Isto é um corpo, não uma baleia: Considerações sobre o trabalho de composição da performance de narração oral.
Autor
Gabriela Leite Silva
Colaborador
FACON - A Casa Tombada
Descrição
Esta pesquisa é um convite à reflexão sobre o processo de concepção da performance de narração oral criada pelo contador de histórias. Para percorrer este caminho buscamos no conto “O afogado mais bonito do mundo”, de Gabriel García Marquez, as imagens que pudessem dar a ver as etapas do trabalho realizado pelo contador, que terá como resultado final uma nova obra: a performance de narração oral. Encontramos amparo teórico no diálogo com Roland Barthes, que no ensaio “Escrever a leitura” nos trouxe a ideia de um segundo texto que se escreve na cabeça dos leitores no momento em que leem um livro, e que aqui observamos como a possibilidade de um primeiro impulso criativo para o contador de histórias que trabalha com um conto de matriz literária; em Jorge Larrosa na conferência “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” que nos fala sobre a construção de sentidos a partir da experiência e de que forma as palavras permitem a sua publicização; e em Ricardo Piglia, que ao escrever as “Teses sobre o conto” deu-nos uma pista sobre o caráter de dupla narrativa que o conto carrega em si e que abordamos como o encontro entre a história do narrador e o conto que será objeto da performance de narração oral.