Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular (BNCC).
Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Plano nacional do livro e
literatura (PNLL). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2006
ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Editora
Pulo do Gato, 2012
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura.
São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012
BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso: leitura e formação. São Paulo:
Editora Pulo do Gato, 2015
CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Editora Pulo do
Gato, 2011
COLASANTI, Marina. Como se fizesse um cavalo. São Paulo: Editora Pulo do
Gato, 2012
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. São Paulo: Global, 2003
______. A introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2017
DUTRA, Erica de Faria. Currículo literário na escola. São Paulo, 9 de abril de
2021. Disponível em:
Acesso em: 05 de julho de 2022
KUASNE, Selma Maria. Um pequeno tratado de brinquedos para meninos
quietos. São Paulo: Peirópolis, 2009.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. São Paulo: Global, 2016
41
REYES, Yolanda. A casa imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. São
Paulo: Global, 2010
______. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo:
Editora Pulo do Gato, 2012
RIBAS, Sérgio. Como pode ser o currículo de leitura na educação infantil e nos
anos iniciais?. São Paulo, 21 de julho de 2021. Disponível em:
Acesso em: 05 de julho de
2022
WALCACER, Rosa. [Entrevista concedida a] Rosa Walcacer. Outubro de 2022.
YURIE, Ingrid. Como ter um currículo literário favorece a formação de leitores.
São Paulo, 21 de fevereiro de 2022. Disponível em:
Acesso em: 05 de julho de 2022
ZAPPA, Isabella. [Entrevista concedida a] Isabella Zappa. Outubro de 2022.