-
ESCUTEI A MEMÓRIA E TRANSBORDAMOS A MINHA HISTÓRIA: NARRATIVAS ORAIS DE UMA PROFESSORA CONTADORA DE HISTÓRIAS
- Voltar
Documento
Metadados
Título
ESCUTEI A MEMÓRIA E TRANSBORDAMOS A MINHA HISTÓRIA: NARRATIVAS ORAIS DE UMA PROFESSORA CONTADORA DE HISTÓRIAS
Autor
Adriana Minghetti da Silva
Colaborador
A Casa Tombada - Narração Artística
Descrição
O presente trabalho apresenta o aflorar de uma professora narradora de histórias através do recontar das suas memórias da infância. Por meio de músicas e poesias, o texto convida-nos a dançar pelas diversas cirandas que, cruzando-se em suas coreografias, trazem histórias das diferentes crianças que fazem parte desta memória: as crianças que a antecederam, as crianças que a rodeiam, a criança que somos, a criança que é transbordada pelo adulto... Para esse movimento, há também um levantamento bibliográfico, no qual destacamos a doutora em antropologia e especialista na escuta de crianças Adriana Friedmann, a pesquisadora etnomusical da cultura de infância Lydia Hortélio, entre outros.
Assunto
Data
2022
Idioma
Bibliografia
ADELSIN. Barangandão arco íris: 36 brinquedos inventados por meninos e meninas. São Paulo: Peirópolis, 2008. ANTÔNIO, S.; TAVARES, K. A Poética da Infância: Conversa com quem educa as crianças. São Paulo: Passarinho, 2019. ALVES, Rubem. O amor que acende a lua. 8.ed. Campinas: Papirus, 1999. BANDEIRA, Pedro. O Fantástico Mistério da Feiurinha. São Paulo: Moderna, 2009. BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política: obras escolhidas, v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994. ESTÉS, Clarissa Pinkola. Ciranda das Mulheres Sábias: Ser Jovem enquanto Velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 2007 FIANS, Guilherme. Entre crianças, personagens e monstros: Uma etnografia de brincadeiras infantis.1. ed. Rio de Janeiro: Ponteio, 2015. FLOR, Lili. A Eterna Busca do Contador de Histórias: Do encontro ensimesmado e outras reflexões. In: LACOMBE, Ana Luísa de Mattos Masset (Org.). Teias de Experiências: reflexões sobre a formação de contadores de histórias. São Paulo: CSMB, 2013. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2016. FRIEDMANN, Adriana. A Vez e a Voz das Crianças: Escutas Antropológicas e Poéticas das Infâncias. 1. ed. São Paulo: Panda Books, 2020. _________________ (org.). Escuta e Observação de Crianças: Processos Inspiradores para Educadores. São Paulo: Centro de Pesquisa e Formação Sesc, 2018. GIRARDELLO, Gilka. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p.75-92, maio/agosto, 2011. __________, Por que toda criança precisa brincar (muito)?. Observatório Social em Revista, São Paulo, p. 64-65, 2006. _________, Voz, presença e imaginação: a narração de histórias e as crianças pequenas. Trabalho apresentado na 26 edição Anual da ANPED (Associação de Pós Graduação e Pesquisa em Educação), no GT Educação da criança de 0 a 6 anos. Poços de Caldas (MG), 2003. Texto disponível em: https://nica.ufsc.br/index.php/publicacoes/cat_view/1-publicacoes/8-gilka-girardello. Acesso em: 10 março 2022. GOMES, Elaine. A Arte de Narrar Histórias. São Paulo: Senac, 2018. HARTMANN, Luciana. Esses contadores tão desconhecidos: as crianças. In: TIERNO, G.; LIESENFELD, L. (Orgs.). Narra-te Cidade: pensamentos sobre a Arte de Contar Histórias Hoje. 1 ed. São Paulo: A Casa Tombada, 2017. HOLANDA, Ana. Como se encontrar na escrita: O caminho para despertar a escrita afetuosa em você. 1.ed. Rio de Janeiro: Bicicleta Amarela, 2018. HORTÉLIO, Lydia; REYES, Yolanda. No caminho da leitura – A importância das palavras, das narrativas e do Brincar na primeira infância. In: Crianças e Jovens no século XXI – leitores e leituras. São Paulo: SESC, 2013. _________, Ocupação Lydia Hortélio. Organização Itaú Cultural. São Paulo. 2019. KORCZAK, Janusk. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981. MARONI, A. Busca e Mistério. Primeira Versão. Campinas: IFCH/UNICAMP, n. 131, abr, 2005. OSTETTO, Luciana Esmeralda. É Preciso manter as orelhas verdes: O Silêncio e a escuta na Educação. In: MARTINS, M. C.et al. (Orgs.). Formação de educadores: modos de pensar e provocar encontros com a arte e mediação cultural. São Paulo: Terracota Editora, 2018. ROCHA, G.; LESSA, S. ( Orgs.). Narradores de Vida. São Paulo: dos autores e autoras, 2017. ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 6. e., 1968. SALOMÃO, Gabriel. Aluno e Criança: Perspectivas sobre a Infância. Fevereiro, 2013. Disponível em https://larmontessori.com/2013/02/16/aluno-e-crianca-perspectivas-sobre-a-infancia/. Acesso em:10 março 2022 TONUCCI, Francesco. Com olhos de Criança. Artmed,1997. VELASCO, Cristiane. Histórias de Boca: O Conto Tradicional na educação infantil. 1.ed. São Paulo: Panda Books, 2018. WARSCHAUER, Cecília. Registros como instrumentos de formação e criação. Caderno de Registro Macu (Pesquisa), São Paulo, p. 16-21. Julho 2010 Disponível em: https://www.academia.edu/34967986/Registros_como_instrumentos_de_forma%C3%A7%C3%A3o_e_cria%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 março 2022