Bibliografia
BARROS, Maria Isabel Amando de Barros (org.). Desemparedamento da infância A escola como
lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Criança e Natureza e Alana, 2018.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de
Educação, São Paulo, n.19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.
BOSI, Ecléa. A atenção em Simone Weil. Disponível em
https://www.scielo.br/j/pusp/a/PL9Dxj7s9fQxnxZFHvPghRc/?lang=pt.
ECKSCHMIDT, Sandra. Um caminho de observação fenomenológica: gestos e narrativas do
brincar na educação infantil. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de
Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios - Revista Brasileira de
Educação. V. 21. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2016.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias.
São Paulo: Editora Panda Educação, 2020.
FRIEDMANN, Adriana. O caminho para a escrita do TCC. São Paulo: 2017
FRIEDMANN, Adriana. O olhar antropológico por dentro da infância: adentrando nas casinhas das
crianças. In Território do brincar; diálogo com escolas. São Paulo: Instituto Alana, 2015.
KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas nas pesquisas com crianças - Cadernos de
Pesquisa, n. 116, p. 41-59, julho-2002. Disponível em
https://www.scielo.br/j/cp/a/LtTkWtfzsbJj8LcPNzFb9zd/?format=pdf&lang=pt
LOPES, Jader Janer Moreira. Terreno Baldio Um livro sobre balbuciar e crianças os espaços para
desacostumar geografias. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.