Interações online na pandemia - a vez e a voz das crianças pelas telas em 2020
Autor
ELOISA FERREIRA REA MONTEIRO
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este trabalho se propõe a discutir as novas relações que foram estabelecidas entre as crianças e as telas no ano de 2020, com o advento da pandemia. Em uma sociedade caracterizada pelo avanço da cultura digital, pela crítica de especialistas e de senso comum, da sua presença na primeira infância, por imprimir uma aceleração nos processos de desenvolvimento e a favor do consumo e do imediatismo. Contudo, surge a necessidade do uso das telas diariamente, aparecendo de forma inédita, do dia para a noite, no cotidiano escolar, por conta de algo disruptivo: o isolamento social. Torna-se necessário, para famílias e escolas, dentro de nossa sociedade, a partir do contexto de isolamento, analisar o seu uso com crianças, sua necessidade e importância. O presente trabalho aponta, portanto, a necessidade de sensibilizar familiares e educadores, sobre o uso responsável das telas pelas crianças a partir da sua necessidade intensa no primeiro ano de pandemia do Covid19, como também as possibilidades de interação e de conexão, considerando as implicações no desenvolvimento infantil.
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