagógicas, especialmente na primeira etapa, a do conhecimento de si, do/a outro/a e do mundo; e b)
na produção do filme, em especial na construção do roteiro. Conclui-se o estudo analisando e
problematizando o diálogo intermidial entre livros e filme, propondo ações de convergência e interação
entre essas mídias, especialmente em tempos em que as imagens e sons em movimento são associados,
pelas crianças, a imagens e textos de livros a elas destinados.
Data
2024
Idioma
Bibliografia
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BARBOSA, Alexandre Lucas de Araújo; ANJOS, Ana Beatriz Leite dos; AZONI, Cíntia Alves
Salgado. Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico
social pela pandemia do COVID-19. CoDAS, 2022;34(4): e20200373.
BARROS, Manoel. Memórias inventadas para crianças. Iluminuras de Martha Barros. São Paulo:
Editora Planeta do Brasil, 2010.
BARROS, Manoel. Poesia. Sobre importâncias, livro Memórias inventadas, p. 152. In: BARROS,
Manoel: Meu quintal é maior do que o mundo. Antologia. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
BRUHN, Jorgen. O que é midialidade e (como) isso importa? Termos teóricos e metodologia. In:
FIGUEIREDO, Camila A. P. de; OLIVEIRA, Solange Ribeiro de; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. A
intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: Editora UFSM,
2020.
COSTA, Luisa Brandão et all. Ansiedade ou cisheteronormatividade? Um estudo de caso na
clínica em psicologia sócio-histórica. Mosaico Estudos em Psicologia. V. 11, n. 1., 2023.
CLÜVER, C. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da
EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 8-23, 16 jan. 2012.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da
EBA/UFMG: Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8-23, nov. 2011.
DALCIN, Andrea Rodrigues. O livro ilustrado de literatura infantil no Brasil: histórias, concepções e
transformações. Linha Mestra, n. 40, jan./abr., 2020.
DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. Intermidialidade na literatura brasileira contemporânea. Letras de
hoje. Porto Alegre, v. 55, n. 1, p. 14-26, jan./mar. 2020.
DUTRA, Joyce Luzia Chaves; CARVALHO, Natália Cristina Correa; SARAIVA, Thamires
Aparecida Rodrigues. Os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde mental das crianças. Pedagogia
em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1 (1o sem. 2020).
FAQUIN, César Biégas Faquin. Processos Híbridos: Intertextualidade e Intermidialidade em Dogville
(2003) de Lars von Trier. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da
Comunicação. XIX CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL –
Cascavel - PR – 31/5 a 2/6/2018.
FERREIRA, Mônica Dias Peregrino; BARBOSA, Juliana de Souza; SANTOS, Shyrlei Rosendo dos.
Direito à educação e pandemia no Brasil: um estudo com base no Censo Escolar 2020. Revista Teias
v. 24, n. 75, out./dez. 2023.
57
FOLINO, Carolina Haberbric; ALVARO, Marcela Vitor; MASSARANI, Luisa; CHAGAS, Catarina.
A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral.
Cad. Saúde Pública, 2021; 37(4): e00304320.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2. O uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GATTI, Bernardete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos
Avançados, 34 (100), 2020.
GAVILAN, Clara. Uma formação para criadores de livro ilustrado no Brasil. São Paulo: Faconnect e
A Casa Tombada, 2022. [Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação stricto sensu].
GENS, Armando. Livro com ilustração: um exercício do olhar. Interdisciplinar, a. VII, v. 16, jul./dez.
2012.
GUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: elo e confronto. Matrizes, a. 3, n. 2, jan./jul. 2010.
LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção
Educação: Experiência e Sentido).
LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da
Educação, n. 19, jan./abr. 2002. p. 20-28.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, género e sexualidade. Lisboa/PT: Porto Editora, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Emergência do gênero. In: LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e
educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. Currículo, género e
sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
MACHADO, Eliane Aparecida. Quando a literatura encontra o cinema: um estudo sobre a
intermidialidade. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 18, n. 2, p. 277-286, 2018.
