Bibliografia
BAJARD, Élie. “Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito”. São Paulo: Cortez, 2014 BAJOUR, Cecilia. “Ouvir nas entrelinhas. O valor da escuta nas práticas de leitura”. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012. BENJAMIN, Walter. O narrador. In.: Os pensadores. 2ª ed. São Paulo: Abril S. A. Cultural, 1980. BRAGA, Regina Maria; SILVESTRE, Maria de Fátima Barros. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Peirópolis, 2002. BRASIL, 2017. Base Nacional Comum Curricular - 3ª versão. Ministério da Educação/Secretaria Executiva/Secretaria de Educação Básica. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995 GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; BOTELHO, Patrícia Ferreira; AMANTES, Aline Mendes (2015). Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, 15(1), p.180–208. In htt p://www.scielo.br/scielo. php?pid=S1984-63982015000100180&script=sci_abstract&tlng=pt KLEIMAN, A. B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social escrita. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2012. MACHADO, Rodrigo Corrêa Martins “Leitura literária na escola: algumas reflexões sobre o ensino de literatura na educação básica brasileira”. In: AMORIM, Marcel Álvaro de (ORG.). Ensino de Literaturas: perspectivas em Linguística Aplicada. Campinas: Pontes Editores, 2017. PETIT, Michéle, Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Souza, Celina Olga de. São Paulo, 2008. _____________. A arte de ler – ou como resisti r à adversidade. São Paulo: Ed. 34. SILVA, Lílian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SCORSI, Rosalia de Ângelo. Formar leitores: desafios da sala de aula e da biblioteca escolar. In.: SOUZA, Renata Junqueira (org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. WALTY, Ivete Lara Camargos. “Literatura e escola: antilições”. In: EVAGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani. Escolarização da leitura literária. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011 YUNES, Eliana. A experiência da leitura. São Paulo: Edições Loyola, 2003. ZUMTHOR, Paul. “Performance, recepção e leitura.” Ubu Editora, 2018.