Livros, infâncias e materialidades: uma reflexão sobre mediação de leitura.
Autor
Cristiane Rogerio, Camila Feltre
Descrição
O Livro ilustrado vem ganhando espaço nas bibliotecas, nas salas de leitura de escolas, no acervo dos professores, nas livrarias e em tantos outros espaços que se propõem a tornar acessível o livro e a literatura às pessoas. Quando falamos sobre “livro ilustrado”, nos aproximamos da ideia que corre em teorias pelo mundo sob o termo em inglês picture book. Ou seja, o livro em que texto e imagem contam uma história juntos; o livro em que, se tirarmos o texto e deixarmos apenas a imagem, a narrativa pode ser comprometida ou, se tirarmos a imagem e deixarmos o texto, a história não estará completa; o livro em que o design ou o projeto gráfico ou o suporte que sustenta e apresenta aquela história faz diferença na compreensão, na leitura. São linguagens diferentes que dançam para o leitor, reservando a ele o papel de interpretar, buscar os sentidos ou, como diz o pesquisador e autor de livros Odilon Moraes: “o livro ilustrado é aquele livro ‘em que o leitor desconfia do que lê’ e, assim, precisa ir decifrando a história no diálogo entre as narrativas de texto, imagem e design”3.