MARSHALL, James D. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS,
Michel A.; BESLEY, Tina (Orgs.). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional.
Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25-39.
MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna. A atividade humana como unidade afetivo-cognitiva:
um enfoque histórico-cultural. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 21, n. 4, out./dez. 2016.
MORAES, Odilon. Carta ao senhor Melot: o sofrimento da imagem. In: GARCIA, André Luiz Ming;
CUNHA, Maria Zilda da (Orgs.). Linguagens verbovisuais e do design em urdiduras poéticas. São
Paulo: FFLCH/USP, 2022.
MORAES, Odilon. Quando a imagem escreve: reflexões sobre o livro ilustrado. UNICAMP, 2019.
Dissertação de Mestrado em Artes Visuais.
58
MÜLLER, Jürgen E. Intermidialidade revisitada: algumas reflexões sobre os princípios básicos desse
conceito. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares (Orgs.). Intermidialidade e estudos
interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora, 2012. pp. 75-95.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Intermidialidade e estudos interartes: uma breve introdução. In:
FIGUEIREDO, Camila A. P. de; OLIVEIRA, Solange Ribeiro de; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. A
intermidialidade e os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: Editora UFSM,
2020.
EKMAN, Paul. (n.d.). Universal Emotions. 2023. https://www.paulekman.com/universal-emotions/
RAJEWSKY, Irina. O termo intermidialidade em ebulição: 25 anos de debate. In: FIGUEIREDO,
Camila A. P. de; OLIVEIRA, Solange Ribeiro de; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. A intermidialidade e
os estudos interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: Editora UFSM, 2020.
RAMAZZINA GHIRARDI, Ana Luiza; RAJEWSKY, Irina; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira.
Intermidialidade e referências intermidiáticas: uma introdução. Revista Letras Raras, v. 9, n. 3, p. 11-
23, ago. 2020.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade. Uma introdução. São Paulo: Contexto,
2022.
RAMOS, Ana Margarida; NAVAS, Diana Navas (2020). Livro-álbum e cinema: um diálogo
interartes. Elos. Revista de Literatura Infantil e Juvenil, 7, 2020.p. 121-144.
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte:
Autêntica, 2011.
REIS, Bia Reis. A invasão ilustrada da Coreia do Sul. In: Quatro cinco um/Folha de São Paulo: 2023.
Retirado do site: https://quatrocincoum.com.br/artigos/literatura/literatura-infantojuvenil/a-invasao-
ilustrada-da-coreia-do-sul/ Acesso em: 29 jan. 24.
REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
RIBEIRO, Joana Marques. Entre olhares: relações entre literatura e cinema. Literartes, n. 2, 2013.
SANCHES, Carolina. Leituras elásticas. O desafio de formar leitores no novo tempo. Rio de Janeiro:
Mapa Lab, 2021.
SCHRÖTER, Jens. Discursos e modelos de intermidialidade. In: FIGUEIREDO, Camila A. P. de;
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de; DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. A intermidialidade e os estudos
interartes na arte contemporânea. Santa Maria, RS: Editora UFSM, 2020.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, 20 (2),
jul./dez. 1995.
SILVA, Merian Correia da. Impactos da pandemia de COVID-19 na aprendizagem de crianças e
adolescentes. Research, Society and Development, v. 11, n. 5, e47611527837, 2022.
59
XAVIER FILHA, Constantina. Brincar de fazer cinema com crianças: pensar em si e no mundo. In:
Fazendo o Gênero: Florianópolis, 2017.
XAVIER FILHA, Constantina. Brincar de fazer cinema com crianças: (des)propósitos, desafios e
resistências em projeto de extensão. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira
Corpes; SEFFNER, Fernando; VILAÇA, Teresa (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: resistência e
ocupa(ações) nos espaços de educação. Rio Grande, RS: Ed. da FURG, 2018a. p. 89-104.
XAVIER FILHA, Constantina. Brincar de fazer cinema com crianças: pensar em si e no mundo, fazer
cinema brincando e o exercício do pensamento. Revista Cocar. Ed. Especial, n. 5. jan./abr. 2019a. p.
75-98. [Dossiê: Linguagens e produções de sentidos como saberes culturais e práticas educativas].
XAVIER FILHA, Constantina. Encontros com o cinema de animação e com crianças na produção de
filmes sobre direitos humanos. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais – LAV, Universidade
Federal de Santa Maria, 2020b. v. 13, n. 2, maio/ago. 2020b.
XAVIER FILHA, Constantina. Gênero, corpo e sexualidade nos livros para a infância 168. Educar em
Revista, Curitiba, Brasil, ed. especial, n. 1/2014, p. 153-169. Editora UFPR.
XAVIER FILHA, Constantina. Sexualidades e gêneros na educação das infâncias. In: RIBEIRO,
Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira; BOER, Raphael Albuquerque de. (Re)existir,
(re)inventar, pesquisar: entrelaçamento de corpos, gêneros e sexualidades. Rio Grande: Editora da
Furg, 2022.
XAVIER, Tina. A menina e o menino que brincavam de ser. Ilustrações Marilza Rodrigues. Campo
Grande/MS: Editora da UFMS, 2009a. 37 p.
XAVIER, Tina. As aventuras da Princesa Pantaneira. Campo Grande, MS: Life Editora, 2012. 36p.
XAVIER, Tina. Do meu corpo eu cuido e protejo. Ilustrações Lorena Martins. Campo Grande, MS:
Ed: UFMS, 2014a. [Livro infantil]. 27 p.
XAVIER, Tina. Entre explosões e cortes na barriga: as curiosidades de Rafael. Entre sementes e
cegonhas: as curiosidades de Gabriela. Ilustrações Marilza Rodrigues. Campo Grande, MS: Editora da
UFMS, 2009b. 40 p.
XAVIER, Tina. Meninas e meninos têm direitos. Ilustrações crianças e adolescentes do projeto de
pesquisa. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2014b. [Livro infantil]. 31 p.
XAVIER, Tina. Princesa Pantaneira em: brincando no mundo mágico do cinema. Ilustrações Lorena
Martins. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2014c. [Livro infantil]. 29 p.
XAVIER, Tina. Viver sem violência é um direito. Ilustrações crianças e adolescentes do projeto de
pesquisa. Campo Grande, MS: Ed: UFMS, 2014d. [Livro infantil]. 30 p.
60
LIVROS PARA A INFÂNCIA
BARNETT, Mac; KLASSEN, Mac. Sam & Dave cavaram um buraco. Moderna: São Paulo, 2016.
EMICIDA. E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas. Ilustrador Aldo Fabrini. São Paulo:
Companhia das Letrinhas, 2020.
FERRÁNDIZ, Elena. O casaco de Pupa. Ilustrações de Elena Ferándiz. Tradução de Maria Krusero.
São Paulo: Frase & Efeito, 2011. [Selo Jujuba].
HEENA, Baek. Balas mágicas. 3. Reimpressão. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2022.
HUTCHINS, Pat. O passeio de Rosinha. 4. ed. São Paulo: Global Editora, 2005.
LLENAS, Anna. O monstro das cores. Ilustrações de Anna Llenas. Tradução Rosana de
Mont’alverne. 8. reimpressão. Belo Horizonte, MG: Aletria, 2022.
MACHADO, Dani. O dinossauro que sentia: uma história sobre sentimentos. Ilustrações de Dani
Machado. 2. ed. São Paulo: Editora Matrescência, 2021.
PARR, Todd. Tudo bem ser diferente. Ilustrador Todd Parr. Tradução Marcelo Bueno. 8. reimpressão.
São Paulo: Editora Panda, 2009.
TOKITAKA, Janaina. Pedro vira porco-espinho. São Paulo: Ilustrações de Janaina Tokitaka. 6a.
reimpressão. São Paulo: Jujuba Editores, 2017.
TOLEDO, Nana. Quando fico triste. Ilustrações Boris. Blumenau, SC: Vale das letras, 2010. [Coleção
Casa dos Sentimentos].

